A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Gestão do Desempenho Humano nas Organizações

Pré-visualização | Página 1 de 1

LIANE SILVA
2020318101
MBA LIDERANÇA ESTRATÉGICA
DISCIPLINA: GESTÃO DO DESEMPENHO HUMANDO NAS ORGANIZAÇÕES 
Estudo de Caso
São Paulo
2020
Resolução do caso (N1)
Quais caminhos devem ser percorridos para implementar a gestão de desempenho nas empresas, gerando engajamento, motivação e melhoria nos resultados?
Avaliar o desempenho dos colaboradores tem se tornado uma poderosa ferramenta dentro das organizações para desenvolver o capital humano. Essa ferramenta é utilizada como parâmetro para o plano de carreira, remuneração e recrutamento & seleção. 
O objetivo é estimular o desenvolvimento dos profissionais e melhorar a sua produtividade, consequentemente melhorando os resultados da organização.
A definição de Avaliação de Desempenho pode ser observada sob vários enfoques, para Vilas Boas e Andrade (2009, p.166) parte da perspectiva que: “Avaliação de Desempenho é medir o desempenho do funcionário no exercício de seu cargo em um período determinado”.
Chiavenato (1989, p. 85) “[…] uma sistemática de apreciação do desempenho do indivíduo no cargo e de seu potencial de desenvolvimento. Toda avaliação é um processo para estimar ou julgar o valor, a excelência e as qualidades de alguma pessoa”.
Para implementar a gestão de desempenho é necessário:
· Formulação da Estratégia – Alinhamento de missão, visão e valores da empresa.
· Definição de indicadores de desempenho - 	Mensuração da situação atual da empresa.
· Definição das metas – O que se espera de cada um.
· Mapeamento das competências – Identificar as falhas entre as competências reais e as necessárias, para traçar ações e reduzi-los.
· Gestão do desempenho – São tomadas ações para minimizar ou eliminar as falhas encontradas no mapeamento.
· Avaliação e feedback – Os gestores irão verificar a evolução no desempenho dos colaboradores, através de avaliações e colocando em prática as ações anteriores.
Para que estes objetivos sejam alcançados é necessária a atuação dos profissionais de Recursos Humanos e Administração Geral da empresa. É fundamental, portanto, que a organização tenha um acompanhamento das competências, de forma a oferecer suporte e consistência aos resultados planejados. 
É preciso que se tenha cuidado ao implementar o programa, no qual, este precisa estar acompanhado de uma política bem definida de Cargos e Salários pois, aqueles que se sobressaírem devem ser reconhecidos, mantendo assim a motivação dos avaliados e evitando assim o programa cair em descrédito.
Utilizando a gestão de desempenho, será possível medir e melhorar os resultados da empresa por meio da performance de seus colaboradores. O objetivo é desenvolver as competências e habilidades dos profissionais, implementar melhorias nos processos e, assim, alcançar os objetivos organizacionais.
			
	
 
 
 
 
 
 
 
 
LIANE SILVA
 
2020318101
 
 
 
M
BA 
LIDERANÇA ESTRATÉGICA
 
DISCIPLINA
: 
GESTÃO DO DESEMPENHO HUMANDO NAS ORGANIZAÇÕES
 
 
Estudo de Caso
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
S
ão Paulo
 
2020
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LIANE SILVA 
2020318101 
 
 
MBA LIDERANÇA ESTRATÉGICA 
DISCIPLINA: GESTÃO DO DESEMPENHO HUMANDO NAS ORGANIZAÇÕES 
Estudo de Caso 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Paulo 
2020