Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
EUGENIO CASTELO BRANCO TROMBETTA
MATRÍCULA 20191303523
CONTABILIDADE GERENCIAL – AVALIAÇÃO 2 – TRABALHO DA DISCIPLINA
RIO DE JANEIRO
2020
Situação problema
No dia a dia da organização, os administradores se defrontam com uma série de situações influenciadas por ocorrências internas e externas que podem afetar a boa continuidade de seus negócios. Por isso, eles dispõem de ferramentas gerenciais que os auxiliam na tomada de decisão. Enquanto o administrador conservador reluta em aceitar novas ideias, existe um perfil de administrador aberto, disposto a aceitar novos conceitos, tendências e ideias que lhe permitam ser mais eficaz na direção de seus negócios.
Leia o texto e depois discorra sobre a expressão: a tomada de decisão pela teoria das restrições (theory of constraints – TOC) apresenta melhores resultados do que o custeio por absorção tradicional.
 De acordo com o que foi exemplificado no texto foi possível destacar que existem perfis variados de profissionais no mercado de trabalho. Isto não quer dizer que um seja melhor ou pior que o outro. Apenas faz distinguir um pouco as habilidades individuais de cada um. Existe aquele que é um líder de equipe, no qual serve como um espelho e motivação para os demais, existe aquele que se destaca por sua inteligência e raciocínio lógico para determinadas situações e existe aquele que com sua força de trabalho conduz a produção. 
 A teoria das restrições consiste em um aspecto prático de tomada de decisões que possam existir alguma restrição. Esta restrição é uma maneira de limitar ou impedir seu movimento rumo aos objetivos organizacionais. E é claro que para aplicar esta teoria é necessário que se consiga definir bem os objetivos a serem alcançados. A partir do que foi mencionado é preciso identificar os erros e propor soluções, ao contrário do sistema tradicional de custeio e de absorção. Conforme o que foi dito e sabendo que o objetivo principal das organizações é o lucro, podemos afirmar que a teoria da restrição possui um papel importante, no qual é capaz de promover um diagnostico da situação atual. 
 Ainda que seja possível identificar que o sistema tradicional de custeio de absorção seja do ponto de vista organizacional bem limitado, existe a opção de utilização da teoria das restrições com o objetivo de propor soluções mais precisas para o negócio. Estas com relação ao apoio da contabilidade gerencial em uma abordagem que envolva os custos de produção, com uma metodologia capaz de reduzir custos e aumentar a produção. 
 Portanto, é possível vislumbrar que a teoria das restrições consiste em uma opção que pode trazer benefícios superiores no que diz respeito a precisão, qualidade da informação e eficiência na produção, pois o sistema tradicional de absorção proporciona uma análise distorcida, capaz de mascarar prejuízos e ineficiências produtivas.