Buscar

APX1_TPEM_2021-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Alice da Silva Almeida
	Matrícula: 18116080363
	Polo: Barra do Piraí
Disciplina: Tendências na Pesquisa em Educação Matemática
Professores Responsáveis: Andréa Thees (coordenação), Bruno Viana (tutoria)
AP1 – 2021.2
“Declaro assumir o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoal que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina. Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros, e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados. Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética, podendo acarretar punição de acordo com as regras da minha universidade.”
Nome Completo: Alice da Silva Almeida
Questão 1 (1 ponto – 0,25 cada)
Na Aula 1, discutiu-se o surgimento da Educação Matemática e sua relação com a ideologia dominante. “Segundo a interpretação de Ubiratan D´Ambrosio, a motivação para o surgimento da Educação Matemática tem um importante componente político, evidenciado quando se percebeu que a ampliação de um império dependia do seu desenvolvimento científico e tecnológico, o qual, por sua vez, dependia de engenheiros e de cientistas.” (THEES, 2017)
Leia as frases abaixo e responda (V) para sentença verdadeira ou (F) para sentença falsa:
( V )	Formar engenheiros e cientistas demandava uma preocupação em preparar melhor os alunos em matemática.
( V )	A revolução industrial levou a um enorme aumento das populações urbanas.
( F )	O novo estilo de vida urbano, não dependia de habilidades matemáticas básicas, tais como a capacidade de organizar o tempo, contar dinheiro e realizar cálculos aritméticos simples.
( F )	A matemática demorou alguns anos até se tornar uma disciplina central do currículo dos novos sistemas públicos de educação nos países desenvolvidos.
Questão 2 (1 ponto)
Em relação às citações abaixo, podemos afirmar que:
1) “Felizes aqueles que se divertem com problemas que educam a alma e elevam o espírito.” Felix Klein (1849 – 1925)
2) “É na práxis que o homem deve demonstrar a verdade, isto é, a realidade e o poder, o caráter terreno de seu pensamento”. Karl Marx (1818 – 1883)
(A)	Felix Klein se dedicava a ensinar matemática e se inspirava no idealismo alemão de Hegel.
(B)	Felix Klein foi pioneiro na compreensão da matemática como uma construção humana.
(C)	A motivação para o surgimento da Educação Matemática tem um importante componente político, evidenciado na obra de Karl Marx.
(D)	Nenhuma das respostas anteriores.
RESPOSTA: Opções corretas – A, B e C
Questão 3 (1,5 ponto)
“Pessoas precisam da matemática escolar não porque a utilizam diretamente na participação democrática (como conhecimento e competência), mas para continuar tendo sucesso na escola, realizar um curso universitário e encontrar um emprego estável e, assim, se tornarem seres sociais normais. Afirmo que a importância da matemática precisa ser discutida não como um campo de conhecimento, mas como um campo de valor. Portanto, torna-se necessário sustentar a argumentação de que as pessoas realmente não usam a matemática escolar no exercício da cidadania ou como trabalhadores.” (PAIS, 2012, p. 65-66)
Na citação acima, o autor afirma que os conteúdos da matemática escolar, aqueles ensinados na Educação Básica, não são usados no exercício da cidadania ou como trabalhadores. Você concorda com essa afirmação? Responda justificando.
RESPOSTA: Não concordo. A matemática está presente o tempo todo, é necessário conhecer os números para ver as horas, contar dinheiro para pagar contas e dependendo do tipo de serviço deve saber alguns cálculos.
Questão 4 (1,5 ponto – 0,5 cada)
Cite quais são as duas tendências de pesquisa em Educação Matemática que buscam apresentar os saberes matemáticos como uma construção social.
Escolha uma delas e descreva, com suas próprias palavras, a definição, o autor principal e os objetivos dessa tendência.
Procure na internet uma foto do autor e algum vídeo onde o autor apareça explicando essa tendência.
RESPOSTA: 
Resolução de Problemas – autores principais: FLEMMING; LUZ; MELLO 
Etnomatemática - Ubiratan D’Ambrosio; FLEMMING; LUZ; MELLO 
Etnomatemática – é caracterizada por entender e valorizar a matemática que pedreiros, costureiras, entre outros, vivem na prática do dia a dia. O objetivo é reconhecer a cultura da leitura de mundo dessa ciência.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9SNbt5KFq9o
Foto do Professor Ubiratan D’Ambrosio:
Questão 5 (1 ponto)
Observe a citação da “Embora a matriz curricular persista como instrumento de organização e de controle conforme afirmam Lopes e Macedo (2002) e Freudenthal (1991), o trabalho polivalente do professor dos anos iniciais e da Educação Infantil favorece práticas interdisciplinares que possibilitam a interação com a realidade e a inversão da prática baseada na transmissão de conteúdos para a prática onde a busca por questionamentos é constante.” 
Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar que:
(A)	Práticas interdisciplinares acabam por gerar um certo empobrecimento do conhecimento escolar, teórico ou conceitual. 
(B)	É quase impossível encontrar uma definição de interdisciplinaridade, assim como explicar métodos possíveis para desenvolver ações interdisciplinares. 
(C)	A interdisciplinaridade requer apenas uma troca de saberes da experiência, saberes didáticos, metodológicos e saberes teóricos, de uma mesma disciplina.
(D)	O professor dos anos iniciais e da Educação Infantil não vivencia cotidianamente a necessidade pedagógica de trabalhar com as variadas disciplinas escolares de forma integrada.
RESPOSTA: Opção B
Questão 6 (1 ponto – 0,25 ponto cada)
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, organiza Grupos de Trabalho – GTs com temas específicos favorecendo o intercâmbio de pesquisadores de vários estados e instituições. A interdisciplinaridade, a resolução de problemas, a modelagem matemática, por exemplo, são tendências socioculturais na Educação Matemática que, por isso mesmo, começam a ser investigadas por pesquisadores da área. As pesquisas desenvolvidas no campo da Educação Matemática alimentam tendências que, por seu turno, alimentam as pesquisas.
Entre os Grupos de Trabalho da SBEM, o GT01 – Educação Infantil e Anos Iniciais, tem como objetivos: discutir e divulgar investigações referentes ao ensino e à aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos quatro eixos: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e educação estatística. 
Acesse o site da SBEM e responda:
São focos do GT01, investigações referentes a: 
a) __Formação inicial e continuada___ de professores de anos iniciais de escolarização; 
b) conhecimento de estudantes, deste nível de ensino, __conceitos matemáticos___ desenvolvidos dentro e fora da sala de aula; 
c) ___Recursos didáticos___ para o ensino de Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 
d) ___Inclusão___ e aprendizado de Matemática nestes anos de ensino.
Questão 7 (1,5 ponto)
No capítulo 1 do livro “Relatos de Memórias: a trajetória histórica de 25 anos da SBEM” (MUNIZ, 2013), Ubiratan D´Ambrosio narra o contexto internacional do surgimento da Educação Matemática e a fundação da SBEM. Descreva, brevemente, os três marcadores históricos que foram importantes nesse processo de criação da SBEM. 
RESPOSTA: 
1º Marcador Histórico – A Carta de Guadalájara: a carta engaja em um contexto onde já se tinha um fundamento importante, resultado da grande influência do professor Ubiratan D’Ambrosio.
2º Marcador Histórico – O movimento Pró-SBEM: os participantes desse movimento impulsionaram a organização de uma comunidade já existente e estabeleceram oprazo de um ano para a constituição coletiva do estabelecimento da Sociedade.
3º Marcador Histórico – A Realização do II ENEM: a SBEM foi fundada durnte o II ENEM (1988), em uma Assembleia com cerca de 600 professore de matemática para discutir os estatutos que foram homologados ali.
Questão 8 (1,5 ponto)
Escolha um dos eventos de Educação Matemática ocorridos em 2020 ou 2021 ( http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/eventos ) e descreva-o detalhando o nome, período, local, as temáticas e os eixos/subeixos. Busque os ANAIS do evento escolhido, selecione um dos trabalhos apresentados e elabore uma síntese de, aproximadamente, 15 linhas.
RESPOSTA: 
Nome: XII CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - COPED- (doity.com.br) 
Período: 22 a 24 de setembro de 2021
Local: Montes Claros
Temáticas: Políticas Públicas de inclusão; Educação Matemática; Saberes e Práticas Educativas; Educação Infantil, dentre outras.
Eixos e subeixos: Aprofundar os pensamentos e a pedagogia de Paulo Freire, pontuando sua contribuição para as práticas educativas emancipatórias.
Trabalho escolhido: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O ENSINO REMOTO: ANGUSTIAS, POSSIBILIDADES E DESA | Doity 
Neste trabalho as autoras apontaram os desafios que os professores estão enfrentando com o ensino remoto. Comentam sobre uma entrevista feita com 3 professoras de cidades do estado de Minas Gerais, todas atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A entrevista em si não é mostrada, mas os relatos são brevemente mencionados. Desabafos sobre a falta de orientações e comunicações das secretarias de educação e da própria direção escolar, a falta de visibilidade e controle sobre a forma como os alunos estão realizando as atividades, dentre outros. As autoras chegam a conclusão de que os dados analisados revelam as angústias e as necessidades que os professores passam para poderem redirecionar seus saberes, abrindo cainho e inovando cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem.