Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM Aula 6

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0241_EX_A6__V1 
	04/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): 
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A criança de 2 a 6 anos acredita, por exemplo, que se dermos à fada dos dentes uma moedinha, ela substituirá o dente que caiu por outro novo. Esse fato é um exemplo de:
		
	
	realismo
	 
	fantasia
	
	delírio
	 
	animismo
	
	egocentrismo
	
Explicação: O animismo é um processo psicológico típico da primeira infância no qual a criança dá vida e poderes a quem não tem vida.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um novo jogo digital foi adquirido pela escola da rede Santo Amaro com o objetivo de complementar a ação educativa através do estímulo à concentração e à resolução de problemas de forma criativa. Ao fazer a análise das habilidades cognitivas desenvolvidas pelo jogo, os professores precisavam relacioná-las com os conteúdos curriculares da Educação Infantil.  Entretanto, alguns professores não souberam quais seriam as características principais da cognição das crianças desta faixa etária.
 Levando em consideração o estágio de desenvolvimento cognitivo descrito por Jean Piaget e denominado de Pré-operatório, qual habilidade não faz parte dele?
		
	
	Praxias amplas
	
	Planejamento mental
	
	Representação mental
	
	Egocentrismo
	 
	Conservação da massa.
	
Explicação: 
A conservação da massa é um esquema de conhecimento que faz parte do estágio opertório-formal.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Débora tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Débora é denominada por Piaget de:
		
	
	Pensamento abstrato
	
	Simbolismo
	
	Equilibração
	 
	Irreversibilidade
	
	Acomodação
	
Explicação: alta ainda a criança o pensamento flexível, a reversibilidade; não consegue ainda relatar seu caminho de sua casa a escola e vice versa.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Muitos pais costumam ficar ansiosos a respeito da aquisição da língua escrita para crianças a partir dos 3 anos de idade. Qual poderia ser a resposta CORRETA de uma educadora de crianças dessa faixa etária ao ser abordada por um pai que indaga a respeito de que atividades estão sendo oferecidas na creche e quais dessas atividades ele pode fazer em casa para acelerar esse processo?
		
	
	Aconselho você, em casa, a ajudar a criança a cobrir as letras e, caso seja necessário, a segurar o lápis junto com ela durante a realização da atividade.
	
	Evite incentivá-la fazer desenhos em casa; incentive-a a escrever as letras isoladamente, pois assim ela irá memorizar todo o alfabeto.
	
	Acho que você tem razão, e, por estar preocupada com isso, vou começar a oferecer atividades que envolvam cópias repetidas das letras do alfabeto.
	 
	Eu não desejo criar ansiedades quanto às habilidades que devem ser desenvolvidas com alegria. Para a aquisição da língua escrita ofereça atividades que explorem a linguagem falada, leitura de livros com figuras, contação de histórias.
	
	Peça para a criança repetir várias vezes a tarefa, até que ela apresente o resultado esperado.
	
Explicação: Dentro de uma perspectiva construtivista, deve-se evitar exercícios de cópias, repetições, tornando o processo de aprendizagem massificante; respeitar o nível cognitivo da criança, sem tirar o prazer da mesma para aprender.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São características fundamentais do estágio de desenvolvimento cognitivo pré-operatório:
		
	
	Praxias e Construção do objeto permanente
	
	Egocentrismo, Coordenação de meios e fins
	
	Linguagem e Lógica matemática
	 
	Linguagem, Imaginação e Praxias
	
	Egocentrismo e Pensamento lógico
	
Explicação: No estágio pre-operatório a principal caracterítica é  o desenvolvimento da linguagem, mas também temos o desenvolvimento das praxias cada vez mais aperfeiçoadas.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Pedro foi matriculado aos 5 anos de idade por sua mãe na Educação Infantil. Logo no segundo mês, sua mãe questionou à coordenação pedagógica por que não havia maior sistematização de alfabetização nas atividades pedagógicas. Dos argumentos abaixo qual estaria(m) correta(s) para explicar para esta mãe a importância da brincadeira de alfabetização.
I. Antes de aprender a ler e a escrever, a criança precisa exercitar a representação através dos jogos de faz-de-conta.
 II. A brincadeira prepara a criança tanto na cognição quanto na psicomotricidade para as habilidades necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita.
III. Durante a brincadeira são desenvolvidas praxias importantes para a coordenação motora fina requeridas na aprendizagem da escrita.
Estão corretas:  
		
	
	Apenas a alternativa I.
	 
