Buscar

Conservação por uso de Radiação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conservação por uso de Radiação
Definição: Processo físico de tratamento que consiste em submeter o alimento, já embalado ou a granel, a doses controladas de radiação ionizante, com finalidades sanitária, fitossanitária e ou tecnológica.
No Brasil, alimentos irradiados devem apresentar a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”. Nos Estados Unidos, alimentos irradiados recebem o símbolo internacional “Radura”.
Irradiação: É um excelente método: que pode ser utilizado como meio direto para conservação de alimentos e como complemento para reforçar a ação de outros processos aplicados com a mesma finalidade. Satisfaz o objetivo de proporcionar aos alimentos, estabilidade nutritiva, condições de sanidade e período de armazenamento mais longo. Método de “esterilização fria”
No Brasil, a legislação sobre irradiação de alimentos existe desde 1985 (Portaria DINAL no. 9 do Ministério da Saúde, 08/03/1985). Apenas duas empresas realizam esse serviço e estão localizadas no estado de São Paulo.
Resolução ANVISA - RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001 REGULAMENTO TÉCNICO PARA IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS, estabelece os requisitos gerais para o uso da irradiação de alimentos com vistas à qualidade sanitária do produto final.
Alimento irradiado: é todo alimento que tenha sido intencionalmente submetido ao processo de irradiação com radiação ionizante.
Radiação ionizante: qualquer radiação capaz de converter átomos e moléculas em íons. Carregam energia suficiente para ejetar elétrons das moléculas. Serão consideradas radiações ionizantes apenas aquelas de energia inferior ao limiar das reações nucleares que poderiam induzir radioatividade no alimento irradiado
Dose absorvida: quantidade de energia absorvida pelo alimento por unidade de massa.
Irradiadores: equipamentos utilizados para irradiar alimentos.
CONDIÇÕES PARA A PRESCRIÇÃO DAS DOSES DE RADIAÇÃO: Exposição dos raios: Tipo; Qualidade; Tempo de radiação.
Comportamento do meio irradiado: Poder de absorção; Modificações FQ e biológicas; Reações secundárias.
Classificação: Radiações calóricas: radiações de baixa frequência, sem importância na conservação de alimento; ação desenvolvida em função do calor que geram, através de diferentes mecanismos, entre os quais o da movimentação eletrônica e molecular. 
Radiações eletromagnéticas: radiações de alta frequência e de grande importância para a conservação de alimento; modificam a estrutura interna da matéria proporcionando com isso, a dispersão de sua energia.
Radiações eletromagnéticas ionizantes: Raios gama: altamente penetrantes podendo atravessar um bloco de chumbo com certa espessura.
Raios beta: não ultrapassam uma folha de alumínio. 
Raios alfa: não penetram uma folha de papel.
Raios Nêutron: elevada energia e grande poder de penetração, porém podem produzir elementos radioativos. 
Raios X: mais penetrantes que a luz, baixo rendimento, pouca utilização.
Unidades de radiação: A quantificação das doses de radiação se faz em função da energia absorvida pelo produto irradiado.
A unidade de medida utilizada é o Gray (Gy) ou quilogray (kGy) e um Gray equivale a um Joule de energia por quilograma de alimento irradiado. Para aplicação em alimentos a maioria das doses utilizadas se encontram entre 0,1 e 7,0 kGy.
RADIAÇÕES IONIZANTES USADAS NA IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
 Produzidas por partículas (raios alfas) e ondas eletromagnéticas (raio X e gama).
As radiações mais utilizadas são feitas através de raio gama (oriundas de 60Co e 137Cs), e dos raios x (provenientes de geradores).
Regulamentadas: Raios X gerados por equipamentos de potência de até 5MeV;
Elétrons gerados por equipamentos com potência de até 10MeV;
Processos da Radiação
Radurização - pode ser encarada como tratamento semelhante à pasteurização, causa a redução na contagem de microrganismos deterioradores viáveis. Neste caso geralmente utiliza-se outros métodos de conservação associados, como a refrigeração. Doses- 0,75 – 2,5 KGy Aplicação - prevenir brotamentos em bulbos e tubérculos, retardar o tempo de maturação de frutas, prevenir a deterioração por fungos em frutas e hortaliças e controle de infestação por insetos e ácaros.
Radiciação - é o tratamento do alimento com uma dose de energia ionizante suficiente para reduzir o número de bactérias patogênicas viáveis e não produtoras de esporos, de forma que não sejam detectadas por métodos de análises bacteriológicas nos alimentos tratados. Doses- 2 a 8 kGy. Aplicação- pasteurização de sucos, carnes e pescado frescos, massas frescas, etc.
Radapertização: ação de esterilização (combinada com calor suave), descontaminar certos aditivos e ingredientes. Doses altas: 10 a 50 KGy.
Aplicação: carnes, aves e mariscos frescas, alimentos prontos, dietas hospitalares estéreis, especiarias.
Vantagens da irradiação: Redução das perdas dos alimentos pós-colheita – Evita brotamento de tubérculos – Pode retardar ou mesmo interromper os processos naturais de amadurecimento e deterioração – Pode eliminar ou diminuir o número de MO perigosos nos alimentos – Desinfestação de insetos em grãos, frutas secas e frescas sem uso de produtos químicos – Pode esterilizar completamente um alimento – O produto é tratado em sua embalagem final, evitando a recontaminação – Não há elevação de temperatura durante o tratamento – Não causa danos ao consumidor como os agrotóxicos, pesticidas e alguns aditivos.
Desvantagens: Pode ser aplicado somente para alguns tipos de alimentos; Pode afetar vitaminas; Nas doses recomendadas não elimina todos MO; É ineficiente contra vírus; Aparecimento de odor e/ou sabor característico da radiação.
Recomendações OMS: De acordo com a OMS, alimentos irradiados com doses de até 10KGy não necessitam de avaliação toxicológica ou nutricional. Os alimentos irradiados consumidos no mundo, normalmente, recebem muito menos do que essa dosagem, entre 1 e 2 KGy.
No Brasil é utilizado em alguns condimentos e corantes usados na elaboração de outros alimentos como salgadinhos.

Outros materiais