Buscar

Detecção de Salmonella ssp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Detecção de Salmonella ssp. em alimentos
· A Salmonella é o principal agente global de doenças de origem alimentar, com dezenas de milhões de casos por ano em todo mundo. Entre 2007 e 2016 a Salmonella foi o microrganismo mais envolvido em surtos de DTA no Brasil, seguido por Escherichia coli e S. aureus. 
· Faz parte do gênero Enterobacteriacede, são bastonetes Gram negativos, não esporogênico, anaeróbios facultativos e oxidase negativos. Quanto a classificação sorológica, existem antígenos somáticos “O” que têm sua base química a diversidade de polissacarídeos de parede celular das bactérias Gram negativas; os antígenos capsulares “VI” são antígenos capsulares específicos bem conhecido é o antígeno Vi e antígenos flagelares “H” que são derivados do flagelo das cepas móveis. 
· A Salmonella fermenta glicose com produção de ácido (100% das cepas) e gás (96% das cepas); não fermentam a lactose e a sacarose (99%); descarboxilam a lisina (98%), com exceção do sorotipo Paratyphi A (100% das cepas negativas); produzem H2 S (95%), com exceção dos sorotipos Paratyphi A (90% das cepas negativas) e Choleraesuis (50% das cepas negativas), entre outras características bioquímicas. 
· O método tradicional de análise de Salmonella segue 4 etapas que podem ser aplicadas a qualquer tipo de alimentos: 
1. O pré-enriquecimento em caldo não seletivo objetiva recuperar as células injuriadas. São adicionados 25g ou ml da amostra em 225 ml do caldo não seletivo de pré-enriquecimento (diluição 10-1), homogeneizado e incubado a 35°C/24h. Para uso geral recomenda-se o caldo lactosado ou a água peptonada 0,1%peptonada.
2. O enriquecimento seletivo objetiva estimular a multiplicação de salmonelas e reduzir ou inibir o crescimento dos organismos competitivos, tais como coliformes, Proteus e Pseudomonas. Alíquotas de 0,1ml das amostras pré-enriquecidas serão pipetadas em tubo contendo 10ml de caldo Rappaport Vassiliadis e 10ml para tubo contendo 10ml de caldo Selento-Cistina. Os tubos serão incubados a 37°C por 24 horas.
3. O plaqueamento seletivo diferencial objetiva promover o desenvolvimento preferencial de colônias de Salmonella, com características típicas que as distingam dos competidores, para posterior confirmação sorológica e bioquímica. O tubo com enriquecimento seletivo é agitado e é estriado uma alçada nos meios ágar Salmonella-Shigella, ágar entérico de Hectoen e ágar xilose lisina descarboxilase. Incubar as placas invertidas a 35°C/24h e, em seguida, verificar se há desenvolvimento de colônias típicas de Salmonella.
4. A confirmação visa verificar se as colônias típicas obtidas nas placas são realmente colônias de Salmonella, através de provas bioquímicas e sorológicas. Na confirmação preliminar são removidos uma porção da massa de células da colônia típica e semear em tubos inclinados de ágar lisina ferro e ágar tríplice açúcar. A semeadura é feita por picada e estrias na tampa e incubadas a 35°C/24h. Posteriormente aos resultados da confirmação preliminar, é feita a confirmação com testes bioquímicos.
· É muito importante essa pesquisa de Salmonella, pois sua presença não é permitida em nenhuma quantidade nos alimentos.

Continue navegando