Buscar

CASE CANIVETES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FONTE: https://www.docsity.com/pt/cases-de-gestao-da-qualidade/5425256/
 
ESTUDOS DE CASO
VICTORINOX E O CANIVETE SWISS ARMY 
O famoso canivete Swiss Army é fabricado pela Victorinox Company em sua fábrica na cidade suíça de Ibach. A empresa tem numerosas cartas de seus clientes testemunhando a qualidade e a durabilidade de seus produtos. Por exemplo: “Estava instalando um novo equipamento em uma estação de tratamento de esgoto... O canivete escapou de minha mão e caiu no tanque de aeração... que é extremamente corrosivo para metais. 
Quatro anos após, recebi um pequeno pacote com uma observação do supervisor da estação. Eles haviam esvaziado o tanque de aeração e encontraram meu canivete... que estava em surpreendentes boas condições... Posso assegurar que poucos produtos oderiam ter sobrevivido a um tratamento como esse; os componentes teriam se dissolvido ou, simplesmente, desaparecido.”
Hoje, a fábrica Victorinox monta 27 mil canivetes por dia (mais aproximadamente 100 mil outros itens). Mais de 450 etapas são exigidas em sua fabricação. Mas os tempos não têm sido fáceis para a Victorinox Company. Mas uma grande ameaça às vendas tem sido o crescimento do mercado de canivetes “Swiss Army” falsos, fabricados principalmente na China. 
Muitos deles parecem semelhantes ao original; têm até a familiar cruz suíça no corpo. Então, qual sua defesa contra essas falsificações? “Qualidade”, diz o CEO Carl Elsener. “Exaurimos todos os meios legais para proteger a marca de nossos produtos populares. Nosso melhor meio de proteção é a qualidade que permanece insuperável e que fala mais alto do que palavras.” 
É o “sistema de controle de qualidade da Victorinox” que está no centro dessa defensiva. Primeiro, os materiais que entram são checados para ver se estão em conformidade com as especificações de qualidade. Isso inclui medir com precisão todos os aspectos da qualidade recebida. 
O laboratório da Victorinox está em conformidade com o mais recente padrão de engenharia e garante que somente o aço e o plástico que cumprem seus rigorosos padrões de qualidade são utilizados na fabricação dos produtos. O aço consiste em ligas especiais, que possuem as características materiais mais importantes para o respectivo campo de aplicação. Todas as ligas têm sua composição testada por meio de análise de espectro, que usa um arco elétrico sobre o material sob um gás protetor, de modo que as partes da sua superfície se fundem e evaporam. 
A partir da análise espectrométrica do arco, a composição da liga dos diversos metais pode ser calculada. A inspeção metalúrgica também é usada por polimento de amostras, moldando-as em plástico e gravando com um ácido. Isso permite que as falhas nos materiais sejam facilmente detectadas. O laboratório também possui um “teste de retenção de borda” usando equipamentos especiais para testar a capacidade do material para manter sua borda durante uma série de testes de corte. 
Durante a produção dos canivetes, o controle do processo é empregado em todas as etapas do processo de produção, e é responsabilidade dos funcionários da empresa, que o utilizam para manter, implementar e melhorar a qualidade dos produtos. Eles também são responsáveis por seguir os procedimentos de qualidade da empresa e pela melhoria contínua e mensurável. 
Ao final do processo de produção, o “Departamento de Inspeção Final” emprega 50 a 60 pessoas que são responsáveis em assegurar que todos os produtos estão em conformidade às especificações. Quaisquer produtos que não atendem a essas especificações são isoladas e identificadas. As partes fora da conformidade são consertadas ou substituídas no departamento de reparos. 
RESPONDA
1. Quais os diferencias comunicados pela empresa quanto a qualidade do produto?
2. A qualidade comunicada pela empresa e a qualidade percebida pelo cliente está em conformidade?
3. Como mais de 450 etapas no processo de fabricação como garantir qualidade visando o defeito zero?
4. Qual a principal ameaça a empresa? O que você propõe para enfrentar?
5. Por que a qualidade é a defesa utilizada pela empresa para enfrentar a concorrência? 
6. Conformidade – o que significa quando se fala de qualidade? 
7. No tocante ao controle de qualidade da matéria prima para fabricação, quais os diferenciais adotados pela empresa?
8. Como a empresa trabalha o controle de qualidade nas etapas de produção?
9. Por que o controle do processo é empregado em todas as etapas do processo de produção? Que benefícios traz para empresa?
10. Conformidade às especificações no processo final de fabricação. O que isso significa?

Outros materiais