Logo Passei Direto
Buscar

Espanhol

Outros
Cada ramo profissional ou acadêmico precisa encontrar as ferramentas que melhor se adequem à descrição e análise daquilo que produz. No Design, é bastante conhecida a produção teórica de Lucy Niemeyer, particularmente seu livro Elementos de semiótica aplicados ao Design. A partir da sua prática na Comunicação, Niemayer fez um trabalho importante propondo paralelos entre as classificações clássicas da Linguística aos interesses práticos da atividade do Design. Desse paralelo surgiu a proposição de que o produto industrial poderia ser dividido em quatro diferentes dimensões, cada uma delas agrupando certas características estudadas pela Semiótica.
Conforme Niemayer, associe corretamente cada dimensão do produto à sua correspondente classificação semiótica:
Dimensões do produto: Classificação Semiótica:
Dimensão do uso; ( ) Hílico.
Dimensão material; ( ) Sintática.
Dimensão da forma; ( ) Semântica.
Dimensão técnica ou construtiva; ( ) Pragmática.
A 2;3;4;1
B 3;4;2;1
C 4;1;3;2
D 2;4;3;1
E 1;2;4;3
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender as dimensões do produto e suas correspondentes classificações semióticas segundo a proposta de Lucy Niemeyer. Vamos analisar cada dimensão e sua relação com as classificações semióticas: 1. Dimensão do uso: Refere-se à funcionalidade e à interação do usuário com o produto. Isso se relaciona com a Pragmática, que estuda o uso e a interpretação em contextos específicos. 2. Dimensão material: Refere-se aos materiais e à composição do produto. Isso se relaciona com a Sintática, que analisa a estrutura e a forma dos elementos. 3. Dimensão da forma: Refere-se à estética e ao design visual do produto. Isso se relaciona com a Semântica, que estuda o significado e a interpretação dos signos. 4. Dimensão técnica ou construtiva: Refere-se à forma como o produto é construído e suas características técnicas. Isso se relaciona com o Hílico, que trata da relação entre o signo e o objeto. Agora, vamos associar as dimensões às classificações semióticas: - Dimensão do uso → Pragmática (4) - Dimensão material → Sintática (2) - Dimensão da forma → Semântica (3) - Dimensão técnica ou construtiva → Hílico (1) Portanto, a associação correta é: 4;2;3;1. Analisando as alternativas, a correta é a D: 2;4;3;1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que Peirce na realidade postulava, como base do seu pensamento, era a teoria do crescimento contínuo no universo e na mente humana. "O universo está em expansão", dizia ele, "onde mais poderia ele crescer senão na cabeça dos homens?". Esse crescimento contínuo se alicerça, contudo, em bases lógicas radicalmente dialéticas, visto que o pensamento humano gera produtos concretos capazes de afetar e transformar materialmente o universo, ao mesmo tempo que são por ele afetados. O filósofo e estudioso do Design, Vilem Flusser, reforça o comentário de Santaella sobre Peirce quando argumenta que cabe aos designers aumentarem o parâmetro do real das pessoas. Com isso, ele também confirma Nietzsche, para quem o artista é quem inventa signos.
Sob o ponto de vista da valorização do trabalho do design e do seu recurso à Semiótica, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de eventos para que, ao final, um signo novo apareça no mundo.
A Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Existência de produtos “desejantes”; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo.
B Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Existência de produtos “desejantes”.
C Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Existência de produtos “desejantes”; Investimento no repertório de quem deve criar o signo.
D Existência de produtos “desejantes; Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Ação do interpretante, que legitima o significado do signo.
E Ação do interpretante, que legitima o significado do signo; Investimento no repertório de quem deve criar o signo; Existência de produtos “desejantes.

Mais conteúdos dessa disciplina