Buscar

Políticas públicas e organização de Educação Básica

Prévia do material em texto

Políticas públicas e organização de Educação Básica
2. O Estado refere-se a(o):
a) Unidade administrativa que organiza e governa um povo, dentro de um espaço territorial delimitado.
3. O que são políticas públicas?
I. a soma das ações dos governos para promover o bem-estar da população. II. políticas que podem ser realizadas com a participação de entes públicos ou privados, visando assegurar determinado direito de cidadania, social, cultural, étnico ou econômico. III. políticas para que os direitos assegurados pela Constituição Federal do Brasil sejam cumpridos.
Assinale a alternativa corretas acerca das políticas públicas:
c) As afirmativas I, II e III estão corretas
4. Aprendemos nessa aula que há várias abordagens para a análise da sociedade e da elaboração das políticas públicas. Reflita sobre a situação a seguir e identifique a qual abordagem se refere:
Um grupo de pais de determinada comunidade procurou o Conselho Municipal de Educação (CME) da cidade para discutir sobre o desinteresse dos filhos aos conteúdos escolares. Ao conhecerem o CME, os pais começaram a assistir às reuniões do Conselho. Ao trazerem o tema que os incomodava para o Conselho, este, juntamente com os pais e a escola, criaram um projeto digital para atender às crianças daquela cidade: uma plataforma de aulas online de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, entre outras ferramentas. São aulas de todas as disciplinas, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do PEJA — Programa de Educação de Jovens e Adultos.
Ao ler a situação acima, podemos distinguir que a abordagem de análise utilizada para a criação dessa política pública é:
d) Pluralista
		1.
		O Estado do bem-estar social é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Sobre esse tipo de estado podemos afirmar que:
I - surgiu após o processo de industrialização na Europa
II - apareceu para diminuir os problemas sociais causados pelo novo modelo de produção capitalista
III - é um pensamento político e socioeconômico que pretende proporcionar igualdade social, sem classes sociais e baseada na propriedade comum dos meios de produção
Marque a única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre o Estado do bem-estar social:
	
	
	I e II estão corretas
Explicação: O período histórico que trouxe avanços tecnológicos trazidos pela Revolução Industrial também testemunhou o surgimento de uma diversidade de graves problemas sociais decorrentes do processo de urbanização na Europa. Cresceram a pobreza crescente, a mortalidade e a desigualdade social e econômica que, consequentemente, geraram instabilidades sociais muito grandes.
		2.
		Se o Estado do Bem-Estar Social surgiu em oposição às ideias liberais, podemos afirmar que em oposição ao Estado do Bem Estar Social foi proposto outro modelo de estado que é o:
	
	
	Neoliberalista
Explicação: Estado de bem-estar social, Estado-providência ou Estado social é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Já o Neoliberalismo ´e um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Afirma que deve haver total liberdade de comércio, ou seja, livre mercado, porque essa ação garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
		3.
		São características do neoliberalismo:
I - Abertura da economia para a entrada de dinheiro internacional e empresas multinacionais.
II - Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas.
III - Incentiva o aumento da produção, visando alcançar maior desenvolvimento econômico.
Marque a única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre o neoliberalismo:
	
	
	I, II e III estão corretas
Explicação:O Neoliberalismo tem como princípios básicos:
A mínima participação do Estado na economia de um país e no mercado de trabalho com a ideia de torná-lo mais eficiente.
Uma política de privatização de empresas estatais.
A livre circulação de capitais internacionais e destaca a globalização.
A abertura da economia para a entrada de dinheiro internacional e empresas multinacionais.
Adota medidas contra o protecionismo econômico.
A desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas.
Posiciona-se contrário aos impostos e tributos excessivos e incentiva o aumento da produção, visando alcançar maior desenvolvimento econômico.
Encoraja a lei da oferta e da procura para regular os preços.
Defende os princípios econômicos do capitalismo, por isso a base da economia deve ser formada por empresas privadas.
		4.
		A desigualdade social não ocorreu apenas nos países mais pobres do mundo capitalista, mesmo nos países mais ricos as diferenças sociais se aprofundavam. Do ponto de vista dos economistas conservadores, a solução cabível para fomentar a distribuição da riqueza e da renda era:
	
	
	O livre comércio
Explicação: O Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Afirma que deve haver total liberdade de comércio, ou seja, livre mercado, porque essa ação garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
		5.
		O Estado do Bem-estar social ou Welfare State caracteriza-se como um estado assistencial porque:
	
	
	garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos
Explicação:O Estado do Bem Estar Social ou Welfare State caracteriza-se por garantir padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos
		6.
		Ao modo de organização na qual o Estado se encarrega da promoção social e da economia , contrariando os ideários liberalistas que defendiam que a intervenção do Estado na economia e o investimento em políticas sociais eram gastos prejudiciais para a economia, denominamos:
	
	
	Estado de Bem-Estar Social
Explicação: O Estado do Bem-estar surgiu decorrente do processo de industrialização na Europa e para diminuir os problemas sociais causados por esse novo modelo de produção capitalista.
		7.
		Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
	
	
	Estado do Bem Estar Social
Explicação: Para atenuar as desigualdades sociais e as revoltas, os Estados da Europa, sobretudo a Inglaterra, passam a intervir na economia e começaram a elaborar políticas públicas para atender aos novos trabalhadores com serviços em educação, saúde, renda, habitação e previdência social, ou seja, os direitos sociais.
	8a Questão
	
	
	
	Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
	 
	desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
Explicação: Para atenuar as desigualdades sociais e as revoltas, os Estados da Europa, sobretudo a Inglaterra, passam a intervir na economia e começaram a elaborar políticas públicas para atender aos novos trabalhadores com serviços em educação, saúde, renda, habitação e previdência social, ou seja, os direitos sociais.
		1.
		O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituídooficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais. O programa tem por finalidade criar um mecanismo de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O PROUNI é um exemplo de:
	
	
	Política pública educacional
Explicação: As políticas públicas são programas e ações que relacionados com direitos em várias áreas, como: educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte
		2.
		Asseguram à população o exercício de direito, de cidadania: educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça, agricultura, saneamento, habitação popular e meio ambiente.
	
	
	Políticas públicas
Explicação: As políticas públicas são programas e ações que relacionados com direitos em várias áreas, como: educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte
 
		3.
		Podemos definir políticas públicas como:
	
	
	Todas as ações desencadeadas pelo Estado que visem ao bem coletivo.
Explicação: As políticas públicas são importantes e promovem o bem comum.  Conforme, vimos na aula anterior, políticas públicas correspondem aos programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado o direito de cidadania nos segmentos social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, são direitos assegurados pela Constituição Federal de 88.
		4.
		As políticas públicas e os discursos produzidos vêm, paulatinamente, seguindo em direção a uma maior abertura e extensão da escolarização às camadas desprivilegiadas da população. Busca-se um ensino extensivo a todos. Para isso, são criadas a leis, sendo que são as leis, decretos e outros dispositivos que normatizam a educação escolar. Sobre a legislação é correto afirmar que:
	
	
	Lei é a regra social obrigatória, geral e permanente, emanada da autoridade pública, sancionada e promulgada pela autoridade competente do Estado e publicada em jornal oficial. Na educação, a lei que a rege é a LDB 9393/96, que organiza todo o sistema escolar brasileiro.
Explicação: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
		5.
		Uma política pública pode ser resultado de uma ação estatal ou de governo. O que acontece na política de Estado ?
I - as ações são estabelecidas independente do governo e do governante e deve ser realizada porque é amparada pela constituição.
II - as ações estão ligadas a alternância de poder e de vigência de partidos políticos nos cargos públicos
II - cada governo tem seus projetos que podem ou não se transformar em políticas públicas.
Marque a única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre política de estado:
	
	
	Somente a I está correta
Explicação: Na política de Estado as ações são estabelecidas independente do governo e do governante e deve ser realizada porque é amparada pela constituição. Já a política de governo pode depender, justamente, dessa alternância de poder e de vigência de partidos políticos nos cargos públicos, porque cada governo tem seus projetos, que por sua vez se transformam em políticas públicas.
		6.
		Políticas Públicas são todas as ações desencadeadas pelo estado, em qualquer de seus âmbitos, ou seja, no âmbito Federal, Estadual ou Municipal, que visem o bem coletivo. Assinale a alternativa que indica um exemplo de uma ação de Políticas Públicas na educação:
	
	
	Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Explicação: As políticas públicas são importantes e promovem o bem comum.  Conforme, vimos na aula anterior, políticas públicas correspondem aos programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado o direito de cidadania nos segmentos social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, são direitos assegurados pela Constituição Federal de 88.
		7.
		Educação é um processo múltiplo e variado que busca, através de distintas estratégias, o desenvolvimento integra. Numa sociedade extremamente desigual e heterogênea como a brasileira, a política educacional deve desempenhar importante papel para a democratização do conhecimento e para a formação do cidadão.  A partir dessas ponderações compreende-se educação como um dos componentes das políticas públicas. O conceito de políticas públicas pode ser definido como:
	
	
	Todo conjunto sistemático de ações e procedimentos inter-relacionados, publicamente adotado por autoridade governamental (locais, nacionais ou regionais) com o propósito de lidar rotineiramente com algum tema específico.
Explicação: As políticas públicas são programas e ações que relacionados com direitos em várias áreas, como: educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte.
		8.
		As Políticas Públicas de Educação atuais precisam responder a várias demandas atuais. Quais são elas?
I - a um movimento contemporâneo de busca pelos direitos sociais, humanos, inclusão social e escolar no Brasil e no mundo
II - aos princípios legais afirmados na Constituição Federal de 88
III -  a conquista de um estado democrático de direito
Quais afirmativas acima estão corretas?
	
	
	I, II e III
Explicação: As Políticas Públicas de Educação atuais precisam responder ao um movimento contemporâneo de busca pelos direitos sociais, humanos, inclusão social e escolar no Brasil e no mundo. Especialmente, no Brasil, a Constituição Federal (CF) de 1988 marca esse movimento, porque confere em seus artigos a conquista por um Estado Democrático de Direito, em que todos os cidadãos são iguais e possuem os mesmos direitos e deveres perante a lei brasileira. 
		1.
		A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que tem como objetivo reconhecer a dignidade da pessoa humana. Os países que a utilizam precisam estabelecer em seus territórios:
I -  políticas públicas que respeitem a a diiversidade 
II - políticas públicas que propiciem a igualdade de oportunidades e da equidade
III -  atividades públicas que consolidem uma cultura democrática e cidadã
Qual a única alternativa que contém respostas corretas sobre a atuação de países que reconhecem a Declaração Universal de Direitos Humanos?
	
	
	I, II e III
Explicação: A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um grande passo para o reconhecimento da dignidade de todo o ser humano. O Estado brasileiro tem como dever estabelecer princípios para a afirmação dos direitos humanos como universais, indivisíveis e interdependentes. Para isso precisa estabelecer políticas públicas que propiciem a igualdade de oportunidades e da equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã
		2.
		No Brasil, foi elaborado o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), um documento que incorpora:
	
	
	aspectos dos principais documentos internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário
Explicação: Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) é um programa do Governo Federal do Brasil, e foi criado, com base no art. 84, inciso IV, da Constituição, pelo Decreto n° 1904 de 13 de maio de 1996, "contendodiagnóstico da situação desses direitos no País e medidas para a sua defesa e promoção, na forma do Anexo deste Decreto". Já existem três versões do PNDH. As versões I e II foram publicadas durante o governo FHC, e a última, ou PNDH III, foi publicada no final de 2009, no governo Lula.
		3.
		A liderança é uma competência que podemos desenvolver ao longo da vida. Estudamos que há três tipos diferentes de liderança, são eles: autocrática, democrática e liberal. Sobre a liderança autocrática, podemos afirmar que:
I - modo de liderança avançado e mais raro pois só é possível acontecer em grupos extremamente amadurecidos
II -  Nesse tipo de liderança, os grupos não são supervisionados pois os liderados atuam de maneira autônoma para conduzirem seus projetos.
III - o  líder foca suas ações única e exclusivamente em suas tarefas previamente determinadas.
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas sobre a liderança autocrática é:
	
