Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definição da massagem do seio carotídeo e consequências fisiológicas no paciente após sua realização:
O seio carotídeo é uma região dilatada da artéria carótida interna logo acima de sua origem da artéria carótida comum, ele tem como função a homeostasia da pressão arterial, através da regulação por meio de barorreceptores periféricos que provocam um aumento na pressão sanguínea e iniciam uma resposta que leva a pressão sanguínea de volta ao normal, e uma regulação dos batimentos cardíacos.  
A massagem do seio carotídeo é uma manobra vagal que aumenta temporariamente a pressão arterial no seio carotídeo, essa ação engatilha o reflexo barorreceptor e resulta em um aumento do débito parassimpático para o coração através do nervo vago. No coração, o nervo vago direito serve para estimular o nó sinoatrial (SA), o marca-passo do coração saudável, no átrio direito; isso causa lentidão na atividade elétrica dentro do nó SA. O nervo vago esquerdo inerva principalmente o nó atrioventricular (AV), que retarda a condução entre os átrios e os ventrículos, resultando em uma diminuição na velocidade e frequência dos batimentos cardíacos. Tal técnica é potencialmente benéfica clinicamente para os pacientes, caso bem-sucedida, pode evitar intervenções mais caras e possivelmente perigosas, como sedação, cardioversão elétrica ou administração de vários medicamentos.
Para realizá-la, coloca-se o paciente em decúbito dorsal com o pescoço estendido e girado para o lado oposto do seio carotídeo que o profissional pretende massagear, usa-se as pontas dos dedos indicador e médio para aplicar pressão na direção posteromedial por 5 a 10 segundos. Se malsucedido, o procedimento pode ser repetido após 1 minuto. Se ainda assim não tiver sucesso, pode-se tentar a manobra do lado oposto. 
 Há contra indicações para a realização da massagem do seio carotídeo em pacientes que apresentem sopro carotídeo, histórico de ataque isquêmico transitório, histórico de derrame, que apresentem taquicardia ventricular, fibrilação ventricular ou infarto do miocárdio nos últimos três meses. Ademais, não é recomendado em pacientes em idade avançada por esse grupo apresentar maior risco de doença da artéria carótida e a realização da massagem do seio carotídeo em pacientes com essa enfermidade pode induzir sintomas neurológicos transitórios ou permanente
REFERÊNCIAS:
· Niehues LJ, Klovenski V. Vagal Maneuver. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; July 10, 2020.
· LACERDA, Gustavo de Castro et al . Prevalência e preditores da resposta cardioinibitória à massagem do seio carotídeo em 502 pacientes ambulatoriais. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 90, n. 3, p. 163-171,  Mar.  2008.
· TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14º Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016