Buscar

Fórum lll BIOQUIMICA BASICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IVONILDA DOS SANTOS 
ESTETICA E COSMETICA – UNINGA
Fórum – Bioquímica
 Em diabéticos, o processo de acidose ocorre frequentemente. Explique o porquê dessa acidose e cite algum procedimento clínico rotineiro empregado para regular o pH do paciente.
Quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente ficam elevados, há um aumento da quantidade de cetonas. No diabético, falta insulina, que é a responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células e gere energia. Quando há falta de insulina, acontece o seguinte: O nível de açúcar no sangue vai aumentando e falta energia nas células. Para evitar o descontrole celular, o organismo passa a usar a gordura para gerar energia e ao usar essa gordura, formam-se as cetonas. As cetonas são ácidas e diminuem o PH do sangue, causando desequilíbrio na composição sanguínea. Como alguns diabéticos não produzem insulina, a acidose é uma complicação comum.
O pH do sangue é considerado levemente alcalino, pois o normal é que o seu índice fique entre 7,35 e 7,45. Quando há uma alteração nesses valores, para mais ou para menos, a saúde do paciente fica em risco. É justamente nessas alterações que se caracterizam o quadro de acidose.
Quando o pH do sangue atinge valores abaixo de 6,9 ou superiores a 7,8, o paciente corre risco de morte.
Para regular o PH:
Aplicação das injeções de insulina.
Evitar alimentos com alto teor de açúcar.

Continue navegando