Buscar

O ensino (magistério) não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem (estudo). Cada um deles não existe sem o outro, pressupõe e condic...

O ensino (magistério) não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem (estudo). Cada um deles não existe sem o outro, pressupõe e condiciona o outro. Krapivine, referindo-se às unidades dos contrários do processo de ensino, lembra que “o ensino e o estudo são contrários quanto ao caráter e sujeito da ação, mas coincidem quanto à sua orientação e estão subordinados às mesmas tarefas e objetivos da instrução e da educação (1984, p. 149)”.

A partir do texto apresentado e dos seus conhecimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As finalidades que, explicita ou implicitamente, determinam os atos de ensinar e aprender, indicando o desenvolvimento e transformação progressiva de capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio de conhecimentos, habilidades intelectuais e psicomotoras, a formação de atitudes, etc. Embora o ensino tenha seus próprios objetivos, estão, no entanto, subordinados a finalidades e objetivos da educação.

PORQUE

II. Os resultados de aprendizagem manifestam-se em modificações na atividade interna e externa do sujeito, nas suas relações com o contexto escolar. E estas relações são as Relações entre ensino e pesquisa; Relação conteúdo forma e a Relação pedagógica. Portanto, a didática pode deixar de analisar e criticar a interação entre as relações: educação-sociedade, teoria-prática, ensino-aprendizagem, ensino-pesquisa, conteúdo-forma, professor-aluno.


Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina