Buscar

Curriculos_de_geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação da Disciplina 
Curriculos da Geografia
Questão 01 
Utilizando a internet, o professor poderia, por exemplo, propor aos alunos de 4º e 5º anos uma pesquisa no programa “Google Earth” sobre imagens de território, de espaço, de acordo com a realidade desses estudantes. É possível, assim: comparar a proximidade e a localização das áreas dentre as opções escolhidas e registrar no caderno as novas linguagens. In: MEC. Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério das características humanas/culturais e naturais a partir das imagens de satélite. É uma atividade de leitura e interpretação do território. Incorporar a internet na realização das atividades de ensino pode ser uma maneira de explorar novos campos de pesquisa, criar novas percepções de mundo e sociedade. A continuidade das pesquisas e a divulgação dos conhecimentos produzidos podem ser feitas por meio dos blogs, e-mails, homepages etc. A internet, assim, pode proporcionar uma maior socialização, interação e democratização dos conhecimentos com agilidade (SANTOS; COSTA; KINN, 2010). SANTOS, R. J.; COSTA, C. L. da; KINN, M. G. Ensino de geografia e Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Na perspectiva dos usos das novas tecnologias e linguagens associadas, qual alternativa é incoerente com a compreensão das espacialidades? 
É expressivo o fato de que a paisagem e o espaço possuem baixa potencialidade de articulação como par dialético, visto que a paisagem é a materialização de um instante da sociedade e o espaço contém o movimento dessa sociedade. 
Questão 02 	
O Conselho Nacional de Educação já estabeleceu, na década de 2000, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Portanto, já há uma base nacional curricular, não apenas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, mas também da tradição e das propostas curriculares das unidades da federação (COUTO, 2016). COUTO, M. A. C. Base Nacional Comum CurricularBNCC componente curricular: geografia parecer crítico. Revista da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Geografia (Anpege), v. 12, n. 19, p. 183-203, 2016. Considerando essa afirmação, qual alternativa é incoerente no sentido da criação da BNCC? 
A BNCC deve desconsiderar tudo que foi produzido antes e constituir uma articulação centrada na natureza do sistema.
Questão 03 
Buscar a geografia do custo zero (gcz) e pensar sobre o que se vê (qsv) deixam de implicar em se conformar com a pobreza de nossas escolas. Podemos incluir nossos alunos no próprio planejamento de nossas aulas e conteúdos porque a geografia deve falar dos espaços e pessoas e com quem convivemos (KAERCHER, 2011). KAERCHER, N. A. A geografia escolar não serve para quase nada, mas... Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-12, 2011. Qual das alternativas encontra-se fora de sintonia com as estratégias que se alinham com essa postura de valorização do estudante? 
O professor pode até amar seus alunos, mas deve ter a clareza que é sozinho que constrói a verdadeira geografia. 
QUESTÃO 04 
A Educação 4.0 engloba, dentre outras características, as EdTechs, Startups Educacionais, Espaços HUBs, Competências Socioemocionais, Metodologias Ativas (especialmente as que fazem uso da instrumentação de ensino por meio de recursos inovadores em hardware e software); Aproximação das TICs para a totalidade da comunidade escolar (estudantes, professores, gestores etc.); Currículo Hipertextual (e espiral); Contraproposta à visão e ambientação de realidades dos punkworlds dos anos 1980, a vertente cyber, especialmente; Novos padrões de avaliação/acompanhamento/monitoramento em plataformas atualizadas e contextualizadas com as realidades das redes de ensino (e aqui entram as intervenções avaliativas e de amostragem local, regional, nacional e internacional, que servem de parâmetro, por exemplo, para o agenciamento de recursos financeiros para programas e políticas públicas); Aproximação e aumento da Inteligência Artificial como recursos de desenvolvimento para metodologias didáticas. Em face dessa realidade, qual alternativa contraria a perspectiva de interpretação apontada no contexto da Educação 4.0? 
A Educação 4.0 difere do aprendizado por competências e habilidades (indo ao encontro da BNCC). 
 
QUESTÃO O5 
O principal desafio contemporâneo para a elaboração de materiais didáticos é sua correspondência com o mun O principal desafio contemporâneo para a elaboração de materiais didáticos é sua correspondência com o mundo contemporâneo, que é múltiplo, conectado, desigual socialmente, com diferentes questões políticas e culturais de diversas escalas e, principalmente, pelo fato de se desprender da geração atual, que fica cada vez mais digital e menos analógica. Atualmente, até mesmo a instrumentação de ensino tem caminhado na direção do uso das TICs nas salas de aula, em grande medida, envolvendo a sala de aula tradicional no que há de mais novo no sentido de recursos tecnológicos e inovadores. m diferentes questão. Qual alternativa se distancia dos desafios em face das tendências que demonstram um rebatimento das novas tecnologias no ensino? 
A elaboração do material didático se dá justamente na seleção e organização dos conteúdos. Habilidades, conhecimentos, objetos de conhecimento, componentes curriculares. Percebe-se que o material didático ainda possui sua importância e não há qualquer necessidade de trazê-lo para o nosso tempo, pois em si ele já tem a sua atualidade. 
QUESTÃO 06 
Trabalho coletivo dos professores. Trabalho coletivo dos alunos. Para Pistrak, a organização da nova escola pressupõe reconhecer o potencial dos alunos na construção de sua autonomia e formação como sujeitos sociais. Por isso, é preciso discutir a necessidade de que toda prática educativa na nova escola se dê a partir da auto-organização dos alunos, elemento também encontrado em Freinet. A auto-organização pressupõe que os alunos precisam, cotidianamente, exercitar as capacidades de tomarem decisões, de agirem, levando em consideração o bem comum, a ajuda mútua, a solidariedade. Tais decisões estão relacionadas tanto à organização física da escola (inclusive sua limpeza) quanto ao planejamento do trabalho educativo (o que, por que e como estudar) (GIROTTO, 2017). GIROTTO, E. D. Dos PCNs a BNCC: o ensino de Geografia sob o domínio neoliberal. GeoUERJ, n. 30, v. 1, p. 419-439, 2017. 
Diante do exposto sobre o trabalho coletivo e a auto-organização dos estudantes, qual alternativa contraria essa posição manifestada? 
O medo de que as crianças dificultem o trabalho e ignorem os problemas que estão sendo tratados tem fundamento e é uma realidade objetiva em si, sobretudo se os estudantes que participam no trabalho orgânico se tornarem cada vez mais conscientes da responsabilidade ligada ao seu trabalho. 
 
QUESTÃO 07 
Parto do pressuposto da nossa enorme dificuldade – tão comum na área da educação e da formação de professores - em mudar, para melhor, claro, a administração da escola e das nossas aulas. A dificuldade que temos de superarmos o diagnóstico do que funciona mal para a efetiva resolução dos problemas enfrentados. Falar mal do que não funciona ou dizer o que e como os outros – sempre nos excluindo desses outros – devem proceder é a regra na docência quando sempre partimos do pressuposto que os outros estão em débito e nós somos o (bom) modelo (KAERCHER, 2011). KAERCHER, N. A. A geografia escolar não serve para quase nada, mas... Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-12, 2011. Diante dessas dificuldades que interferem na docência, qual alternativa se distancia das possibilidades de ações que contribuem para avançarmos na construção de uma Geografia escolar capaz de colaborar com a transformação da realidade socioespacial? 
Considerar que nem todos que estão nas escolas podem ouvir.
QUESTÃO 08 
A Geografia, assim como outras ciências humanas, muitas vezes, não demonstra claramente quais são as suas fronteiras nas correntes de pensamento que fazem parte do seu desenvolvimento epistemológico. Dessa maneira, é sempre bomter em mente que podemos encontrar obras e autores em diferentes fases (especialmente em situações de passagem temporal) da história do pensamento da Geografia. Considerando essa posição, qual das alternativas aponta descompasso no que se refere às características a respeito das matrizes do pensamento geográfico e seus desdobramentos conceituais, teóricos, metodológicos e discursivos? 
Parte superior do formulário 
Geografia Possibilista - Preocupava-se apenas com a natureza e com as velhas teorias, veiculando sempre a ideia de expansão territorial como forma de poder, sem se preocupar com o lado social. Uma tendência introduzida no movimento socialista europeu que aceitava o princípio do reformismo, considerando obter apenas o que era possível, não incluindo uma revolução proletária. 
QUESTÃO 09 
As Geografias contemporâneas expressam algumas das tendências da ciência geográfica atual. É importante lembrarmos, sempre, que o protagonismo temático ou de análise varia de acordo com o contexto e ambiente que analisamos, sendo que essas tendências sofrem constantes mudanças e atualizações por parte do meio científico geográfico e da ciência como um todo. O mundo contemporâneo está em transformação, e assim sempre foi e continuará sendo com a realidade objetiva. Qual das alternativas apresenta divergência no que se refere às características das novas tendências das geografias contemporâneas?
Geografia Geotecnológica - A política é tanto um desafio como uma porta aberta para os estudos geográficos. Acompanhar os desdobramentos das relações de poder locais, regionais e globais sempre será fonte de grandes possibilidades didáticas e pedagógicas para a Geografia escolar.
 
QUESTÃO 10 
Dois aspectos são colocados para o debate: o primeiro deles refere-se à condição do discurso geográfico estar associado ao conjunto de relações simbólicas que permitem construir as noções básicas de localização e pertencimento e, na sequência, o fato de que a escola também possui uma geograficidade (SANTOS, 2014). SANTOS, D. A Geograficidade da escola e o ensino de Geografia. Revista Tamoios, v. 10, n. 1, 2014. 
Qual das alternativas apresenta uma proposição que contraria a noção de ensino de Geografia como um dos aspectos da consolidação de um certo tipo de geograficidade, além da ideia de “ciência”, que está associada no imaginário da escola básica, às noções de física, biologia e química (tal como são ensinadas), respondendo às necessidades da estrutura produtiva fabril e o modo de vida urbano? 
É com base na Geografia escolar que foram desenvolvidas as ideias de História e língua estrangeira, associadas às nacionalidades (confundindo-se nação com Estado), além da matemática como a única língua universal e possibilidade de se construir uma Geografia eminentemente científica.

Continue navegando