Buscar

Energia e minerais

Prévia do material em texto

Energia 
A energia é considerada uma moeda nutricional, obtida a partir da oxidação dos lipídeos, proteínas e carboidratos. É a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água de 14,5º para 15,5º e será a primeira demanda a ser satisfeita pelo animal.
Partição de energia 
A energia bruta está presente no alimento (oriunda da oxidação de lipídeos, proteína se carboidratos). Ela não será completamente aproveitada pelo animal, uma parte dela será perdida nas fezes, e o que sobra será a energia digestível (após o processo de digestão e perdas fecais). A energia digestível não é completamente utilizada pelo organismo, uma parte dela corresponde à perda urinária (nitrogênio) e outra à perdas pelos gases da fermentação. A partir da contabilização de quanto foi perdido na urina, o animal terá a energia metabolizável, e uma parte dela será perdida no processo de metabolismo de alimentos (incremento calórico). A partir dessa perda, o animal terá a energia líquida, dividida em manutenção (para o animal se manter) e produção (para a produção dos alimentos: leite, ovos, carne / cães: atividade física ou reservas)	Comment by Letícia Beatriz : Exemplo: 5000kcal (alimento) – 900kcal (perda fecal) = 4100kcal (energia digestível)4100kcal – 350kcal (perda urinária) = 3750kcal Esse método é mais utilizado para equinos	Comment by Letícia Beatriz : Nos níveis de garantia se encontra a energia metabolizável. Ela é extremamente importante pois é a partir dela que se calcula o quanto de energia o animal precisa receberSe usa para monogástricos com excessão do eqüino (cão, gato, aves, suínos)
Alimento econômico: energia metabolizável é baixa
· Teor lipídico é mais baixo (energia bruta é mais baixa) 
· A digestibilidade é mais baixa, ou seja, há elevada perda fecal
· A qualidade da proteína é inferior, no que se relaciona ao perfil de aminoácidos (energia metabolizável mais baixa)
Nutrientes digestíveis totais (NDT-%) = energia digestível
Foi um método desenvolvido em 1910 por Henry e Morrison para expressar o valor energético dos alimentos, porém, para expressarmos isso ao invés do valor em energia, faremos em porcentagem e esse método é mais aplicado em quem trabalha com ruminantes. Se utiliza-se de equações para estimar a digestibilidade de cada um dos nutrientes.
Equação: % proteína digestível + (% EE digestível * 2,25) + % fibra digestível + % de ENN digestível)	Comment by Letícia Beatriz : O extrato etéril (lipídeos) geram 2,25x mais energia que os demais nutrientes	Comment by Letícia Beatriz : O extrativo não nitrogenado sumirá completamente.
O NDT é semelhante à energia digestível do alimento, apresentada em % e não em kcal, sendo tudo o que o animal comeu, menos o que ele perdeu nas suas fezes.
1kg de NDT corresponde a 4.410kcal de ED
Exercício 1)
% NDT = 77,64 ou 0,7764kg de NDT/kg de alimento 
1kg de NDT -----------------4.410kcal ED
0,7764kg de NDT -----------x
3424kcal de ED
Exercício 2) 
62% de NDT qual o valor de energia digestível?
1kg de NDT ---------------- 4.410kcal ED
0,62kg de NDT -------------x
2734kcal de ED
Minerais
É um substância inorgânica e essências para vida e processos metabólicos. 4% do peso total dos animais corresponde a minerais. Eles são divididos em macrominerais e microminerais, os macrominerais são requeridos em maiores quantidades (g/kg ou %) como o cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio e cloro, enquanto os microminerais são requeridos em menores quantidades (mg/kg ou PPM/PPD), como o selênio, zinco, ferro, manganês, cobre, cromo e iodo.	Comment by Letícia Beatriz : Partes por milhão
Os minerais quando são absorvidos interagem muito entre eles, que no TGI vai impactar na absorção de cada um deles. Os minerais inorgânicos (simples) terão essa característica, os minerais quelatados são ligados à uma substância orgânica (zinco + proteína / zinco + carboidrato / zinco + aminoácido), com essa ligação, não há mais a interação dos minerais no momento da absorção, promovendo uma maior taxa de absorção. Com esse uso, podemos destinar melhor os minerais para um tecido alvo, como por exemplo, o zinco, que melhora a qualidade do pelo do animal, o zinco está relacionado ao aumento da proteína e por isso aumenta o tamanho do pelo.
Na alimentação animal, nós usamos em geral, os microminerais quelatados.
Letícia Beatriz Mazo Pinho – UAM – Proibida a comercialização deste resumo

Continue navegando