	Todas as questões.
	
	Apenas a II
	
	As alternativas II e III.
	
	As alternativas I e II
	
Explicação: Todas as respostas estão corretas porque a brincadeira é um exercício completo que desdenvolve tanto habilidades cognitivas, quanto relacionais, quanto psicomotoras.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ana Carolina fez dois anos de idade e já tem pleno domínio da linguagem oral, desenha de forma celular e mostra uma riqueza em suas interações lúdicas. Sua professora está fazendo o seu relatório de avaliação semestral e deseja colocar a fase do desenvolvimento cognitivo que Ana Carolina está, bem como uma característica principal desta fase de acordo com a teoria de Jean Piaget. Qual das alternativas abaixo responde corretamente às questões da professora?
		
	 
	Pré-operatório e desenvolvimento linguístico
	
	Pré-operatório e pensamento abstrato
	
	Sensório-motor e egocentrismo
	
	Lógico-simbólico e superação do egocentrismo
	
	Operatório-concreto e desenvolvimento linguístico
	
Explicação: Pré-operatório quando a criança está iniciando o seu processo de desenvolvimento da linguagem, o que é esperado.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	À medida que a criança cresce, o corpo fica mais forte e ela adquire maior controle e coordenação. A criança entre 2 e 6 anos de idade movimenta-se com maior velocidade e torna-se mais capaz de dirigir e aperfeiçoar suas próprias atividades. Com relação às habilidades motoras está INCORRETO afirmar que:
		
	
	enquanto uma criança tem a oportunidade de brincar em um espaço adequado e tem os colegas e estruturas apropriadas, as habilidades motoras grossas desenvolvem-se rapidamente.
	 
	coisas como despejar o suco de uma jarra no copo, cortar a comida com garfo e faca costumam ser fáceis para crianças de 2 a 6 anos que frequentam creches desde bebê, pois são treinadas para isso.
	
	o principal motivo de as crianças terem dificuldades com as habilidades motoras finas é que elas simplesmente ainda não desenvolveram o controle muscular, a paciência e o discernimento necessários.
	
	pais e professores podem estimular hábitos de higiene como usar o guardanapo e lavar as mãos após as refeições.
	
	de um modo geral, as crianças aprendem as habilidades motoras básicas ensinando a si mesmas e aprendendo com outras crianças.
	
Explicação: Nessa faixa etária, não é aconselhável oferecer faca a criança para cortar alimentos.
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Nathalia é uma estagiaria de Educação Física que iniciou seu estágio na Educação Infantil com crianças de 3 e 4 anos de idade. Logo noprimeiro dia, ela percebeu que as crianças se comunicavam por algumas palavras, imitavam a atitude da professora e de outros colegas e, por fim, estavam profundamente interessadas em brincar com objetos que mudavam de função dentro de um jogo simbólico. Estes comportamentos podem ser explicados pela vivência da criança num estágio do desenvolvimento que foi pesquisado por Piaget. Qual estágio tem essas características?
		
	
	Operatório Concreto
	
	Pré-Formal
	
	Sensório Motor
	 
	Pré-operatório
	
	Operatório Formal
	
Explicação: Todas as caracteríticas se relacionam com o estágio pré-operatório porque estão fundamentados na linguagem e na função simbólica
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Rebeca é uma estagiária de Pedagogia que iniciou sua atividade de observação na creche com crianças de 3 anos de idade. Logo no primeiro dia, Rebeca percebeu que as crianças se comunicavam por algumas palavras, imitavam a atitude da professora e de outros colegas e, por fim, estavam profundamente interessadas em brincar com as fantasias do camarim. Estes comportamentos podem ser explicados pela vivência da criança num estágio do desenvolvimento que foi pesquisado por Jean Piaget. Qual estágio seria este?
		
	
	Estágio de acomodação, pois estão bastante acomodados numa atividade lúdica que durará anos na infância.
	
	Estágio senso-emocional, pois, nesta fase, o contato com o outro, via linguagem, é o mais interessante para o desenvolvimento da criança.
	 
	Estágio pré-operatório, pois apresentam linguagem oral e atividade simbólica no brincar.
	
	Estágio Sensório-motor, pois já apresentam linguagem oral e representativa.
	
	Estágio lógico-formal, pois já conseguem abstrair comportamentos que ainda não tinham sido vivenciados.
	
Explicação: Pré-operatório
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	João é um menino de 3 anos de tamanho e peso adequados a sua idade cronológica. Ele ainda não fala e não demonstra ter qualquer apego às pessoas que cuidam dele. Levando-se em consideração as necessidades básicas de desenvolvimento podemos dizer que há um atraso:
		
	
	No desenvolvimento intelectual.
	
	No desenvolvimento físico.
	
	No desenvolvimento físico e psicossocial
	 
	No desenvolvimento cognitivo e psicossocial
	
	No desenvolvimento motor e afetivo
	
Explicação:
Dentre as alternativas, está claro que há uma lacuna no desenovlvimento cognitivo (maturação orgânica), comprometendo a fala e o fator social.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A criança que respeita as regras e é capaz de compreender que elas são necessárias para a convivência social e além disso, ela coopera porque está baseada nos princípios do respeito mútuo, se encontra na em que fase do desenvolvimento moral, de acordo com Piaget?
		
	
	Dicotomia.
	 
	Autonomia.
	
	Anomia.
	
	Heteronomia.
	
	Empatia.
	
Explicação: Autonomia pois adquire consciência do porquê deve seguir a regra; na anomia é a fase do desenovolvimento moral que a criança desconhece as regras, está vivendo o fenômeno do egocentrismo e na heteronomia está na fase de alguém de fora ter que explicar porque não pode fazer determinada "coisa",mas, ainda não compreende bem o porquê. Obedece porque alguém de fora sinalizou para, como no caso de pais,  professores.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em jogos com regras, a criança de 02 a 06 anos se acredita sempre a vencedora. Como sua memória não está totalmente organizada, ela não guarda detalhes do jogo e, portanto, qualquer acerto passa a ser considerado vitória. Isso é consequência de uma característica do pensamento infantil:
		
	 
	egocentrismo
	
	realismo
	
	narcisismo
	
	etnocentrismo
	
	nanismo
	
Explicação: Fase do egocentrismo, tende a roubar no jogo pois não compreende ainda as regras morais. No final dessa fase começa a entrar para a heteronomia.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Diante do espelho, Marcos representa o mesmo personagem do filme que assiste todos os dias. Reproduz falas, gestos e as cenas mais interessantes que assistiu ontem. Sua mãe percebe que ele brinca de ser "homem aranha" e consegue reproduzir detalhes que nem ela havia percebido. A mãe de Marcos se percebe muito preocupada com esse comportamento porque o menino pede para ela chama-lo de "homem aranha". A mãe acha que o filho está confuso e pode acreditar que tem as mesmas habilidades do personagem. Qual o nome do processo e como explicá-lo para sua mãe.
		
	
	Conservação. Marcos acredita que está se formando um super-herói e adquirindo poderes.
	
	Simbiose . Marcos acredita que ele e o "homem aranha" são uma coisa só e, portanto, apresentam os mesmos poderes e desafios contra o mundo do crime.
	
	Negação da realidade . Provavelmente ele está com o desenvolvimento doentio e acredita que tem as mesmas características ao imitá-lo.
	 
	Representação . Marcos se identifica com algumas características do personagem imitando-o.
	
	Representação . Marcos ainda não sabe se o personagem é ficção ou realidade. Dessa forma, ao imitá-lo corre grande risco de se confundir e colocar sua vida em perigo, devendo ser interceptado.
	
Explicação: Marcos está representando que é o Homem Aranha, um processo de imitação muito comum em sua idade.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Jean Piaget, a segunda infância é marcada por grande desenvolvimento cognitivo. Dentre elas a característica que não representa esse período, encontra-se na alternativa:
		
	
	Os comportamentos motores de locomoção como o engatinhar, o andar, e posteriormente o controle motor.
	 
	Os atos reflexos.
	
	O animismo, o egocentrismo e a capacidade simbólica do "faz de conta".
	
	Os comportamentos ligados ao reconhecimento à aprendizagem e a construção da linguagem.
	
	O aprendizado da sociabilidade e da interação afetiva.
	
Explicação: O ato reflexo é  uma forma de inteligência da fase sensório-motora.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico do estágio chamado:
		
	 
	pré-operatório.
	
	sensório-motor.
	
	sensório-motor e pré-operacional
	
	operatório-formal.
	
	operatório-concreto.
	
Explicação: Pré-operatório

Mais conteúdos dessa disciplina