Buscar

FUND DA EDUC DE JOVENS E ADULTOS E EDUC POPULAR

Prévia do material em texto

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR_2 	
Quest.: 1
1.Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
	para o mercado de trabalho
	para se alfabetizar
	para melhorar as relações sociais
	para um movimento de inclusão social
	para ler, escrever e contar
Quest.: 2
2.Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:
Da transição do modelo urbano-industrial para um modelo agrário exportador.
Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
Da educação nas séries iniciais, como forma de prevenir o analfabetismo.
Da crise do modelo tradicional de ensino.
Do retorno da população agrária para o interior do Estado.
Quest.: 3
3.No Brasil, em 1967, durante o regime militar surge o Mobral - Mo­vimento Brasileiro de Alfabetização. Os militares tinham todo o controle do que seria ensinado. O MOBRAL organizou-se, a partir dos anos de 1970, em ação paralela ao ensino Supletivo do MEC. O ENSINO SUPLETIVO foi regulamentado pela Lei nº 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que compreendia quatro funções: suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação. Com essa regulamentação pela primeira vez, foi organizado em um capítulo próprio, diferenciando-o do ensino regular básico e secundário, abordando, inclusive, a necessidade da formação de professores especificamente para ele e trazendo avanços significativos para o ensino de Jovens e Adultos. Apesar de ter sido elaborada no auge do período de ditadura civil-militar, esse instrumento legal, contraditoriamente, representou a ampliação, em nível legislativo, das oportunidades educacionais.
Essa colocação sinaliza que a modalidade EJA está sendo reconhecido como modalidade, mas as funções mostram a fragilidades. Marque a resposta onde aparece de forma clara essa limitação para a educação.
Essas funções mostram a educação pelo viés compensatória (que tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência), tendo como referencial pedagógico o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.
A escola é concebida como um espaço sócio-cultural de aquisição de conhecimentos, espaço de socialização, de trocas culturais e de construção significativa do conhecimento escolar e social.
Existe uma proximidade entre o conhecimento escolar e o conhecimento que tais sujeitos trazem da vida.
Os conteúdos fazem parte do universo experimental do jovem ou adulto e levam em consideração as experiências e o universo já vivido pelo educando.
O educador funciona como elemento facilitador do conhecimento e o educando, participa ativamente do processo da aprendizagem.
Quest.: 4
4.O veto do Presidente Fernando Henrique Cardoso levou à exclusão da EJA no FUNDEF, significando uma estagnação no setor financeiro da Educação de Jovens e Adultos desmotivando a ampliação de vagas.
I. Consequentemente o veto levou a Educação de Jovens e Adultos a exclusão dos recursos do FUNDEF, desestimulando a ampliação de vagas.
II. Diminuição do aumento de turmas em relação aos anos anteriores.
III. O setor municipal a expandir a EJA.
 A responsabilidade da EJA no MEC. Baseado na análise do texto é correto o que se afirma em:
	I e II.
	I e III.
	II.
	II e III.
	I.
Quest.: 5
5.Assinale a opção CORRETA que apresenta a abordagem complementar a frase de Paulo Freire, descrita abaixo. Ferraro (2003, p. 197) destacou no texto publicado por Paulo Freire, em ocasião do exílio no Chile, o seguinte item que sintetiza a concepção da sociedade acerca do analfabeto. ¿A abordagem dessa questão, ao longo de nossa história, sempre foi marcada
Pelo preconceito, discriminação e estigmatização.
Pela associação do analfabetismo à marginalidade.
Pela garantia tardia dos direitos.
Pelo difícil acesso às escolas.
Ela ruptura na família
Quest.: 6
6.As marcas que a escola imprime no aluno jovem e adulto são, definitivamente, complexas e acentuadas. A experiência escolar pregressa do aluno jovem e adulto, quase sempre é marcada pelo:
Insucesso, fracasso e exclusão
Triunfo, aquisição e exclusão
Alcançamento, consecução e conquista
Êxito, excepção e triunfo
Sucesso, envolvimento e inclusão
Quest.: 7
7.Qual o desafio que se coloca para toda a sociedade e em particular para os educadores de jovens e adultos?
É pensarmos em uma educação pautada na reprodução, distanciada de reflexão e crítica.
É pensarmos possibilidades de uma educação voltada para o mundo do trabalho, pautada na reprodução.
É pensarmos possibilidades de uma educação libertadora, porém pautada na reprodução.
É pensarmos possibilidades de uma educação integrada, que possa romper e superar a dualidade socioeducacional.
É pensarmos em uma educação reprodutivista, visando uma sociedade homogênea.
Quest.: 8
8.O trabalho em sala de aula, com jovens e adultos deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico. A metodologia deve partir de uma concepção dialógica e dialética onde os debates não devem se contentar somente com as explicações do professor. Assim, o professor estará promovendo um trabalho que:
Privilegia o saber comum.
Leva o aluno a se estigmatizar.
Subestima a consciência do aluno / trabalhador.
Desfavorece a criatividade.
Possibilita a criação de uma consciência crítica.
Quest.: 9
9.A função social da escola deveria ser a de colocar o conhecimento nas mãos dos excluídos de forma crítica, descentralizando o poder que está concentrado nas classes dominantes para que os mesmos desenvolvam uma consciência crítica sobre a realidade. Ao defender estas idéias, Paulo Freire estava nos alertando para lutarmos contra:
a Escola
a Política
a realidade dos alunos
o preconceito de classe
a distribuição do poder
Quest.: 10
10.De acordo com a Pedagogia defendida por Paulo Freire, a autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser. Não ocorre em data marcada. É nesse sentido que os pedagogos devem estimular reflexões centradas em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, o que pressupõe:
experiências respeitosas da liberdade.
o receio às críticas mesmo construtivas.
a licenciosidade que hipertrofia a decisão coletiva.
o espontaneísmo.
a espera para saber onde as pessoas podem ir e em seguida mostrar o caminho certo.