Buscar

educação nutricional estudo dirigido 1

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de educação nutricional
Amanda de Paula Freitas
1) Educação alimentar e nutricional: campo de conhecimento e prática permanente, intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais. PNAN
2) Contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada, garantir a segurança alimentar (SAN)
3) Influenciar os conteúdos da disciplina, fortalecendo a discussão sobre a determinação social da fome e da desnutrição, enfoque técnico e biológico com métodos e técnicas educativas. Para se discutir a fome e não apenas desnutrição, pressupondo a tarefa de esclarecer a população sobre os direitos de cidadania. 
· Deverá ser capaz de atuar de modo ativo na transmissão da informação
· Atua na construção do conhecimento
· Elemento essencial no processo de educação permanente e no atendimento aos requisitos da realidade regional e dos programas de saúde vigente.
· Contribuição na solução de problemas de saúde pública
4) Conhecer os indivíduos, seja nas suas crenças, tabus. Antropologia, poderá auxiliar no diagnóstico da complexidade das escolhas alimentar.
5) Pedagogia tradicional: Professor é o centro do processo educativo. A principal estratégia de ensino é a que se realiza mediante uma lógica e uma sequência de transmissão. O aluno é receptor passivo dos conteúdos, os quais deve repetir e memorizar de forma mecânica, sem discussão e sem estabelecer relação com sua realidade.
Pedagogia dialógica: Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire. Opta pela técnica de grupos de discussão, centrados em diversos temas relevantes. O Diálogo é considerado fundamental entre o educador e o educando. Paulo Freire afirma que educação não é se cima para baixo, nem de fora para dentro, é assim compreendida como uma doação ou exposição do educador. Essa é a pedagogia defendida por Paulo Freire.
6) O comportamento cognitivo: vem do meio em que vive. Corresponde a tudo em que o individuo sabe sobre alimentos e nutrição--- comportamento alimentar. Exemplo: tabus, crenças.
Comportamento afetivo: Sentimento, significado que o alimento tem para o indivíduo. Exemplo: Comida que a avó preparava na infância.
Comportamento situacional: adequar a realidade que aquela pessoa se encontra.
7) a) Pré-contemplação: é quando eu tenho algo para ser mudado, mas não tenho interesse de mudar.
Exemplo: indivíduo obeso, com comorbidades
B) Contemplação: Planeja a mudança, mas não começa, reconhece que precisa mudar. 
Exemplo: Uma pessoa obesa, fala que vai na academia na segunda, mas arruma muitas desculpas para não ir, seja ele qual for.
C) Preparação: Estabelece uma meta de quando vai iniciar a mudança, também reconhece que precisa mudar.
Exemplo: O obeso decide que vai para a academia, vê que se não for pode causar sérios problemas e já começa a procurar um profissional nutricionista e um educador físico.
 D) Ação: Mudança presente por pelo menos 6 meses 
Exemplo: A pessoa obesa já começa a fazer a dieta e ir praticar exercícios físicos como planejado.
E) Manutenção: mudança realizada por mais de 6 meses 
Exemplo: A pessoa obesa conseguiu emagrecer 10kg nesses 6 meses, e precisa continuar mantendo firme e forte para não ter recaída.
8) A) Preparação
B) Pré-contemplação
C) Manutenção 
D) Ação
E) Contemplação

Continue navegando