Logo Passei Direto
Buscar
Ao constatar um surto de Doenças Transmitidas por Alimentos, deve-se realizar uma notificação ao órgão responsável pela investigação e tratamento do caso. Sobre a notificação e surto de DTA, assinale a alternativa correta.
Sobre a notificação e surto de DTA, assinale a alternativa correta.
a. Nas DTAs, não se notificam surtos ou casos isolados em se tratando de casos graves do ponto de vista clínico ou epidemiológico.
b. Deve-se usar apenas um meio de comunicação para a notificação, não sendo necessária a utilização de avisos telefônicos, via fax, correio eletrônico ou telegrama, pois será utilizado o fluxo do Sistema Nacional da Vigilância Epidemiológica através do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), com o preenchimento da ficha de notificação/investigação de DTA.
c. A notificação de surtos de DTA é de obrigação dos profissionais de saúde e responsáveis por organizações, estabelecimentos públicos e particulares de saúde e é um dever de todos os cidadãos o de comunicar a ocorrência de surto à autoridade sanitária.
d. O prazo para ser feita a notificação ao setor municipal de saúde responsável pela vigilância epidemiológica é de 10 dias, a contar da ocorrência.
e. A notificação é uma ação desnecessária, a partir da qual se desencadeia o processo de informação, decisão e ação sobre a tratativa de surtos alimentares.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 18 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 18 horas

Vamos analisar as alternativas com base no que se sabe sobre a notificação de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA): a) Incorreta. Surtos e casos isolados graves devem sim ser notificados, pois a notificação é fundamental para controle e prevenção. b) Incorreta. A notificação pode e deve ser feita por diversos meios, inclusive avisos telefônicos, fax, e-mail, para garantir rapidez e efetividade. c) Correta. A notificação de surtos de DTA é obrigação dos profissionais de saúde e responsáveis por estabelecimentos, e é dever de todos os cidadãos comunicar à autoridade sanitária. d) Incorreta. O prazo para notificação é geralmente imediato ou em até 24 horas, não 10 dias. e) Incorreta. A notificação é essencial para desencadear ações de controle e prevenção. Portanto, a alternativa correta é: c) A notificação de surtos de DTA é de obrigação dos profissionais de saúde e responsáveis por organizações, estabelecimentos públicos e particulares de saúde e é um dever de todos os cidadãos o de comunicar a ocorrência de surto à autoridade sanitária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao se deparar com uma situação de surto de DTA, o indivíduo deve notificar o sistema de informações de agravos e tomar algumas medidas de prevenção e controle imediatas. Avalie as afirmativas e assinale a alternativa que não corresponde a uma medida de prevenção e controle.
a. Preservar as embalagens e respectivos acondicionamentos quando a suspeita estiver relacionada a produtos industrializados.
b. Orientar os doentes a procurarem o serviço de saúde.
c. Fazer automedicação para amenizar os sintomas.
d. Guardar, sob refrigeração, todas as sobras de alimentos na forma em que se encontram acondicionados até a chegada do grupo encarregado pela investigação.
e. Evitar que os alimentos suspeitos continuem a ser consumidos ou vendidos.

Assinale a alternativa que apresenta o micro-organismo responsável pela micotoxicose ERGOTISMO.
a. Claviceps spp.
b. Escherichia coli enteroinvasora
c. Fusarium spp.
d. Aspergillus spp.
e. Vibrio cholerae

É responsável por ocasionar a “diarreia do viajante”:
a. Shigella
b. Escherichia coli enteroinvasora
c. Eschirichia coli enterotoxigênica
d. Campylobacter jejuni
e. Vibrio cholerae

São características da Yersinia enterocolitica, exceto:
a. Possuem a capacidade de se desenvolver em temperaturas entre -1,3º C (são bactérias psicrotróficas) e 44º C.
b. Não sobrevivem por longos períodos em alimentos congelados.
c. Bactéria gram-negativa, apresenta-se na forma de bacilos.
d. Requer atividade de água mínima de 0,96.
e. Podem multiplicar-se em meios com pH entre 4,2 e 9,6.

São contaminantes, principalmente, de cereais:


a. Aspergillus spp
b. Vibrio cholerae
c. Salmonella spp
d. Bacillus cereus
e. Escherichia coli

Sobre surtos de doenças transmitidas por alimentos:
a. É considerado surto de doenças transmitidas por alimentos quando duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem.
b. É considerado surto de doenças transmitidas por alimentos quando dez ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem.
c. É considerado surto de doenças transmitidas por alimentos quando mais de 100 pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem.
d. É considerado surto de doenças transmitidas por alimentos quando quatro ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem.
e. É considerado surto de doenças transmitidas por alimentos quando vinte pessoas ou mais apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem.

Mais conteúdos dessa disciplina