A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Atividades Físicas em Academias e Empresas (BEF02) AVALIAÇÃO 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

O processo de hipertrofia muscular depende da ação de diversos mecanismos fisiológicos que são ativados durante o treinamento de resistência. O controle preciso e controlado de variáveis como intensidade, volume, frequência contribuem para a indução desse mecanismo. Além disso, diversificar o modelo de treinamento utilizado também contribui para o processo contínuo de hipertrofia muscular, uma vez que não permitirá que o organismo mantenha a homeostase. Considerando alguns dos possíveis modelos de treinamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Super-set.
II- Drop-set.
III- Bi-set.
(    ) Consiste na execução de uma série de exercícios até a exaustão, com posterior diminuição da carga e, na sequência, execução de uma nova série do mesmo exercício até fadiga voluntária.
(    ) Consiste em realizar um conjunto de dois a três exercícios, consecutivamente e sem descanso, para o mesmo grupo muscular
(    ) Consiste na realização de séries alternadas de dois exercícios para grupos musculares agonistas e antagônicos de uma parte do corpo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - III.
B
I - II - III.
C
II - III - I.
D
III - I - II.
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) tem sido prescrito com frequência em academias de musculação. Isso ocorre pois o treinamento tem se apresentado como uma ótima ferramenta para melhora da aptidão cardiorrespiratória. Sobre esse modelo de treinamento, analise as sentenças a seguir:
I- O HITT caracteriza-se como a execução de um exercício em alta intensidade por um período de no mínimo cinco minutos, com um intervalo com o mesmo período de tempo.
II- O objetivo principal desse modelo de treinamento é estressar repetidamente os sistemas fisiológicos do atleta.
III- A realização de 10 repetições de um minuto de exercício a 90% do consumo máximo de oxigênio com um intervalo de um minuto é um exemplo de HIIT.
IV- A desvantagem desse modelo de treino é que ele é um exercício de longa duração e que exige muita força de vontade de seus praticantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas
Ao iniciarmos um programa sistematizado de atividade física, como a musculação, diversas adaptações ocorrem gradativamente no organismo. Tais adaptações, podem ocorrer em diferentes estruturas do nosso corpo e em velocidades diferentes. Com relação às adaptações neurais e morfológicas que ocorrem no organismo quando uma pessoa sedentária inicia um programa de musculação,  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É possível ocorrer ganho de força muscular sem mudanças estruturais.
(    ) O aumento do recrutamento de unidades motoras é uma adaptação morfológica.
(    ) Alterações no tamanho das fibras musculares são adaptações morfológicas.
(    ) As primeiras adaptações que ocorrem ao iniciar um treinamento de força são morfológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - F.
A hipertrofia muscular, ou seja, o aumento do tamanho das fibras musculares é um dos principais objetivos buscados pelos praticantes de musculação. Algumas vezes, os alunos podem ficar frustrados por não obterem o resultado esperado no tempo desejado e, por isso, o professor de Educação Física deve compreender e saber explicar que esse processo é dependente de uma série de reações. Com relação aos mecanismos responsáveis pela hipertrofia muscular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos mecanismos responsáveis pelo aumento da força muscular é a melhora da sincronização do recrutamento das unidades motoras e melhora no drive neural.
(    ) Para ocorrer aumento na actina e miosina, por exemplo, é imprescindível que a síntese de proteínas seja maior que a quebra de proteínas.
(    ) O alongamento mecânico, ou seja, o estímulo muscular é o fator que desencadeia um processo de reações que resulta na hipertrofia muscular.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
V - V - F.
C
F - V - V.
D
V - V - V.
Compreender a prática do exercício físico e o desenvolvimento das academias de ginástica ao longo dos anos é importante para entendermos a sociedade atual. O conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem como ser e sociedade, por isso é importante estudarmos a história e a evolução das práticas desportivas. Com relação à história das academias de ginástica, analise as sentenças a seguir:
I- A prática de exercícios similares ao que conhecemos atualmente como natação já era realizada anos antes de Cristo.
II- A associação cristã de moços também contribuiu para o desenvolvimento das academias de ginástica.
III- Nomes como Jane Fonda e Eugen Sandow foram importantes para a promoção e desenvolvimento das atividades realizadas em academias.
IV- As academias passaram por vários processos, e tiveram diferentes nomes até chegarem no que entendemos atualmente como academia de ginástica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
O colégio americano de medicina do esporte (ACSM) recomenda a realização de 30 minutos de atividades aeróbias (cinco vezes na semana) ou 20 minutos de atividades intensas (três vezes na semana) como estratégia para manutenção e promoção de saúde. Tal recomendação está diretamente relacionada com os benefícios induzidos pela prática regular de exercícios físicos. Assinale a alternativa CORRETAque apresenta benefícios promovidos pelo exercício físico:
A
Melhoras nos sintomas da ansiedade e da depressão, diminuição do HDL e aumento da pressão diastólica.
B
Redução dos processos inflamatórios, melhora da função cognitiva e diminuição da densidade capilar.
C
Aumento da densidade capilar, diminuição dos triglicerídeos e melhora na capacidade funcional.
D
Melhora do consumo máximo de oxigênio, aumento da frequência cardíaca em determinada intensidade e diminuição da ventilação.
Antes do início de qualquer atividade física, alguns cuidados e precauções devem ser realizados para que o exercício seja prescrito de forma segura. Dentre esses cuidados, a anamnese destaca-se como uma ferramenta de simples aplicação que irá fornecer informações importantes para o profissional de Educação Física realizar a prescrição e o acompanhamento dos exercícios com segurança. Com relação às informações que devem ser obtidas por meio da anamnese, analise as sentenças a seguir:
I- A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre os hábitos de atividades físicas do indivíduo.
II- A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre os problemas musculares e ortopédicos do indivíduo.
III- A anamnese deve fornecer ao profissional informações sobre as possíveis patologias diagnosticadas no indivíduo.
VI- A anamnese não fornece ao profissional informações sobre o histórico de doenças na família do indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
Somente as sentenças I, II e IV estão corretas.
C
Somente as sentenças I e IV estão corretas
D
Somente a sentenças IV está correta.
A hipertrofia muscular é conhecida pelo aumento da área de secção transversa do músculo esquelético a partir da biossíntese de novas estruturas envolvidas na contração muscular (GOLDSPINK, 2003). No entanto, a ocorrência dessa adaptação depende de uma série de processos complexos que acontecem a nível muscular. Com relação aos processos que ocorrem para indução da hipertrofia muscular, analise as sentenças a seguir:
I- O hormônio do crescimento (GH) tem um papel importante no desenvolvimento da massa muscular.
II- O IGF-1 é uma proteína produzida no fígado em resposta ao hormônio de crescimento GH e desempenha um papel importante no crescimento e no desenvolvimento da musculatura.
III- O aumento da síntese proteica não depende da quantidade de proteína sintetizada por