Buscar

A análise sensorial é uma disciplina científica utilizada para medir, analisar e interpretar as percepções das características dos alimentos e dos ...

A análise sensorial é uma disciplina científica utilizada para medir, analisar e interpretar as percepções das características dos alimentos e dos materiais pelos sentidos da visão, do olfato, do gosto, do tato e da audição. Os métodos de análise sensorial podem ser classificados em métodos discriminativos, métodos descritivos e métodos subjetivos. Diante desse contexto, disserte sobre os métodos subjetivos de análise sensorial.

*Os métodos subjetivos de análise sensorial são os métodos que expressam opinião pessoal do julgador.
*Entre os testes subjetivos utilizados em análise sensorial estão: comparação pareada, ordenação, escala hedônica e escala de atitude.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Análise de Alimentos
2 pág.

Análise de Alimentos UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os métodos subjetivos de análise sensorial são aqueles que expressam a opinião pessoal do julgador. Esses métodos são utilizados para avaliar as características sensoriais dos alimentos e materiais, como sabor, aroma, textura, aparência e cor. Entre os testes subjetivos utilizados em análise sensorial estão a comparação pareada, a ordenação, a escala hedônica e a escala de atitude. Na comparação pareada, o julgador recebe duas amostras e deve indicar qual delas é a mais intensa ou a mais agradável. Na ordenação, o julgador recebe várias amostras e deve ordená-las de acordo com uma característica específica, como intensidade de sabor. Na escala hedônica, o julgador avalia o grau de aceitação ou rejeição de uma amostra em uma escala que varia de extremamente desagradável a extremamente agradável. Já na escala de atitude, o julgador avalia a intensidade de uma característica específica em uma escala que varia de extremamente fraco a extremamente forte. Esses métodos subjetivos são importantes para avaliar a aceitação do consumidor em relação a um produto e para identificar as preferências dos consumidores em relação a diferentes características sensoriais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais