Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Bromatologia

Prévia do material em texto

AV1 - Atividade Contextualizada Bromatologia 
Nome Completo: Yasmim de oliveira 
matrícula: 28298276 
curso: biomedicina
Leia o caso a seguir: Maria, dona de supermercado, contratou recentemente dona Joana A. S. (50 anos) como nova confeiteira, para atuar no setor de panificação da empresa. Entre as especialidades do supermercado, vende-se um bolo de coco, chamado de “Bolo toalha felpuda”. Dona Joana, confeiteira desde os 20 anos de idade, resolve incrementar o doce fazendo a substituição do coco ralado comercial pela versão in natura. Porém, como o bolo não tem muita saída, o coco fica guardado no armário da confeitaria por alguns dias antes de ser utilizado. No dia da fabricação do bolo, dona Joana utiliza o coco guardado e o produto é vendido na padaria. Cerca de 2 horas depois, o cliente retorna dizendo que o bolo está com gosto desagradável (“sabor velho”). Considerando o caso, responda: O que pode ter acontecido com o alimento? Se fosse utilizado o coco comercializado teria ocorrido o mesmo problema? 
Considerando o caso, responda: 
 O que pode ter acontecido com o alimento? Se fosse utilizado o coco comercializado teria ocorrido o mesmo problema?
 Você como analista bromatológico pode analisar a amostra e detectar o que houve, qual o teste necessário? 
 Discorra sobre as vidrarias, materiais e equipamentos necessários para realização do teste. 
A massa de bolo estava fermentada e contaminada por microrganismos, por isso o cliente reclamou do gosto "velho", o coco comercializado possui contribuintes para que não ocorra degradação, portanto o sabor “velho” do bolo é a oxidação do coco in natura que não teve adição de aditivo para evitar processo de degradação. Ao utilizar um coco ralado industrializado, isso não teria acontecido, pois, esse ingrediente possui conservantes quando industrializado que estendem sua vida útil de 6 a 12 meses. Para essa analise utilizaremos o teste de amostragem de alimentos, onde a amostragem recebbe uma avaliação macroscópica do alimento, nela deve ser feita: aspecto (cor, odor, bolor, granulometria, grumos, pelotas, umidade, textura, etc.) e a presença de contaminantes (insetos, carunchos, larvas, terra, pedras e outros materiais estranhos) que devem ser descartados. Para cada tipo de alimento a amostra é realizada diferente.
Para realizarmos esse teste, iremos utilizar os seguintes equipamentos e vidrarias: Centrifuga; Agitador rotativo para tubos; Estufa com circulação de ar; Dessecador; Béquer; Balão volumétrico; Erlenmeyer; Papel filtro; Placas de petri; Pipeta volumétrica; Pipeta graduada; Tubos de vidro; Vidro relogio; Clorofórmio P.A; Metanol P.A; Solução de sulfato de sodio 1,5%; Sulfato de sódio anidro e EPI.
O texto foi criado com base nos materiais de estudos disponiveis no AVA.

Continue navegando