Logo Passei Direto
Buscar

Espanhol

Outros
O Brasil é um dos destinos mais procurados pelos refugiados venezuelanos que buscam melhores condições de vida longe das tensões políticas, econômicas e institucionais do seu país de origem. Mas, ao chegar em território brasileiro, os imigrantes enfrentam novos desafios, dentre eles a dificuldade de acesso regular à comunicação e à informação. Pessoas que enfrentam dificuldades idiomáticas, como no caso dos venezuelanos, no Brasil, precisam ser criativos e encontrar outras opções de comunicação, porque não podem recorrer, com facilidade, às convenções da fala e da escrita. Considerando que as pessoas mencionadas no texto precisarem encontrar comida, por exemplo, com os recursos da Semiótica, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a esse contexto:
Dessa maneira, a sequência correta é:
I ( ) Recorrer às convenções estéticas, desenhando um prato.
II ( ) Recorrer às convenções sonoras, emitindo ruídos típicos do ato de comer.
III ( ) Recorrer à simbolização, apontando para placas que representem restaurantes.
A V – V – V
B V – V – F
C V – F – V
D F – V – V
E F – V – F
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmativas em relação ao contexto apresentado: I ( ) Recorrer às convenções estéticas, desenhando um prato. É verdadeira (V). Desenhar um prato é uma forma de comunicação visual que pode ajudar a expressar a necessidade de comida, especialmente quando as palavras não são compreendidas. II ( ) Recorrer às convenções sonoras, emitindo ruídos típicos do ato de comer. É verdadeira (V). Emitir sons que imitam o ato de comer pode ser uma forma de comunicação não verbal que pode ser entendida por outros, mesmo sem o uso de palavras. III ( ) Recorrer à simbolização, apontando para placas que representem restaurantes. É verdadeira (V). Apontar para placas que indicam restaurantes é uma forma de comunicação que utiliza símbolos visuais, facilitando a compreensão da necessidade de encontrar comida. Portanto, a sequência correta é: V – V – V. A alternativa que apresenta essa sequência é: A) V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que Peirce na realidade postulava, como base do seu pensamento, era a teoria do crescimento contínuo no universo e na mente humana. "O universo está em expansão", dizia ele, "onde mais poderia ele crescer senão na cabeça dos homens?". Esse crescimento contínuo se alicerça, contudo, em bases lógicas radicalmente dialéticas, visto que o pensamento humano gera produtos concretos capazes de afetar e transformar materialmente o universo, ao mesmo tempo que são por ele afetados. O filósofo e estudioso do Design, Vilem Flusser, reforça o comentário de Santaella sobre Peirce quando argumenta que cabe aos designers aumentarem o parâmetro do real das pessoas. Com isso, ele também confirma Nietzsche, para quem o artista é quem inventa signos.
Sob o ponto de vista da valorização do trabalho do design e do seu recurso à Semiótica, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de eventos para que, ao final, um signo novo apareça no mundo.
A Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Existência de produtos “desejantes”; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo.
B Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Existência de produtos “desejantes”.
C Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Existência de produtos “desejantes”; Investimento no repertório de quem deve criar o signo.
D Existência de produtos “desejantes; Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo.
E Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Existência de produtos “desejantes.

Mais conteúdos dessa disciplina