Buscar

ATIVIDADE 3 E 4 - Estratégia Empresarial e de Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Assinale a alternativa incorreta quanto a gestão estratégica.
Escolha uma opção:
a. A análise ambiental surgiu da compreensão de que as organizações humanas são sistemas abertos e recebem influência do ambiente em que estão inseridas.
b. Devemos então tratar a organização como um sistema aberto afirmando que ela é um “organismo” ajustável que reage às influências do ambiente, ou seja, um conceito de ecologia empresarial que trata da inserção do “organismo empresa” em seu ambiente.
c. Todas as alternativas estão incorretas. ok
d. Para efeitos de gestão estratégica, o ambiente tem sido dividido em dois níveis:
- ambiente geral, ou macroambiente, relativo às grandes forças externas que influenciam a
organização; - ambiente operacional ou de tarefas, próximo à organização, constituído por seus clientes, fornecedores, concorrentes, substitutos.
2. Marque (V) Verdadeiro e (F) Falso:
( ) Segundo Ansoff (1990), a definição de vantagem competitiva dá-se como um processo em que se isolam as características de oportunidades “típicas” ao campo definido pelo conjunto de produtos e mercados (concorrência) e o vetor de crescimento.
( ) O elo comum pode ser agressivo, exigindo que as novas linhas utilizem uma competência em que a empresa se destaca [...], ou pode ser defensivo, exigindo que as novas linhas forneçam alguma potencialidade-chave de que a empresa carece. Pode, evidentemente, ser tanto agressivo quanto defensivo. José Dirnei de Souza (2006).
( ) Segundo Motta (1982), o primeiro resultado da constatação de que as organizações vivem em um ambiente de turbulência e constantes mutações foi a necessidade sentida por elas de aperfeiçoar seus processos de planejamento e manter-se alertas para possíveis modificações futuras.
( ) Certo e Peter (1993) Esses autores afirmam que a análise do ambiente consiste, exatamente, em “monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras, que possam influenciar na capacidade da empresa em atingir objetivos”
Escolha uma opção:
a. V, V, V, V. ok
b. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. V, V, V, F.
e. V, V, F, V.
3. Existem tendências facilmente perceptíveis, pois, num período de um a dois anos, já mostram variações significativas no ambiente. São as tendências de evolução rápida, exceto:
Escolha uma opção:
a. aumento do nível de escolaridade.
b. crescimento da ação das ONGs ambientalistas.
c. aumento do consumo de drogas entre jovens, adolescentes e até de crianças. okk
d. crescimento do papel da mulher na economia, nos negócios, na política e na vida social.
4. Análises para a definição de negócio, associe as alternativas.
Observação: Questão fundamental é atender bem a uma parcela selecionada do mercado. Essa escolha é crítica.
Resposta 1
Mercado (Análise)
Observação: Aqui também observaremos forças e fraquezas dos outros, antes de decidir o que fazer.
Resposta 2
Sistema de divulgação e vendas (Análise)
Observações: Temos de ver como usualmente se faz e achar o nosso jeito particular de fazer.
Resposta 3
Sistema produtivo (Análise)
5. A conceituação de negócio é importante por três motivos:
( ) deixa claro quais são as principais dimensões de um negócio com as quais o empresário precisa estar habituado; ajuda a esclarecer como é o negócio que o empreendedor irá conceber; permite atender os caminhos para futuro desenvolvimento, como o de produtos, o de aplicações, o de mercados ou mesmo a diversificação, conforme o empreendedor for mudando e ampliando os itens de cada eixo do gráfico de conceituação do seu negócio”. (QUEMEL, 2008)
Escolha uma opção:
Verdadeiro ok
Falso
6. Para Thompson Jr. e Strickland III (2000, p. 153 apud NOGUEIRA NETO, 2003):
[...] as estratégias vencedoras de negócios são apoiadas em vantagem competitiva sustentável. Existem muitas fontes de vantagem competitiva, exceto:
Escolha uma opção:
a. ser capaz de proporcionar serviço superior ao cliente
b. nome de marca bem conhecido e reputação
c. nenhuma das alternativas. ok
d. obter custos mais baixos que os rivais
7.Marque a alternativa que não corresponde, a alguns fatores devem ser considerados ao projetar-se uma visão do futuro, segundo Santos (2006):
Escolha uma opção:
a. o comprometimento que os executivos têm para com o processo decisório, inerente à estratégia empresarial. OK
b. Desejos individuais também devem ser considerados para determinar a visão de futuro.
c. Relacionamento com formadores de opinião, sejam eles pesquisadores, empresários, clientes, governo ou outros parceiros, pode auxiliar as empresas a desenvolverem melhor a visão de futuro.
d. Conhecimentos atuais dos sócios e funcionários a respeito da empresa e do negócio. Isso é fundamental para a tomada de decisão e para o constante realinhamento da direção que a empresa está tomando.
8. Marque (V) Verdadeiro e (F) Falso:
( F ) Oportunidades - são fatores externos presentes, tanto tendências como descontinuidades, que podem provocar impactos positivos à organização no cumprimento do seu propósito.
( V ) Ofensores – são fatores externos presentes, tanto tendências como descontinuidades, que podem causar impactos negativos à organização no cumprimento do seu propósito.
( V )Ameaças – são fatores externos futuros, tanto tendências como descontinuidades, que podem causar impactos negativos à organização no cumprimento do seu propósito.
Escolha uma opção:
a. F, V, V. OK
b. V, F, V.
c. F, F, V.
d. V, V, V.
9. Para que a missão de uma empresa seja realmente efetiva, ela deve:
Escolha uma opção:
a. destacar as atividades da empresa, incluindo os mercados em que se enquadra, as áreas geográficas nas quais atua e os produtos e serviços que oferece.
b. todas as alternativas estão corretas. OK
c. transmitir o que se quer dizer de forma clara, concisa e interessante.
d. enfatizar as atividades que desempenha e que a diferenciam de todas as outras empresas do mercado.
10. A análise PEST é uma ferramenta utilizada para fazer análise macroambiental. Associe as alternativas em que Norburn (1997, p.187-189) exemplifica os tipos de variáveis a serem pesquisadas nessas quatro dimensões:
Atualmente estamos em recessão? O mercado de ações está em alta ou em baixa?
Resposta 1
Fatores Econômicos
Incluem todas as mudanças tecnológicas que afetam o produto, o mercado ou os esforços de coleta de informações sobre esse mercado.
Resposta 2
Fatores Tecnológicos
Pode ser o envelhecimento das pessoas no mercado-alvo ou o crescimento populacional no grupo acima dos 50 anos.
Resposta 3
Fatores Sociais
Referem-se a questões regulamentares que afetam a linha de produto (isto é, questões ergonômicas e as regras regulamentares atuais), aspectos legais como patentes ou direitos autorais ou apenas o atual ambiente político.
Resposta 4
Fatores Políticos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais