Buscar

TRABALHO GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 
KARINE ALMEIDA CUNHA 
PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
Santo Antônio de jesus
2018
KARINE ALMEIDA CUNHA 
PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho da disciplina “GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS”, apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, como requisito de avaliação no curso TECNOLOGIA EM MARKETING.
Orientador (a): Mestre Rosa Amorim Bomfim.
Santo Antônio de Jesus
2018
1 INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas é uma atividade essencial para que a empresa alcance seus objetivos globais e específicos, independentemente da sua área de atuação ou da sua estrutura organizacional. Os departamentos de recursos humanos e de departamento pessoal têm abandonado a concepção tradicionalista de tratar apenas das questões legais referentes ao ingresso, permanência, remuneração, férias e desligamento de funcionários. Essas funções ainda existem, e são de extrema importância, mas agora as ações também estão ligadas ao alinhamento do departamento às questões estratégicas da alta cúpula da administração. Esta nova formatação possui também uma nova definição: gestão estratégica de pessoas, que atende as questões até então desprezadas, mas que proporcionam diversos ganhos para a empresa. (MARQUES, 2018).
2 O QUE É UM ORGANOGRAMA? 
De forma resumida, o organograma é um gráfico que representa a estrutura organizacional de uma empresa. Esses modelos de organogramas irão representar as relações hierárquicas ou divisão de setores e cargos que existem nessa organização. 
3 ORGANOGRAMA 
4 OS CARGOS 
Diretor: Dirige, planeja, organiza e controla as atividades de diversas áreas da empresa, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços diversos. (CATHO, 2018) 
Gerente Financeira (FILHA 1): Gerencia informações de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, desenvolve o planejamento financeiro e elabora planos para melhoria do desempenho econômico-financeiro da empresa. (CATHO, 2018) 
Gerente de Projetos (FILHA 2): Acompanha o planejamento, cronogramas, custos, recursos e a qualidade. Planeja entregas do projeto, juntos aos headeres, controlando prazos e certificando-se de que o produto entregue está de acordo com as especificações iniciais e com o planejado. (CATHO, 2018) 
Gerente Comercial: Gerencia diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços. Desenvolve estudos sobre potencial, planos e programas de vendas e acompanha concorrentes, a fim de atingir os objetivos da empresa e aumentar participação no mercado. (CATHO, 2018) 
Ass. Financeiro: Realiza levantamentos e controles das transações financeiras, acompanha fluxo de caixa, contas a pagar e receber. (CATHO, 2018) 
Ass. Comercial: Acompanha os pedidos de vendas, presta apoio no desenvolvimento de propostas comerciais e elabora relatórios sobre tendências de mercado, demanda e concorrentes. (CATHO, 2018) 
Mestre de Obras: Lidera equipes de trabalhadores da construção civil em canteiros, controla equipamentos e materiais, inspeciona qualidade de matérias-primas utilizadas e administra cronograma de obras. (CATHO, 2018) 
Eletricista: Realiza manutenção preventiva e corretiva, instalação de quadros de distribuição de força e analisa consumo de energia, ligação e desligamento de aparelhos elétricos e eletrônicos. (CATHO, 2018) 
Encanador: Opera projetos de instalações de tubulações além de definir traçados e dimensões das mesmas. Especifica, quantifica e inspeciona materiais. (CATHO, 2018) 
Ajudante: Auxilia no planejamento, controle e programação da produção, monitora estoque de materiais e acompanha ordens de fabricação. Realiza carga e descarga de mercadorias e serviços de manutenção e limpeza. (CATHO, 2018) 
5 Plano de Recrutamento e Seleção: O processo serve para capitar pessoas para determinados cargos e instituições. Para a empresa do senhor José Augusto o recrutamento realizado será o externo, através de anúncios em jornais, sites e instituições especializadas em recrutamento, mídias sociais e indicações. Em seguida, será feito a triagem dos currículos, as entrevistas e dinâmicas de seleção, finalizado com a entrevista por competência pelo gestor imediato. Após o processo, o resultado será informado e os novos colaboradores serão integrados na empresa.
6 Redução dos Fatores de Riscos
Comunicação: Tem que ser dada de forma clara e objetiva para q não ocorra mal entendimento.
Resistencia a Mudança: A organização tem que preparar seus colaboradores para a ocupação dessas mudanças.
Limitação de Recursos: É necessário promover meios para que possa haver resultados. 
Falta de Comprometimento da Gestão: O planejamento precisa do apoio total da gestão. 
Falta de Capacitação Gerencial: Precisam ser contemplados no planejamento para o nível tático. 
Expectativas Poucos Realistas: O crescimento será alcançado motivando dessa forma, a equipe ao seu atingimento.
REFERÊNCIAS
 
MARQUES. J. R. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-gestao-pessoas-organizacoes/. Acesso em 06 de Novembro de 2018.
AVILA. R. Modelos de Organogramas. Disponível em: <https://blog.luz.vc/o-que-e/modelos-de-organogramas/. Acesso em 06 de Novembro de 2018.
CATHO ONLINE. Guia de Profissões e Salários. Disponível em: https://www.catho.com.br/profissoes/. Acesso em 06 de Novembro de 2018.
Diretor 
Gerente Financeira
Gerente de Projetos
Gerente Comercial
Ass. Financeiro
Mestre de Obras 
Ass. Comercial 
Eletricista
Encanador
Ajudante

Continue navegando