Buscar

Nutrição e Dietética Avançada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
 		 Nutrição e Dietética Avançada
						Nome: Igor Filipe Bezerra da Silva
						Professor: Camila Lima Chagas
						Matrícula: 01428094
Estresse oxidativo é definido como o desequilíbrio entre a formação e a remoção dos radicais livres no organismo decorrente da diminuição de antioxidantes endógenos e do aumento da geração de radicais livres.
É possível que o aumento da produção de radicais livres durante a atividade esportiva esteja envolvido na patogênese da lesão muscular induzida pelo exercício. O exercício físico intenso é associado a um aumento marcante do consumo de oxigênio, há uma alteração do sistema antioxidante. (PASCHOAL, VALÉRIA, 2014).
Os radicais livres podem lesionar todos os componentes das células, incluindo proteínas, ácidos nucleicos, lipídios e carboidratos por oxidação. Os sistemas de defesas antioxidantes são constituídos por enzimas e substâncias não enzimáticas. Os antioxidantes não enzimáticos são classificados em dois grupos: endógenos e dietéticos. Entre os endógenos temos o GSH, o ácido a-lipoico e a albumina. Entre os dietéticos temos as vitaminas E e C, os carotenoides e os flavonoides. Tem grande destaque oxidativo na dieta as vitaminas E, C e A, e os minerais zinco, selênio, cobre e manganês. Estudos realizados em atletas que fizeram suplementação de vitaminas E, C e A, não tiveram alteração no desempenho físico, em outros casos tendo resultado positivos para reduzir o estresse oxidativo e a quantidade de lesões às células, após o exercício exaustivo. A utilização de suplementos alimentares com a intenção de evitar o estresse oxidativo ainda precisa de estudos, a respeito de seus benefícios na prática esportiva, deve-se chegar em consenso em relação a dose e posologia adequada. 
A maioria dos estudos aponta que a maneira mais eficaz de aumentar as defesas antioxidantes 	do organismo do atleta esportista ou casual, é uma alimentação rica em vitaminas e minerais, agregando todos os macronutrientes e direcionando atenção aos micronutrientes, especificamente as vitaminas e minerais antioxidantes e promovendo uma alimentação balanceada. 
REFERÊNCIAS: 
PASCHOAL, Valéria; NAVES, Andréia. Tratado de nutrição esportiva funcional. Grupo Gen-Editora Roca Ltda., 2000.
MORAES, L.L. Micronutrientes antioxidantes no exercício físico: uma revisão da literatura, 2018.
AMORIM, Aline Guimarães and TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Rev. Nutr. 2018, vol.21.
SILVA, Karine Passos; ORDENEZ, Ana Manuela; FERNANDES, Isabel. Nutrição esportiva: Avaliação do consumo alimentar e do uso de suplementação por atletas em um instituto de atletismo em Foz do Iguaçu/PR. 2018.

Outros materiais