Logo Passei Direto
Buscar

Espanhol

Outros
Um casal está dando voltas em uma rua cujas lojas são especializadas em móveis. Eles precisam de uma mesa para cozinha, com 4 cadeiras, e já combinaram que ela deve ser de madeira com tampo de vidro quadrado. Duas lojas têm, na vitrine, mesas que atendem aos requisitos, e a ambientação não oferece grandes estímulos extras. A esposa, porém, fica vários minutos saltando o olhar de uma para a outra vitrine. O marido, já impaciente, exclama: Por favor, decida-se! As duas são iguais! A esposa responde: Não, não são não. E entra em uma das lojas para efetivar a compra da mesa, em cujos pés de madeira havia um detalhe feito à mão, que lhe fez lembrar da casa da avó.
Considerando a importância dos processos de significação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I A esposa estabeleceu com a mesa uma relação predominantemente simbólica.
II O projetista explorou as relações simbólicas ao valorizar o trabalho manual.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada asserção: I. A esposa estabeleceu com a mesa uma relação predominantemente simbólica. Verdadeiro, a esposa se lembrou da casa da avó ao ver o detalhe feito à mão, o que indica que a mesa possui um significado emocional e simbólico para ela. II. O projetista explorou as relações simbólicas ao valorizar o trabalho manual. Verdadeiro, ao incluir um detalhe feito à mão, o projetista realmente valoriza a conexão emocional e simbólica que esse tipo de trabalho pode evocar nos consumidores. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções I e II são verdadeiras. - A asserção II justifica a I, pois o trabalho manual pode ser visto como um elemento que enriquece a relação simbólica que a esposa estabelece com a mesa. Portanto, a alternativa correta é: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que Peirce na realidade postulava, como base do seu pensamento, era a teoria do crescimento contínuo no universo e na mente humana. "O universo está em expansão", dizia ele, "onde mais poderia ele crescer senão na cabeça dos homens?". Esse crescimento contínuo se alicerça, contudo, em bases lógicas radicalmente dialéticas, visto que o pensamento humano gera produtos concretos capazes de afetar e transformar materialmente o universo, ao mesmo tempo que são por ele afetados. O filósofo e estudioso do Design, Vilem Flusser, reforça o comentário de Santaella sobre Peirce quando argumenta que cabe aos designers aumentarem o parâmetro do real das pessoas. Com isso, ele também confirma Nietzsche, para quem o artista é quem inventa signos.
Sob o ponto de vista da valorização do trabalho do design e do seu recurso à Semiótica, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de eventos para que, ao final, um signo novo apareça no mundo.
A Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Existência de produtos “desejantes”; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo.
B Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Existência de produtos “desejantes”.
C Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Existência de produtos “desejantes”; Investimento no repertório de quem deve criar o signo.
D Existência de produtos “desejantes; Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo.
E Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Existência de produtos “desejantes.

Mais conteúdos dessa disciplina