Buscar

A importância do POP e a sua aplicabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do POP e a sua aplicabilidade
O chamado POP (sigla para Procedimento Operacional Padrão) é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Servindo para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades. Dessa forma, um POP determina o que, como, por quem e quando deve ser feito aquilo que ele descreve.
Na área da saúde, esses documentos são imprescindíveis para determinar a qualidade, eficiência e eficácia de uma série de operações que devem seguir os critérios técnicos e obedecer às normas e legislação relacionadas a cada setor ou atividade.
Portanto, é fundamental que em cada rotina onde exista a necessidade de um procedimento padrão, todos os colaboradores responsáveis e que possuam contato direto com os processos tenham pleno conhecimento sobre o conteúdo do documento. Além de manterem-se informados sobre as revisões e atualizações.
Procedimento Operacional Padrão: a necessidade de revisar constantemente a lista de rotinas e atualizar o documento, diante de qualquer necessidade de alteração. 
Em geral, todo Procedimento Operacional Padrão deve conter uma lista de elementos e informações para descrever a rotina documentada. São eles:
· nome do procedimento;
· responsável pela elaboração do POP;
· área/local de aplicação;
· elenco de responsáveis pela tarefa, descritos por cargo ou função;
· descrição de materiais envolvidos na tarefa;
· descrição das siglas;
· gráficos e fluxogramas, quando a tarefa exigir;
· documentação de referência (manuais, guias de seguranças etc);
· passo a passo do procedimento (etapas, sequência de realização, nomeação dos responsáveis por etapa etc);
· perspectiva/histórico de revisão.
Ainda que seja algo primordial, a prática das revisões costuma ser protelada, ou porque é um processo considerado burocrático ou porque ainda há uma carência de novas tecnologias no setor de saúde que demandam poucas mudanças nos POPs. É de tamanha importância e também a dificuldade de definir bem o passo a passo de cada processo, estruturar e atualizar os documentos de Procedimento Operacional Padrão, que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) criou o Manual de Padronização de POPs.
Ou seja, a partir da definição e das atualizações regulares dos processos e consequente consolidação desses quesitos, há uma convergência para minimização de erros. Além de desvios na execução, resultando em aumento da qualidade dos serviços prestados. Ademais, como uma das finalidades é a padronização e o controle na realização de determinadas tarefas, esse documento é fundamental para que no dia a dia da instituição não haja a interrupção na realização dos processos devido à ausência do funcionário.
Um ótimo exemplo de POP que pode ser simplificado com uso da tecnologia é o que trata da verificação de temperatura e umidade na armazenagem de medicamentos. A partir da implantação de um sistema automatizado que monitora estes dados e emite alertas em caso de alterações, além de relatórios completos, todo o trabalho feito manualmente em planilhas deixa de existir, tornando o processo fácil e muito mais seguro.

Outros materiais