Buscar

Tecnologia dos Alimentos Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Thalia de Melo Taumaturgo.
01292613.
Farmácia.
A alimentação é sem dúvida um tema de destaque nos dias atuais, seja na esfera governamental, científica ou social. O alimento é um combustível que, permite realizar todas as tarefas do dia a dia, fazendo o corpo funcionar. Sob esse viés, a indústria alimentícia tem papel relevante na conservação dos alimentos, bem como na transformação e criação de novos produtos, ampliando as possibilidades de consumo, já que os alimentos in natura têm durabilidade menor. Além disso, a indústria permite maior acesso a alimentos variados, atendendo às necessidades da população, ou seja, o seu consumidor final.
Ademais, não existe a necessidade de boicotar a indústria alimentícia, pois a produção de alimentos é uma necessidade básica para a sobrevivência do ser humano e, a mesma é a responsável por conseguir atender a demanda global. Porém, para obter uma boa saúde, é necessário saber escolher a opção mais saudável de alimento para o consumo. Então, faz-se necessário saber sobre o processamento de alimentos. Logo, o processamento de alimentos é um procedimento que altera em nível físico, biológico e químico do alimento in natura. Outrossim, o seu objetivo é o aumento do tempo de duração dos alimentos. Conforme o Ministério da Saúde do Brasil, no Guia Alimentar para a População Brasileira, os alimentos são categorizados em três principais grupos: in natura, minimamente processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.
Sob essa ótica, os alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais, como folhas, ovos e leite, e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Outrossim, já os alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas, como os grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados ou congelados e leite pasteurizado. Ademais, os considerados processados são produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães. Dessarte, os ultraprocessados correspondem a produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial, os exemplos incluem biscoitos recheados, salgadinhos, enlatados e embutidos.
Sob esse viés, se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida, pois além de fornecer energia e bem-estar, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso e ter um bom desenvolvimento físico. Logo, uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões e alimentos que forneçam ao corpo: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, cálcio e vitaminas. Entretanto, é bom evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, uma vez que, na maioria das vezes são substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Diante disso, o nutricionista é o profissional da área da saúde responsável por planejar, executar e avaliar questões relacionadas à alimentação e aos alimentos em si, ou seja, atua na prevenção, controle e tratamento de doenças, garantindo a saúde dos pacientes. Portanto, faz-se necessário ter um acompanhamento com esse profissional, buscando obter maior conhecimento sobre o consumo de alimento e qual opção é mais viável para si. 
Referência bibliográfica:
As diferenças entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, Consumidor Moderno, 2017. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.consumidormoderno.com.br/2017/03/21/diferencas-alimentos-natura-processados-ultraprocessados/amp/. Acesso em: 30/10/2022.
A importância de a indústria de alimentação cuidar da saúde do consumidor e do meio ambiente, Nb Press Comunicação, 2022. Disponível em: https://nbpress.com.br/a-importancia-de-a-industria-de-alimentacao-cuidar#:~:text=A%20import%C3%A2ncia%20da%20. Acesso em: 30/10/2022.
Guia alimentar para a população brasileira/ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção básica. – 2. ed. – Brasília: ministério da saúde, 2014. Consultado em 30/10/2022.