Buscar

As recomendações mais atuais para programas de exercícios para hipertensos sugerem que se incluam exercícios aeróbios e resistidos. Em relação a es...

As recomendações mais atuais para programas de exercícios para hipertensos sugerem que se incluam exercícios aeróbios e resistidos. Em relação a essas modalidades de treinamento, quando se trata de pacientes hipertensos, é correto afirmar:

A elevação da PA durante o treinamento aeróbio se dá pela demanda de oxigênio, levando ao aumento do débito cardíaco. No treinamento resistido, a oclusão sobre os vasos em função de contração muscular é o fator determinante. Isso significa que, para um efeito ótimo, trabalhar com repetições até a exaustão em exercícios localizados com cargas moderadas seria o ideal para hipertensos, combinando os fatores que controlam a PA nas duas modalidades.
No que tange ao treinamento aeróbio, a regularidade da prática parecer ser mais importante que a intensidade, uma vez que efeitos favoráveis sobre a PA parecem ocorrer em uma larga faixa de intensidade. Por outro lado, frequências semanais maiores aumentam as chances de ocorrer hipotensão pós-exercício, contribuindo para reduzir os valores pressóricos durante muitas horas nos dias em que se exercita.
Exercícios aeróbios e resistidos não deveriam ser realizados na mesma sessão de treinamento, uma vez que o efeito negativo do segundo sobre a PA anulará os possíveis benefícios do primeiro.
A manobra de Valsalva ajuda no controle da pressão arterial durante o treinamento resistido, mas não deve ser utilizada durante o treinamento aeróbio.
O treinamento resistido é mais efetivo para reduzir a pressão arterial em hipertensos do que o treinamento aeróbio.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
7 pág.

Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida Faculdade MultivixFaculdade Multivix

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentre as afirmações apresentadas, a única correta é: "O treinamento resistido é mais efetivo para reduzir a pressão arterial em hipertensos do que o treinamento aeróbio." As outras afirmações são incorretas: - A elevação da pressão arterial durante o treinamento aeróbio ocorre devido à demanda de oxigênio, não ao aumento do débito cardíaco. - Trabalhar com repetições até a exaustão em exercícios localizados com cargas moderadas não é o ideal para hipertensos. - A regularidade da prática é importante tanto no treinamento aeróbio quanto no resistido, não apenas no aeróbio. - Exercícios aeróbios e resistidos podem ser realizados na mesma sessão de treinamento, não há um efeito negativo do segundo sobre a pressão arterial que anule os possíveis benefícios do primeiro. - A manobra de Valsalva não deve ser utilizada durante o treinamento resistido, pois pode aumentar a pressão arterial. É importante consultar um profissional de educação física ou médico especializado para obter orientações específicas sobre exercícios para hipertensos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais