Buscar

O consumidor e a propaganda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento do Consumidor
 Data: 30/10/14 
Tema: o consumidor e a propaganda
Todos nós somos de uma maneira ou de outros influenciados pela propaganda. Ou seja, pelas mensagens transmitidas pelos comerciais e pelas peças publicitárias. Diante dessa afirmação precisamos responder duas perguntas básicas: O que é a propaganda e qual a sua finalidade?
Marketing: É um processo social de oferta e troca de produtos e serviços entre pessoas. Ou seja, é a troca de produtos e serviços por desejos e satisfação. A função de um gestor/administrador de marketing consiste em conhecer e selecionar mercados, planejar e conceber produtos e serviços, determinar preços, definir canais de distribuição e promover bens.
Com a evolução de negócios e mercados vem se transformando o cenário no qual os profissionais da área de marketing atuam, impondo-lhes difíceis atribuições. Ao se observar a rotina de um executivo de marketing, contata-se a intensa demanda por decisões rápidas e precisas a que é submetido. Tal demanda é fruto da velocidade com que se modificam as condições externas representadas por vários fatores: concorrência, economia, legislação, fornecedores, clientes, comunidade, mídias etc.
Em ambientes instáveis e caracterizados por intensa concorrência o custo da implementação de decisões mal avaliadas, é, geralmente, alto e pode ser agravado por outros fatores, como a impossibilidade de correção de rumo no tempo demandado pelo mercado. Assim, o processo decisório precisa ser amparado por técnicas que reduzam a incerteza a ele associado. A pesquisa de marketing é a técnica mais apropriada por que baseada no método científico, torna as decisões não-rotineiras mais formais e confiáveis, além de assumir um papel de extrema relevância.
Competências da Pesquisa de Marketing:
Ajudar a identificação de problemas e a criação de soluções em marketing;
Nortear a formulação de estratégias;
Gerar massa crítica de dados sobre clientes, concorrentes ou outras variáveis externas;
Manter uma empresa em contato com o mercado;
Identificar necessidades, aferir satisfação e estimar demanda e market-share;
Testar conceitos e preços;
Revelar imagem da empresa perante o mercado.
As varias aplicações da pesquisa de marketing servem de suporte à tomadas de decisões e tem-se disseminado entre todos os tipos de organização. Isso se explica devido a acirrada competitividade em praticamente todos os setores da economia. Esse fator leva a organizações a atuar em condições mais complexas precisando gerenciar compostos de produtos mais abrangentes, extensos ou profundos e, também, introduzir inovações em ritmo acelerado com objetivo de competir intencionalmente, satisfazendo consumidores exigentes e conscientes do seu poder de negociação e identificando rapidamente oportunidades.
É através da difusão da pesquisa de marketing que executivos valorizam o conhecimento, como fonte de vantagem competitiva. O indicador do elevado status que a pesquisa de marketing ocupa nos processos gerenciais é a sua promoção, de eventual, para atividade sistemática em diversas organizações. As pesquisas são uma espécie de locomotiva, que dá inicio de impulsiona o processo de administração de marketing. Sua crescente importância não significa, porém, que seja interativa em todas as situações que envolvam um processo decisório. Seu uso se justifica se for relevante o suficiente, isto é, quando as informações que proverá não estiverem, disponíveis em outras fontes de acesso rápido e barato.
De forma geral, pode-se dizer que a decisão de se realizar uma pesquisa deve ser pautada em análise de custo-benefício, que estime o valor das informações a serem geradas.
Definições do SIM e da pesquisa de marketing
O Sistema de Informações de Marketing( SIM) de uma organização é o conjunto de recursos tecnológicos e humanos responsáveis por coletar, selecionar, analisar e armazenar dados e distribuir informações aos tomadores de decisão em marketing.
Com o aumento do tamanho e da complexidade das organizações, os “gestores”, leia-se as empresas se distanciaram dos consumidores e dos mercados, tornando-se mais dependentes dos sistemas estruturados de informação para desempenharem suas atividades.
O SIM deve conhecer o tipo de decisão que os executivos precisam tomar, para provê-los com informações necessárias na periodicidade exigida pela empresa. O profissional de marketing precisa saber que não deve sobrecarregar os executivos com informações que eles já recebem. Esse processo deve ser criterioso e com a menor margem de erro possível.
São três as principais atividades do SIM:
		
		SIM
	
A pesquisa de marketing é parte do sistema de informação de marketing de uma organização, enquanto o SIM fornece informações continuadamente aos decisores, a pesquisa de marketing funciona em caráter ad hoc, normalmente para responder a alguma questão para a qual o SIM não tenha condição de proporcionar a informação.
As informações fornecidas por uma pesquisa são processadas pelo SIM junto com informações provenientes de outras fontes, e o resultado é apresentado aos administradores ou empresas. Esse conjunto articulado de informações fornece sustentação às decisões do marketing.
Pesquisa de marketing
Inteligência de marketing
Documentos
Internos

Outros materiais