Buscar

Prova Online - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100776 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Em relação aos temas da possibilidade e da liberdade, é correta a seguinte alternativa.
 
a )A ideia de possibilidade relaciona-se diretamente à noção de liberdade, podemos mesmo dizer que livre é aquele que podeD algo e, por consequência, não livre é alguém que não pode algo.
b )A Filosofia, e mais especificamente a epistemologia, não se preocupa com a definição de possibilidade em um sentido mais próprio e técnico, porque essa noção já está dada no senso comum. Dessa forma, é mais seguro utilizar-se de uma noção já preestabelecida.
c )A possibilidade lógica define o possível como aquilo que implica contradição, necessariamente. A importância da possibilidade lógica portanto está no que ela pode incluir, através de enunciados como: "...é logicamente possível que...".
d )O cientista social, para melhor apreender o substrato social, deve estar atento às hipóteses preconcebidas pelo senso comum, preferindo estas às filosóficas pela descrição mais genuína dos conceitos. Nesse sentido, torna-se desnecessário ao cientista social utilizar os conceitos epistemológicos.
QUESTÃO 2
Qualidades secundárias dos objetos são, por exemplo,
 
a ) as cores que possuem, como amarelo, vermelho, azul etc.
b ) propriedades que envolvem medidas, como sua extensão.
c ) propriedades mentais, como pensamentos, opiniões etc.
d ) as quantidades matemáticas que elas expressam.
QUESTÃO 3
A concepção de Ciência segundo a qual devemos a falibilidade de todas as teorias científicas, retendo, contudo, uma espécie de base empírica infalível, chama-se
a ) convencionalismo sofisticado.
b ) convencionalismo ingênuo.
c ) falsificacionismo sofisticado. 
d ) falsificacionismo ingênuo.
QUESTÃO 4
Uma crença autoevidente é aquela crença
a ) que somente pode ser justificada ou aceita por fé.
 
b ) cuja verdade não pode ser posta em dúvida.
c ) que somente Deus possui.
d ) cuja verdade depende de outras crenças anteriores.
QUESTÃO 5
Em relação à problemática da demarcação sobre o que é e o que não é ciência, é correto afirmar que
a )Popper estabelece um critério de demarcação do que é ou não ciência, afirmando, pelo critério da testabilidade, que uma teoria é científica quando for, necessariamente, verdadeira.
b )embora tenha sido discutido no decorrer da história se moral e religião são ou não ciências, hoje está pacificado que ambas têm estatuto de cientificidade, sendo verdadeiras ciências, além serem produtos do engenho humano, porque tem objeto e método de averiguação.
 
c )uma perspectiva para demarcar o que é e o que não é ciência consiste em atentar para a diferença entre o ser, o dever-ser e o sentir. Os demais produtos do engenho humano tratam do dever-ser e do sentir, como o direito e a moral, enquanto a ciência trata daquilo que é, especificamente, ou seja, do ser.
d )a moral trata de como as pessoas deveriam agir, e não de como elas agem ou como elas são. No entanto, como possui um método de averiguação das ações humanas e tem por objeto o certo e o errado das condutas, é tida como uma ciência no sentido legítimo do termo.
QUESTÃO 6
Sobre os aspectos gerais que envolvem a objetividade e a subjetividade nas ciências sociais, assinale a alternativa correta.
a )Tanto a objetividade moral quanto o subjetivismo, com o seu relativismo, pressupõem a unicidade moral. Para ambas as correntes, sendo os valores reais, necessariamente se diferem e se excluem.
b )Uma das grandes questões das ciências sociais é se é possível a objetividade do observador. Na moderna epistemologia das ciências sociais sabe-se que é possível a objetividade nas observações dos cientistas sociais. Essa neutralidade do pesquisador é alcançada graças a métodos e técnicas de pesquisa que permitem a segurança da objetividade nas pesquisas.
c )Outro ponto em comum com a concepção objetivista e subjetivista tem uma perspectiva de que os valores são reais, opondo-se ao relativismo, que prega que os valores não são reais, mas antes relativos à cada cultura.
 
d )A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do observador.
QUESTÃO 7
"Um processo inferencial por meio do qual razões a favor ou contra são consideradas ao se escolher entre alternativas para agir, e tem em vista a formação de uma vontade ou intenção". Essa é a definição de um
 
a ) raciocínio analógico.
b ) raciocínio teórico.
c ) raciocínio prático.
d ) raciocínio dedutivo.
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa que representa o ponto de vista de Popper.
a ) Observações são sempre seletivas e pressupõem alguma coisa como um princípio de seleção.
b ) Uma lei natural deve ser deduzida de princípios universais.
c )  Observações nunca são seletivas e constituem experiências neutras usadas para julgar teorias científicas.
 
d ) Uma lei natural deve ser inferida por meio de processos indutivos.Parte inferior do formulário
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – 1º SEMESTRE – MÓDULO 1 A – FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Mais conteúdos dessa disciplina