Buscar

Unidade 1 A1 CONTROLE HIGIENICO E SANITARIOS DOS ALIMENTOS

Prévia do material em texto

Unidade 1 – A1 CONTROLE HIGIENICO E SANITARIOS DOS ALIMENTOS
Por Whitney Cristina Martins
Setembro 2021
DTA´s, essas doenças têm com origem alimentar.  São causadas por agentes, os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
Muito provável que a infecção da Mariana foi causada pela bactéria Listeria Monocytogenes, para afirmar com precisão somente com a confirmação das análises das amostras coletadas pela Vigilância Sanitária. Essa bactéria estava presente no salmão que foi ingerido, causando a infecção que pode causar abortos em mulheres gravidas e mortes de recém-nascidos e menores de 05 anos. 
O dono do restaurante japonês o senhor Frederico, já havia percebido que o peixe não estava fresco e nem devidamente refrigerando. Isso já é um claro indicio de que o alimento poderia causar problemas de saúde para pessoas mais suscetíveis que o consumissem de forma crua.
Apesar do número de casos de Listeria em todo o mundo ser muito reduzido, os riscos de saúde e consequências graves associados tornam-na numa das mais graves doenças de origem alimentar.
No caso de carne e peixe crus, a bactéria Listeria monocytogenes, ela não sobrevive a altas temperaturas, mas como o peixe estava cru, a bactéria se prolifero. O peixe também não deveria estar dentro de uma validade considerada segura. Para evitar a proliferação dessas bactérias é necessário consumir o alimento o mais rápido possível entre 2 e 3 dias e mantê-lo sempre em temperaturas bem baixas.
Os sintomas envolvem geralmente febre, fadiga e dores em mulheres grávidas. Outros sintomas incluem dores de cabeça, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio, bem como febre e dores musculares.
As medidas de controle e prevenção devem ser feitas dês da pesca do peixe até o produto final para os consumidores, incluindo Saneamento básico adequado, manter fossas longe de cisternas, fazer uso de água tratada, lavar as caixas d'água a cada seis meses ou em tempo menor, se necessário, lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e do preparo delas, higienizar bem alimentos que serão consumidos crus, como frutas, verduras e legumes, evitar o consumo de alimentos de origem animal crus ou malpassados, higienizar bem os utensílios utilizados no preparo dos alimentos, armazená-los sob refrigeração e manter os alimentos armazenados de forma adequada.
Referencias:
https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-transmitidas-por-alimentos
https://alimentossemmitos.com.br/existe-risco-de-contrair-doencas-transmitidas-por-alimentos-ao-ingerir-carnes-e-peixe-crus
http://www.fao.org/3/T1768P/T1768P02.htm

Continue navegando