Buscar

gestao qualidade discursiva

Prévia do material em texto

Qual a importância do endomarketing em empresas de prestação de serviços? 
Nas últimas décadas o cenário empresarial enfrentou diversas mudanças sociais, políticas e econômicas que modificaram suas estratégias de comunicação com o consumidor. Uma dessas estratégias utilizadas foi a aplicação do endomarketing em suas empresas. Para que o endomarketing seja eficaz, a empresa requer uma atenção voltada para a forma como os colaboradores recebem as informações e as transmitem internamente, tornando-as essenciais. Essa estratégia contribui para que o objetivo, que é a captação dos clientes, seja alcançado. 
O endomarketing tem como finalidade estimular o constante progresso dos colaboradores da empresa, esses esforços gerados por colaboradores motivados, possibilitam que a organização tenha melhores resultados, uma vez que a organização é formada por pessoas que buscam promover mudanças. Importante ressaltar que por meio da sua aplicação a empresa aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores, melhora a qualidade de vida no trabalho entre outros benefícios.
Quais as etapas da construção de uma Cadeia de Valor? 
A Cadeia de Valor é um modelo que visa estruturar as atividades desenvolvidas por uma organização, com o objetivo de criar valor para seus clientes, o seu conceito foi desenvolvido pelo professor do Harvard Business School Michael Porter em 1985, que consiste na criação de um fluxograma para o controle dos conjuntos de atividades de valor para que as empresas possam analisar o funcionamento das relações entre elas. Seu processo permite uma visão sistêmica e compreensão dos processos da empresa, podendo estabelecer novas estratégias, de forma otimizada, para as relações existentes entre cada atividade que compõe a Cadeia de Valor.
Para aplicar a cadeia de valor em uma empresa, é preciso seguir algumas etapas:
Busca constante no aperfeiçoamento que nada mais é do que o pensar e rever novas estratégias ou melhorias que podem ser sugeridas para as atividades, maximizando a qualidade dos produtos e do gerencialmente empresarial; Analisar as conexões que permiti potencializar seu valor competitivo, acompanhando as relações entre os processos para estruturar sua cadeia e Identificar as subcategorias das atividades primárias e de apoio.
As necessidades humanas podem ser classificadas quanto às: necessidades declaradas e reais; necessidades percebidas; necessidades culturais; necessidades em função de usos inesperados. Disserte sobre cada uma dessas necessidades, contemplando os detalhes e a importância de distingui-las em cada segmento de atividade industrial.
Necessidade declarada e necessidade real: é quando o cliente fala duas suas necessidades conforme os bens que ele deseja adquirir.
Necessidades percebidas: aqui diz respeito ao valor percebido, ou seja, quem fornece produtos e serviços precisa ter a sensibilidade de conseguir enxergar o valor que está oculto em determinado produto ou serviço, descobrir o que realmente é valor do ponto de vista do cliente. Geralmente o cliente declara sua necessidade se baseando em suas percepções e, geralmente, estas percepções estão ligadas ao produto. 
Necessidades culturais: aqui eles englobam aspectos culturais da organização tais como respeito mútuo entre as pessoas, respeito aos padrões e hábitos internos, além de crenças e demais práticas baseadas na experiência acumulada da organização, para as quais usualmente se denomina “padrão cultural”. 
Necessidades em função de usos inesperados: aqui estão os custos associado a incrementos que devam ser agregados aos produtos em função de sua utilização real.