O treinamento de força pode ser manipulado e personalizando a partir da modificação dos exercícios utilizados e de sua organização durante o treinamento. Também podem ser alterados o número de séries, o tempo de descanso e a intensidade. Todos esses fatores acabam por modificar a quantidade do volume do treinamento de força, e essas mudanças podem alterar significativamente os resultados apresentados a curto e a longo prazos.
Suponha que você seja professor em uma academia, trabalhando especificamente com a área da musculação. Um aluno em estágio inicial lhe pediu um treino para hipertrofia muscular dos membros superiores, sendo que sua disponibilidade para os treinos é de três dias. Assim, responda:
a) O que pode ser pensado inicialmente para atender ao objetivo de hipertrofia muscular de membros superiores desse aluno?
b) Quais cuidados você deve ter ao criar um sistema de treinamento que promova a adequação das variáveis agudas do treinamento de força especificamente para esse aluno?
Ed
há 2 meses
Você precisa criar uma nova pergunta.
Bruno Carvalho
há 2 meses
Padrão de resposta esperado
a) Para atender ao objetivo de hipertrofia muscular de membros superiores, é importante prestar atenção aos seguintes fatores:
Inicialmente, devem ser escolhidos os exercícios que atuam sobre os grupos musculares que se deseja alcançar. Como o treinamento é para membros superiores, é interessante realizar uma separação do treinamento por segmento corporal, podendo focar mais em cada grupo muscular. Podem-se escolher exercícios principais, como supino, meio desenvolvimento, remada com barra e a barra, ou auxiliares, como roscas bíceps e tríceps, voador e elevação lateral.
b) É importante ressaltar que, mesmo em um sistema com ênfase em grupos musculares, é fundamental que a ordem dos exercícios seja respeitada, realizando-se sempre os exercícios principais antes dos auxiliares, evitando que a fadiga de alguns músculos gere incapacidade de fazer os exercícios mais complexos. Sabendo que esse aluno está em estágio inicial de treinamento, é interessante começar em um sistema de série única, uma vez que apresenta grande ganho de força e massa muscular para aqueles que estão iniciando o programa de treinamento de força. Também é importante que sejam realizadas avaliações e progressões quanto ao número de séries e da intensidade, uma vez que o volume elevado parece ajudar para o aumento hipertrófico do músculo. A intensidade é outro fator a ser observado e reavaliado constantemente para um treinamento eficaz. Por se tratar de um treinamento inicial, é importante utilizar cargas menores para que o sujeito consiga realizar os exercícios corretamente para depois realizá-los com uma carga superior. Como, inicialmente, o treinamento será composto de uma única série, ainda não é necessário observar os tempos de recuperação, que sofrem alteração conforme o sistema de treinamento adotado.