Buscar

AVALIAÇÃO I - ACESSIBILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO I – ACESSIBILIDADE
Para que o direito à educação dos alunos com deficiência se consolide com o acolhimento de suas necessidades especiais, assegurando-lhes igualdade de oportunidades e chances de aprendizado, é imprescindível que se tenha na escola a noção e a prática da tecnologia assistiva. Sobre o elemento primordial que contribui para a inclusão educacional, assinale a alternativa CORRETA:
A
A inclusão das tecnologias assistivas nas escolas privadas.
B
A informação e aplicabilidade da tecnologia assistiva no contexto educacional.
C
A segmentação das deficiências em motora, sensorial ou cognitiva.
D
A informação e políticas públicas de segregação.
O ser humano tem se beneficiado com o desenvolvimento tecnológico, que diariamente propõe novas ferramentas para favorecer e agilizar a comunicação das pessoas, proporcionando mobilidade, afazeres, lazer, cuidados pessoais e de saúde. Sobre o conceito de tecnologias assistivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Refere-se à inserção de computadores na sala de aula, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiências motoras, sensoriais ou cognitivas. ( ) As tecnologias assistivas não permitem o domínio ou o controle sobre o brincar e a independência exploratória realçados nas atividades da vida diária. ( ) Refere-se ao desenvolvimento tecnológico capaz de trazer resposta aos problemas funcionais encontrados por pessoas com deficiência. ( ) Abrange todas as ordens do desempenho humano, desde as tarefas básicas de autocuidado até o desempenho de atividades profissionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F
B
V - F - V - F
C
F - F - V - V
D
V - F - F - V
Deficiência é todo prejuízo ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gera limitação para o cumprimento de atividade ou função. Sobre as categorias encontradas para o conceito de deficiência, assinale a alternativa CORRETA:
A
Motora, Sensorial e Cognitiva.
B
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e Transtorno do Espectro Autista.
C
Física, Auditiva, Visual e Múltipla.
D
Leve, Moderada, Grave e Profunda.
De acordo com o Decreto n° 5. 296, de 2 de dezembro de 2004, entende-se deficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. A deficiência auditiva moderada pode ser graduada:
A
Entre 75 a 90dB.
B
Entre 45 a 70 dB.
C
Entre 25 a 40 dB.
D
Acima de 90 dB.
[Laboratório Virtual – O Alfabeto em Libras] O alfabeto manual possui características específicas que precisam ser consideradas para o bom desempenho de sua função. Com relação ao exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O alfabeto manual deve ser feito somente com uma das mãos. 
(    ) O alfabeto manual é uma mímica e não precisa ser aprendido. 
(    ) O alfabeto manual permite comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. 
(    ) Para ter habilidade de fazer o alfabeto manual, precisamos de memorização e prática. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - V.
D
V - F - F - F.
A Tecnologia Assistiva (TA) abrange diferentes áreas, tais como: a comunicação alternativa e ampliada; a mobilidade alternativa; o acesso ao computador; aos ambientes e as adequações às atividades de vida diária, ao transporte, aos equipamentos de lazer e aos recursos pedagógicos. Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A TA é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência. PORQUE II- Os instrumentos de TA são classificados de acordo com os materiais que são elaborados/confeccionados. Essa classificação segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assinale a alternativa CORRETA:
A
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O atendimento educacional especializado, embora diferenciado, não pode desenvolver-se isoladamente, mas deve fazer parte de uma estratégia global de educação e visar suas finalidades gerais. Sobre o atendimento educacional especializado, analise as afirmativas a seguir: I- A política de Educação Especial não se baseia no princípio de inclusão escolar, uma vez que esta não seja uma prioridade no sistema de ensino brasileiro. II- A atenção à diversidade deve fomentar medidas que levam em conta somente as capacidades intelectuais e os conhecimentos dos alunos, sem considerar seus interesses e motivações. III- Para que a educação inclusiva saia do discurso, é preciso valorizar os alunos de forma coletiva, criando condições para que nada atrapalhe a criatividade e o desenvolvimento de habilidades. IV- A presença da TA na escola, e sua correta utilização, deve proporcionar ao aluno com necessidades educativas especiais chances de inclusão, desde que sejam valorizadas suas potencialidades. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II, III e IV estão corretas
B
As afirmativas I, II e IV estão corretas
C
As afirmativas I e III estão corretas
D
Somente a afirmativa IV está correta
A comunicação pode ser tanto uma função social como um fenômeno, ou seja, comunicar-se é uma necessidade, pois abarca a ideia de transferir e receber informações, (re)elaborar conhecimentos e compartilhar aprendizagem. Sobre as tecnologias assistivas que visam à Comunicação Aumentativa e Alternativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São recursos da Tecnologia Assistiva propostos a atender às necessidades de comunicação e aprendizagem de alunos com limitações cognitivas. ( ) São recursos da Tecnologia Assistiva propostos a atender às necessidades de comunicação e aprendizagem de alunos com limitações sensoriais. ( ) Permite que as pessoas impossibilitadas de comunicação por deficiências congênitas ou adquiridas consigam transformar seus pensamentos em fala. ( ) São recursos para a recepção e emissão de mensagens, acesso alternativo, teclados e mouse adaptados, que permitem às pessoas com restrição física operar em computador. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V
B
F - V - V - F
C
V - F - V - F
D
V - F - F - V
Rocha e Castiglioni (2005, p. 97) partem do pressuposto que "a TA (Tecnologia Assistiva, de Apoio, de Assistência ou Ajudas Técnicas) é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos mecânicos, biomecânicos, ergonômicos, funcionais, cinesiológicos, éticos, estéticos, políticos, afetivos, subjetivos e como tal deve ser analisado". A partir desse pressuposto elaboram algumas definições importantes sobre a TA. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Recursos são objetos, materiais, dispositivos para permitir o uso dos recursos da tecnologia assistiva para a realização de uma atividade. Podem ser de software ou hardware para contornar as dificuldades do indivíduo e melhorar o seu desempenho e participação. II- Serviço é o trabalho oferecido por profissionais de diversas áreas como a terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, engenheiros, professores, psicólogos, arquitetos, entre outros. III- Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade. IV- Recursos de Tecnologia Assistiva são softwares (programas, sistemas, aplicativos) desenvolvidos por especialistas em TA para atender às necessidades profissionaisde pessoas com deficiência. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ROCHA, E.; CASTIGLIONI, M. Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 16, n. 3, p. 97-104, 1 set. 2005.
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
Somente a afirmativa II está correta.
C
As afirmativas II e III estão corretas.
D
Somente a afirmativa IV está correta.
[Laboratório Virtual – O Alfabeto em Libras] A Língua Brasileira de Sinais (Libras), como o próprio nome sugere, é uma língua que proporciona comunicação. 
Sobre a Libras, assinale a alternativa CORRETA:
A
Trata-se da geração dos sons necessários a toda e qualquer forma de comunicação.
B
Trata-se de uma língua escrita e permanente.
C
Trata-se de cinco parâmetros que permitem a comunicação de surdo para surdo.
D
Trata-se de um empréstimo da Língua Portuguesa e pode ser representado por uma das mãos ou as duas.

Continue navegando