Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL2 ) - Direito do Trabalho e Previdenciário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/1
O contrato individual de trabalho possui conceituação, classificação e características previstas na Consolidação das Leis do Trabalho. É INCORRETO afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o contrato individual de trabalho poderá ser acorda- do tácita ou expressamente, somente verbal.
2. 
o contrato individual de trabalho poderá ser acorda- do tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
3. 
para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade.
4. 
o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de um ano, podendo ser prorrogado no máximo duas vezes, dentro do limite de um ano, sob pena de vigorar por prazo indeterminado.
Resposta correta
5. 
o contrato de experiência, que é uma das modalidades do contrato por prazo determinado, não poderá exceder noventa dias.
2. Pergunta 2
/1
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, cuja duração é reduzida, possibilitando ao empregador verificar as aptidões técnicas do empregado, o mesmo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo três vezes.
2. 
pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo dez vezes.
3. 
não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
Resposta correta
4. 
pode ser celebrado livremente pelas partes, para qualquer tipo de atividade empresarial.
5. 
não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
3. Pergunta 3
/1
Em relação às atividades insalubres ou perigosas é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o trabalho em condições insalubres assegura ao empregado um adicional de 10%, 30% e 40% do salário mínimo, segundo se classifiquem nos graus mínimo, médio e máximo. 
2. 
o trabalho em condições insalubres assegura ao empregado um adicional de 20%, 50% e 70% do salário mínimo, segundo se classifiquem nos graus mínimo, médio e máximo. 
3. 
o direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física. 
Resposta correta
4. 
o trabalho em condições perigosas assegura ao empregado um adicional de vinte por cento sobre o salário base. 
5. 
a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia, sendo a de insalubridade realizada por médico do trabalho e a de periculosidade por engenheiro do trabalho.
4. Pergunta 4
/1
Em relação à perícia de insalubridade, assinale a alternativa que contém o entendimento jurisprudencial pacificado pelo TST:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, prejudica o pedido de adicional de insalubridade. 
2. 
a realização de perícia é obrigatória para a verificação de insalubridade. Quando, porém, não for possível sua realização, como em caso de fechamento da empresa, o pedido será julgado improcedente. 
3. 
a verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, não prejudica o pedido de adicional de insalubridade.
Resposta correta
4. 
a lei não distingue entre o médico e o engenheiro para efeito de caracterização e classificação da insalubridade, sendo que somente o primeiro pode elaborar o laudo específico de insalubridade. 
5. 
a realização de perícia não é obrigatória para a verificação de insalubridade, em nenhuma hipótese.
5. Pergunta 5
/1
Sobre o tema jornada de trabalho, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
os titulares da relação de emprego podem pactuar livremente a sua duração, desde que observem parâmetros de razoabilidade e proporcionalidade.
2. 
os seus limites legais podem ser alterados pelos contratantes, ainda que em prejuízo do trabalhador, mas, nesse caso, deverá ele estar assistido por seu sindicato profissional.
3. 
as negociações coletivas podem estabelecer regras relativas à sua duração, mas a aplicação dessas disposições aos contratos individuais de trabalho está condicionada à concordância expressa de trabalhadores e empregadores, sob pena de ineficácia da cláusula normativa correspondente.
4. 
as negociações coletivas não podem estabelecer regras relativas à sua duração, em nenhuma hipótese.
5. 
a jornada de trabalho fixada em lei pode ser objeto de prorrogação mediante ajuste entre empregado e empregador, desde que respeitado o máximo de duas horas diárias, as quais deverão ser pagas com adicional mínimo de 50%.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
Considere o tema à duração do contrato individual de trabalho, para responder a questão a seguir: 
A teoria contratualista considera a relação entre empregado e empregador um contrato porque decorre de um acordo de vontade entre as partes, devendo este ser escrito. Por outro lado, a teoria anticontratualista entende que o empregador é uma instituição na qual há uma situação estatutária e não contratual, em que as condições de trabalho demonstram uma subordinação do empregado pelo empregador, podendo ser este um acordo verbal. 
É correto afirmar que o contrato por prazo determinado:
Ocultar opções de resposta 
1. 
poderá ser estipulado por prazo superior a dois anos, desde que o seu objeto dependa da realização de determinados acontecimentos.
2. 
será lícito, seja qual for a sua finalidade.
3. 
quando for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
Resposta correta
4. 
não prevê o pagamento de indenização caso seja rescindido sem justa causa de forma antecipada.
5. 
será ilícito, seja qual for a sua finalidade.
7. Pergunta 7
/1
De acordo com o artigo 58 caput da Consolidação das Leis do Trabalho “a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite". Segundo entendimento Sumulado do TST, para estes empregados quando sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, para o cálculo do valor do salário-hora aplica-se o divisor
Ocultar opções de resposta 
1. 
220.
2. 
250.
3. 
200.
Resposta correta
4. 
176.
5. 
160.
8. Pergunta 8Crédito total dado
/1
Assinale a alternativa que retrata a situação de intervalos não remunerados conforme trata a Consolidação das Leis Trabalhistas: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o descanso semanal remunerado e o descanso de vinte minutos para quem trabalha no interior de câmaras frigoríficas, a cada três horas de labor.
2. 
os dois descansos diários de trinta minutos cada para a mulher amamentar seu filho até que complete seis meses, e o de duas horas para alimentação e descanso nas jornadas de trabalho acima de seis horas.
3. 
o de uma hora para alimentação e descanso para jornadas acima de seis horas e de dez minutos a cada período de noventa minutos trabalhados nos serviços de mecanografia.
Resposta correta
4. Incorreta:
o de quinze minutos para alimentação e descanso nas jornadas de trabalho de quatro a seis horas, e o período mínimo de onze horas entre uma jornada e outra para os trabalhadores que se incluem na regra geral, prestando serviços em oito horas diárias ou quarenta e quatro horas semanais de trabalho.
5. 
o descanso semanal remunerado e o descanso de vinte minutos para quem trabalha no interior de câmaras frigoríficas, a cada uma hora e quarenta minutos de labor.
9. Pergunta 9
/1
Considere as assertivas seguintes sobre o contrato individual de trabalho, diante da legislação abaixo: Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.
(...)§ 3o Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a
prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria. 
I. O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado de forma expressa e por escrito. 
II. A lei prevê como regra a indeterminação do prazo e como exceção a prefixação de prazo para os contratos individuais de trabalho. 
III. O contrato por prazo determinado de experiência não poderá ser feito por prazo superior a 90 dias. 
IV. O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo. 
V. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, em qualquer situação. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV.
2. 
I, III e IV.
3. 
II, III e IV.
Resposta correta
4. 
I, II e III.
5. 
II, IV e V.
10. Pergunta 10
/1
Assinale a alternativa que representa o entendimento pacificado pelo Tribunal Superior do Trabalho quanto ao Adicional de Periculosidade:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
o espaço adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, não integra o cálculo de indenização. 
2. 
é devida a integração do adicional de periculosidade sobre as horas de sobreaviso do empregado.
3. 
os empregados que operam em bomba de gasolina terão direito ao pagamento do adicional somente quando constatada a periculosidade em laudo pericial. 
4. 
o empregado exposto de forma intermitente a condições de risco não tem direito à percepção do adicional de periculosidade. 
5. 
o espaço adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, integra o cálculo de indenização e de horas extras. 
Resposta correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?