Buscar

MÉTODO DE PERDA POR DESSECAÇÃO EM ESTUFA finalizado

Prévia do material em texto

MÉTODO DE PERDA POR DESSECAÇÃO EM ESTUFA. 
1 INTRODUÇÃO
Todos os dias consumimos diversos alimentos, sendo eles frutas, verduras, legumes e muitos industrializados, porém não temos o hábito de verificar a porcentagem de água contida em tais suprimentos.
Á água é um ingrediente que faz parte de toda a alimentação, independente se o alimento escolhido for de aparência seca, úmido ou molhado, tendo em vista que á cada dia a população dá preferência aos alimentos industrializados, os fabricantes precisam encontrar uma forma de aumentar o tempo de prateleira dos suprimentos e por este motivo são utilizados métodos de secagem como será apresentado no decorrer do relatório. 
Secagem é a operação por meio da qual a água ou qualquer outro líquido é removido de um material (CELESTINO, 2010, p. 9). A retirada de água dos alimentos acarreta diversos benefícios, pois não deixam ser saudáveis mesmo com perca de alguns nutrientes, facilita o transporta e embalagem e o processo de secagem é econômico. 
2 OBJETIVO
		O presente experimento teve como objetivo determinar a umidade de três tipos de alimentos, de acordo com o Instituto Adolfo Lutz, 2008. 
3 MATERIAIS E MÉTODOS
		Para a prática de dessecação foram utilizados três tipos de alimentos. O primeiro foi bolacha maisena da marca Piraquê, o segundo biscoito água e sal da marca Piraquê e por fim leite em pó da marca Ninho. Todos os ingredientes foram colocados um por vez num graal e macerados com o auxílio de pistilo, com exceção do leite em pó que foi direcionado diretamente ao cadinho. Após a pesagem individual dos cadinhos contendo os respectivos alimentos, os mesmos foram direcionados a uma estufa durante 20 minutos. 
Após este período os alimentos foram pesados novamente e o peso final foi subtraído pelo peso do cadinho, dessa forma, foi possível verificar o peso e quanto de água foi eliminado das amostras. 
 4 RESULTADOS 
		Amostra 1: Perdeu 0,8023 g de água
		Amostra 2: Perdeu 0,2045 g de água
		Amostra 3: Perdeu 0,0829 g de água 
5 CONCLUSÃO
 
A atividade de água pode ser utilizada como parâmetro de controle de qualidade, fornecendo resultados efetivos de biodisponibilidade de água.	
A água presente no alimento participa de reações de deterioração oxidativa, enzimáticas e microbiológicas, sendo que estes fatores influenciam no sensorial do alimento. Fica claro que os alimentos utilizados na aula prática são produzidos industrialmente, sendo assim a retirada de água serve para aumentar a vida útil do alimento nas prateleiras.
		
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CELESTINO, Sonia Maria Costa. Princípios de Secagem de Alimentos. Embrapa. Janeiro, 2010. Disponível em: < http://www.escoladecha.com.br/biblioteca/Principios-de-Secagem-de-Alimentos.pdf> Acesso em: 28 mar. 2019.

Continue navegando