RESTAURANTE FELLINI
8 pág.

RESTAURANTE FELLINI


DisciplinaPsicologia Organizacional e Gestão de Pessoas130 materiais2.112 seguidores
Pré-visualização2 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS- 2º SEMESTRE
DENISE PILAR DA SILVA
RESTAURANTE FELLINI:
gESTÃO COM PESSOAS 
Alegrete-RS
2013
DENISE PILAR DA SILVA
RESTAURANTE FELLINI: Gestão com pessoas
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
Profª Ana Celi Pavão e Monica M. Silva 
Metodologia Científica \u2013 Profª Gisleine Fregoneze/Marilucia Ricieri
Comportamento, Clima e Cultura/ (1º semestre) Relações interpessoais \u2013 profª Elizete A Z Oliveira/Isleine Fregoneze
Alegrete-RS
2013
1-SUMÁRIO 01
 
Sumário Pag 01
Introdução 02
Desenvolvimento 03
Conclusão 05
Bibliografia 06
	
2-INTRODUÇÃO 02
	
 As empresas familiares configuram-se hoje como organizações bastante representativas no contexto econômico brasileiro. 
 Esta produção textual tem como objetivo analisar uma empresa familiar na área da gastronomia - Restaurante Fellini \u2013 quanto ao nível de gestão de pessoas, e se a mesma contribui de forma efetiva ao clima organizacional.
 O clima organizacional é um diferencial competitivo que as empresas necessitam valorizar para que possam competir adequadamente no mercado e gerarem satisfação interna. Para isso é necessário investir na sua melhoria, adotando-se práticas de gestão abertas e transparentes, que privilegiem as pessoas na busca do comprometimento e do envolvimento com os objetivos da organização e delas mesmas.
 Entre as inúmeras variáveis que podem ser abordadas na gestão de pessoas, o presente texto circunscreve-se , fundamentalmente , naquelas que se mostram mais vulneráveis no dia-a-dia da organização. Desse modo, levam-se em conta os seguintes aspectos: as políticas e práticas de RH ( Recursos Humanos); os aspectos de seu clima organizacional; os processos de lideranças e comunicações vigentes.
 Esta produção textual é fundamentada com base no caso RESTAURANTE FELLINI : gestão com pessoas (WWW.espm.br/centraldecases).
3-DESENVOLVIMENTO 03
 O Restaurante Fellini, fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993, é um sobrado de esquina situado numa rua tranquila do Leblon. Trata-se de bufê com cobrança a peso com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado, em que os donos participam diariamente das operações. 
 O restaurante não chegou por acaso até onde sonhara seu fundador, foi preciso trabalhar muito durante anos. Essa história, permeada com ingredientes como, respeito às pessoas, amor pelo que se faz e disciplina, muita disciplina é abrangida nesta produção textual.
 Analisando o caso podemos verificar que seu maior desafio foi se estabelecer no mercado, pois quando começou teve muita dificuldade, o que gerou muito estresse. Mas logo solucionado com um bom PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL, fazendo pesquisa de mercado, analisando pontos fortes e fracos, conhecendo a concorrência e fazendo analise de fatores externos e internos foi possível organizar a casa. Assim podemos concluir que, para construção de uma trajetória de êxito, é fundamental formular estratégias e implementá-las por meio de metas, planos e processos. Somente a clareza de visão e a real constatação de que seu negócio esta inserido em um ambiente composto por diversas forças externas e internas, em constante mutação, garantem a condução da empresa em uma trajetória de sucesso.
 A figura do líder e o processo de liderança constituem-se como estratégia eficaz para o alcance dos resultados empresariais. Tal estratégia implica na gestão participativa na qual os anseios e expectativas das pessoas possam conjugar-se com as metas organizacionais.
 A liderança emana do conhecimento, da perícia, das habilidades interpessoais do líder, removendo assim as barreiras que impedem as pessoas e a organização de atingir a QUALIDADE E EXCELÊNCIA em seus serviços, e é ele (O LÍDER), que assume papel de relevância, pois deve planejar, organizar, coordenar e controlar os esforços das pessoas e determinar o melhor caminho a seguir. Essa 
 04
afirmação reflete a importância da postura e conduta como indicadores básicos para a compreensão da liderança ética, democrática e criativa como variável fundamental no processo de gestão de pessoas do Restaurante Fellini.
 Outra importante variável no processo é a preocupação em manter seu quadro de colaboradores e clientes como centro das atenções da organização, buscando excelência em seus serviços, impactando positivamente no crescimento e aumentando sua lucratividade. Para isto o Restaurante Fellini usa de estratégias de Recursos Humanos contratando as pessoas certas, retendo talentos, recompensando seu trabalho, motivando a se superarem sempre, oportunizando treinamentos e desenvolvimento, transferindo poder por meio de comitês, promovendo o trabalho em equipe por meio de uma gestão participativa, propiciando um ambiente acolhedor, descontraído e estimulante para seus colaboradores. 
 Esses fatores influenciam diretamente nas relações de trabalho deixando os colaboradores satisfeitos e motivados, criando um ambiente de trabalho prazeroso, o que gera um Clima Organizacional que reflete a consistência entre a cultura prevalecente e os valores individuais dos colaboradores da organização. Dessa forma, a manutenção de um bom Clima organizacional existe, pois, influência e motiva a integração de pessoas e equipes, facilita o alcance dos objetivos individuais, reduz conflitos, promove o comprometimento, valoriza o respeito ao ser humano e melhora a comunicação entre os níveis hierárquicos criando assim Relações Interpessoais com qualidade e dignidade, propiciando um ambiente onde todos se sintam vencedores. 
 E para deixar seus colaboradores mais satisfeitos, motivados e comprometidos com a organização, o Restaurante Fellini ainda mantém uma política de incentivo à Qualidade de Vida, promovendo o bem-estar físico e emocional de sua equipe com incentivos à cultura (teatro, cinema, museus e passeios turísticos), prática de esportes (por meio de patrocínios), e vários outros benefícios.
 O diferencial do Restaurante Fellini dá-se em função da sua gestão em busca da excelência de produtos e processos, onde quem vence é o Cliente, o Colaborador e a Organização. 
4- CONCLUSÃO 05
 No decorrer da história, podemos afirmar que, as pessoas contribuíram de forma incontestável para o progresso da organização. 
 O indivíduo ao ingressar no mercado de trabalho, de modo geral, é revestido de expectativas, de busca de satisfação tanto das necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se auto-realizar. Quando há elevada motivação, o clima se torna favorável e como consequência, as pessoas estão satisfeitas, interessadas e colaborativas,