	
	Somente a III
Explicação: Há três tipos distintos de liderança:
Liderança Autocrática ¿o líder concentra suas ações única e exclusivamente em suas tarefas previamente determinadas. Neste tipo de liderança, que também é conhecida como liderança autoritária, o líder toma decisões individuais, ignorando a opinião de seus liderados.
Liderança Democrática ¿ também chamada de liderança participativa foca suas ações nas pessoas que constituem o grupo, dando espaço para participação de todos os liderados na tomada de decisões.
Liderança Liberal ¿ modo de liderança avançado e mais raro pois só é possível acontecer em grupos extremamente amadurecidos. Nesse tipo de lideranças, os grupos não são supervisionados pois os liderados atuam de maneira autônoma para conduzirem seus projetos. Importante frisar que nesse tipo de liderança o grau de reciprocidade, como vimos em Piaget (1973) é altíssimo. Por isso é uma liderança mais rara.
		4.
		A perspectiva democrática pode ser uma excelente ferramenta de gestão para a rotina da escola pública. Sobre a liderança democrática, podemos afirmar que
I - também chamada de liderança participativa foca suas ações nas pessoas que constituem o grupo
II - Dá espaço para participação de todos os liderados na tomada de decisões.
III - é um modo de liderança avançado e mais raro pois só é possível acontecer em grupos extremamente amadurecidos, porque nenhum funcionário é supervisionado.
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas a respeito da liderança democrática é:
	
	
	I e II
Explicação: A liderança participativa foca suas ações nas pessoas que constituem o grupo, dando espaço para participação de todos os liderados na tomada de decisões.
		5.
		A liderança é uma competência que podemos desenvolver ao longo da vida. Estudamos que há três tipos diferentes de liderança, são eles: autocrática, democrática e liberal. Sobre a liderança liberal, podemos afirmar que:
I - modo de liderança avançado e mais raro pois só é possível acontecer em grupos extremamente amadurecidos
II -  Nesse tipo de lideranças, os grupos não são supervisionados pois os liderados atuam de maneira autônoma para conduzirem seus projetos.
III - o  líder foca suas ações nas pessoas que constituem o grupo, dando espaço para participação de todos os liderados na tomada de decisões.
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas a respeito da liderança liberal é:
	
	
	I e II estão corretas
Explicação: A liderança é uma qualidade e uma habilidade que uma determinada pessoa em cargo de gestão exerce sobre outras. Mas, esse poder não é imposto na liderança, ele é interacional pois influenciar de maneira positiva os liderados. Dessa forma a liderança na gestão tem a capacidade de unir um grupo e fazer com que esse grupo trabalhe de maneira coesa para a consecução de um determinado objetivo em comum.
		6.
		A liderança é uma competência que deve ser desenvolvida continuadamente. Mas, sabe-se que há três tipos diferentes de liderança, são eles: autocrática, democrática e liberal. Sobre a liderança autocrática, podemos afirmar que:
I ¿ o líder foca suas ações nas pessoas que constituem o grupo, dando espaço para participação de todos os liderados na tomada de decisões.
II - o líder autocrático concentra suas ações única e exclusivamente em suas tarefas previamente determinadas.
III - o líder toma decisões individuais, ignorando a opinião de seus liderados.
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas a respeito da liderança autocrática é:
	
	
	II e III
Explicação: A liderança é uma qualidade e uma habilidade que uma determinada pessoa em cargo de gestão exerce sobre outras. Mas, esse poder não é imposto na liderança, ele é interacional pois influenciar de maneira positiva os liderados. Dessa forma a liderança na gestão tem a capacidade de unir um grupo e fazer com que esse grupo trabalhe de maneira coesa para a consecução de um determinado objetivo em comum.  
		7.
		A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Justiça (MJ) e Secretarias Especiais, tem o dever de:
	
	
	executar programas e projetos de educação em direitos humanos
Explicação: A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um grande passo para o reconhecimento da dignidade de todo o ser humano. O Estado brasileiro tem como dever estabelecer princípios para a afirmação dos direitos humanos como universais, indivisíveis e interdependentes. Para isso precisa estabelecer políticas públicas que propiciem a igualdade de oportunidades e da equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã.