Buscar

Prévia do material em texto

De acordo com o material estudado, os índices representam a “qualidade” dos aspectos para análise de desemprenho de uma empresa.
Listados abaixo todos os índices e de acordo com o solicitado na atividade, separados por quais devem ser >1 e quais <1 para que uma instituição seja saudável financeiramente.
1) Índices >1:
· Liquidez 
em contabilidade, corresponde à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa. Por exemplo: ouro é um ativo relativamente líquido, pois pode ser rapidamente vendido; uma instalação fabril não o é. – “Wikipedia”.
A liquidez é o índice que indica a capacidade da empresa de quitar suas contas. Quando igual a 1, significa que os passivos e ativos são iguais, ou seja, a organização consegue pagar todas suas contas e não sobra nada. Quando menor que 1, quer dizer que, se todas as dívidas devessem ser pagas com o dinheiro disponível, a empresa não conseguiria quitar com suas obrigações. Quando maior que 1, significa que a empresa consegue pagar suas contas com sobra. 
· Lucratividade
A lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual, que indica o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. É também um dos principais indicadores econômicos da empresa, ligado diretamente com a competitividade do negócio. – “Sebrae”
Diz respeito a quanto irá ganhar para cada R$1,00 investido (quando calculado em real).
>1 = favorável, já que irá ter lucro
= ou < que 1: Desfavorável, já que apresentará prejuízo ou não ganhará nada.
· Rentabilidade
Denomina-se rentabilidade ao benefício econômico obtido por uma atividade comercial que envolve a oferta de bens e serviços. ... Este retorno relaciona duas variáveis: a rentabilidade e o capital investido. Assim, o retorno do investimento é o quociente entre valor recebido e valor investido. – “Guia Bolso”
Mostra qual será a porcentagem ganha no investimento. Portanto, quanto maior, melhor.
2) Índices que devem ser <1:
· Endividamento
O endividamento é um índice calculado para verificar quanto de dinheiro de terceiros a sua empresa está utilizando para se manter em operação. O endividamento é bom quando você pega um empréstimo para crescimento ou expansão dos negócios, por exemplo. – “Glossário de Finanças”
Esse mesmo diz respeito a qual a porcentagem de passivos circulantes da empresa. A regra aqui é que, quanto menor o índice, melhor, já que representa que a empresa está menos endividada.
· Imobilização
Em contabilidade os ativos imobilizados são representados por bens e direitos que a empresa adquire para manter suas atividades em funcionamento, como por exemplo os edifícios, terrenos, máquinas, etc. Também é conhecido como ativo fixo. – “Dicionário Financeiro”
O índice de imobilização mostra qual a porcentagem da imobilização em relação ao capital próprio.
Neste caso, quanto menor o valor, menos dependente de capital de terceiros e acionistas.
· Prazo Médio
Seria o valor equidistante de recebimento de uma carteira. Se eu tenho um valor para receber daqui a 10 dias e um daqui a 30 dias, o prazo médio é calculado de maneira bem simples: É só somar os valores e dividir pela quantidade de elementos. – “Portal de Contabilidade”
Os índices de prazo médio (de compras, vendas ou recebimentos), representam quanto tempo irá demorar para realizar estas ações.
Aqui, não há melhor ou pior, mas, no geral, podemos dizer que quanto menor o prazo médio para recebimento, mais favorável é para empresa.
Giovanna Carreiro Vidal Alencar – RA 5877553.