Buscar

A água é o principal componente dos alimentos e pode agir como solvente, meio para transferência de calor e massa ou participar em reações químicas...

A água é o principal componente dos alimentos e pode agir como solvente, meio para transferência de calor e massa ou participar em reações químicas e biológicas. Assim, a água é um fator importante na determinação das propriedades dos alimentos nos vários estágios de processamento e armazenamento (WANG; LIAPIS, 2012). A definição de atividade de água (aw) de um alimento é fundamentada no potencial químico da água, que no equilíbrio deve ser o mesmo potencial químico da água no ar circundante. Isto também significa que a pressão de vapor da água no alimento e a pressão de vapor da água no ar devem ser iguais. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- A determinação da atividade de água dos alimentos é muito importante. O método de secagem em estufas é o mais usado para determinar a atividade de água dos alimentos e se baseia na remoção da água por aquecimento, sendo o ar quente absorvido pela superfície do alimento e então transferido para o interior por condução.


PORQUE


II- A atividade de água é um dos fatores mais importantes para o processamento, conservação e armazenamento dos alimentos, uma vez que ela quantifica o grau de ligação da água contida no produto e, logo, sua disponibilidade para agir como solvente e participar das transformações químicas, bioquímicas e microbiológicas.


A) As asserções I e II são proposições falsas.

B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C) As asserções I e II são proposições verdadeiras.

D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

(Acredito que seja a letra C porém não tenho certeza..)

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais