Buscar

seminario corantes e conservantes


Continue navegando


Prévia do material em texto

Classificação
Corante orgânico natural
São constituídos por pigmentos isolados de vegetal e às vezes animal. 
Por suas acentuadas características de inocuidade, estes corantes são empregados sem grandes restrições regulamentares.
são instáveis e degradam facilmente quando submetidas à variações de temperatura, pH e exposição à luz.	
Curcumina • Cochonilha; ácido carmínico, carmim • Clorofila • Caramelo • Carotenóides • Vermelho de beterraba, betanina • Antocianinas
Corante orgânico sintético 
aquele obtido por síntese orgânica mediante o emprego de processo tecnológico adequado. Divide em: artificial e idêntico ao natural.
Corante artificial
é o corante orgânico sintético não encontrado em produtos naturais. São sintetizados em laboratório a partir de compostos químicos, não necessariamente semelhantes aos naturais. Assim sendo, é possível produzir desde cores que não existem na natureza, como o azul, por exemplo (os naturais sempre são misturas do verde e amarelo) até cores radioativas.
os mais usados, mais estáveis e resistentes e menos saudáveis
Corante orgânico sintético idêntico ao natural
 É o corante orgânico sintético cuja estrutura química é semelhante à do princípio ativo isolado de corante orgânico natural.
são mais estáveis que os naturais e menos que os artificiais.
betacaroteno, apocarotenol, cantaxantina, complexo cúprico da clorofila e clorofilina, caramelo amônia.
Corante inorgânico
Aquele obtido a partir de substâncias minerais e submetido a processos de elaboração e purificação adequados a seu emprego em alimento.
Ouro, prata, óxidos e hidróxidos de ferro, aluminio
Caramelo 
O corante natural obtido pelo aquecimento de açúcares à temperatura superior ao ponto de fusão.
Conservantes
Amarelo Crepúsculo - E110 (IDA 2,5 mg/kg de peso corpóreo) (artificial): corante vermelho do tipo «alcatrão de carvão», obtido por processos sintéticos; pode produzir fototoxicidade (sensibilidade à luz) e reacções alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.
Azul Brilhante - E133 (IDA 10,0 mg/kg de peso corpóreo) (artificial): apresenta razoável estabilidade à luz, calor e ácido, mas possui baixa estabilidade oxidativa., obtido por processos sintéticos; em mistura com a tartarazina (E 102) produz tonalidades de verde; pode originar reacções alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.
Tartazina - E102 (IDA 7,5 mg/kg de peso corpóreo) (artificial) : apresenta boa estabilidade ao calor, à luz e ao ácido, descolore parcialmente na presença de alguns agentes redutores, como o ácido ascórbico e SO2. corante amarelo de natureza azóica, obtido por síntese, afim das anilinas; certas pessoas particularmente sensíveis, nomeadamente as asmáticas e as intolerantes à aspirina, são afectadas pelos corantes azóicos, apresentando manifestações de urticária, rinites, alterações da visão e problemas respiratórios; outro grupo susceptível a estes corantes é o das crianças com a síndroma de hiperactividade, que sofrem frequentemente de eczemas e asma.
VERMELHO Eritrosina - E127 (IDA 0,1 mg/kg de peso corpóreo) (artificial): corante vermelho do tipo «alcatrão de carvão», obtido por processos sintéticos; pode produzir fototoxicidade (sensibilidade à luz) e reacções alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.
Azul Indigotina - E132 (IDA 5,0 mg/kg de peso corpóreo) (artificial): O azul de indigotina possui baixa estabilidade à luz, calor e ácido, baixa estabilidade oxidativa e descolore na presença de SO2 e ácido ascórbico. obtido por processos sintéticos; pode produzir reacções alérgicas semelhantes às referidas para o E 102; tem tido utilização clínica para verificar o normal funcionamento dos rins, pois que, ao ser injectado nas veias ou no músculo, a urina deve ficar azul.
vermelho Ponceau 4R - E124 (IDA 4,0 mg/kg de peso corpóreo) (artificial): apresenta boa estabilidade ao calor, à luz e ao ácido, descolore parcialmente na presença de alguns agentes redutores, como o ácido ascórbico e SO2 . corante vermelho de natureza azóica, produzido por síntese; pode produzir reacções alérgicas semelhantes às referidas para a tartrazina.
Vermelho 40 - E129 (IDA 7,0 mg/kg de peso corpóreo) (artificical) : apresenta boa estabilidade à luz, calor e ácido, além de ser o corante vermelho mais estável para bebidas na presença do ácido ascórbico, um agente redutor.. Estudos metabólicos mostraram que o vermelho 40 é pouco absorvido pelo organismo e em estudos de mutagenicidade não apresentou potencial carcinogênico, tendo, desta forma, seu uso liberado para alimentos no Canadá e Estados Unidos.