Buscar

Prova NPI - Biodisponibilidade de nutrientes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Sabe-se que a vitamina K possui papel fundamental na coagulação sanguínea. Sendo assim, quais os melhores alimentos devem-se consumir com a finalidade de atender as necessidades de vitamina K:
a) brócolis, couve, leite
b) abacate, repolho, aveia
c) chocolate, repolho roxo, aveia. 
d) mamão papaia, abacate, sardinha em lata.
e) ovo cru, maçã, alfafa.
2) Você é nutricionista responsável pela elaboração de cardápios de uma escola de ensino médio. O diretor da escola a procura para pedir ajuda, lhe informando que há no local 3 alunos com o diagnóstico de raquitismo. Ele ainda questiona sobre o que poderia ter causado esse problema. Você responde que o problema pode ser causado pela deficiência em vitamina D, e completa dizendo que o raquitismo é uma doença óssea caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e que são consideradas fontes desses nutrientes:
a) óleos vegetais, margarinas, manteigas, grãos.
b) Derivados do leite, ovos, margarinas enriquecidas. 
c) leite e derivados, ovos, cenoura, laranja, manga.
d) vegetais de folhas verdes, repolho, nabo, alface. 
e) carnes, abacate, brócolis, gema de ovo, leite e derivados.
3) A vitamina E descoberta em 1922, a partir de observações que ratas grávidas apresentavam falhas reprodutivas quando alimentadas com dietas contendo vários fatores nutricionais conhecidos até então, e que essas falhas eram corrigidas a partir da suplementação com dieta formulada a partir de alface fresca, gérmen de trigo ou alfafa, o que implicava a existência de um fator nutricional desconhecido. Sobre essa vitamina, é correto afirmar que:
a) Possui ação oxidante, protegendo os ácidos graxos poli-insaturados de membranas e outras estruturas celulares do ataque de radicais livre, assim como as células sanguíneas vermelhas da hemólise. 
b) São encontradas baixas concentrações de tocoferol em adrenais, pituitária, testículos e altas concentrações em trombócitos. 
c) Os efeitos adversos provenientes do consumo alimentar podem ser causados por doses excessivas na forma de suplementos, alimentos fortificados ou fármacos. 
d) Apenas a posição ocupada pelo grupo metila serve para diferenciar um tocoferol de outro.
e) não existem diferenças no metabolismo desses compostos. 
4) Sobre o conselho oferecido pelo profissional de saúde, temos que:
a) Está correto, tendo em vista a diversidade de funções benéficas já descobertas sobre a vitamina C, portanto, é bom consumir bastante vitamina C, e o bastante correponderia um consumo diário de cerca de 1.000mg. 
b) Está correto, pois Linus Pauling consumia 18g de vitamina C por dia, morrendo apenas aos 93 anos, o que justifica o médico falar para o paciente consumir bastante vitamina C.
c) Deve ser considerada com cautela, pois segundo as DRIs o consumo recomendado para adultos com mais de 18 anos deve ser de apenas 200mg ao dia, quantidade essa que não pode ser considerada excessiva. 
d) Está incorreto, pois não levou consideração que absorção máxima da vitamina C ocorre quando a mesma é consumida em doses espaçadas ao longo do dia, sendo que o consumo de 1.000mg, permitirá a absorção de apenas 90% da dose.
e) Está incorreta, pois não levou em consideração a UL para a vitamina C, valor este de cerca de 2.000mg por dia para adultos acima de 18 anos de idade, e o consumo acima desse valor pode ocasionar, por exemplo, naúseas, vómitos e diarreia. 
5) A deficiência de vitaminas podem ocasinar diversos sinais e sintomas, sendo que algumas delas podem causa até mesmo doenças, como é o caso da doença pelagra, que é causado por falta de niacina. Com relação a este assunto, assinale a alternativa incorreta:
a) Dores ósseas, muscular, articular, fibromialgia, fraqueza muscular, raquitismo e osteomálacia podem ser condiserados sintomas da decifiência de vitamina D.
b) Alterações neuromusculares pode ser considerado sintoma da deficiência de vitamina E.
c) As causa da deficiência da vitamina A, podem ser de origem alimentar ou funcional, sendo a última caracterizada pela sintese aumentada de RBP (proteina ligadora de retinol) ou pela deficiência de zinco.
d) Inibição do crescimento, diminuição da imunidade, pele seca, cabelo sem brilho e dores oculares são alguns dos sintomas da deficiência da vitamina A. 
e) A deficiência de vitamina E é uma situação rara, no entando, pode afetar, principalmente, prematuros de baixo peso e pessoas com problemas na absorção de gorduras. 
6) Na figura abaixo está representado o que ocorre desde o consumo até o momento em que a vitamina A, é absorvida, caindo na circulação. 
 
Observe atentamente as afirmativas abaixo para responder a questão que se segue:
I – O retinol, presente nos alimentos na forma de retinil-éster é liberado nos alimentos por meio de hidrólise no organismo pelas enzimas retinil-éster hidrolases, presentes no lúmem intensinal.
II – Dentro dos enterótcios, os carotenoide livres são oxidados a retinal pela enzima B-caroteno 15’15’ dioxigenase, quebrando a molécula de caroteno no centro, formando duas moléculas de retinal, processo denomiado “quebra central”. A atividade desta enzima é de extrema importância, pois ela é aumentada em situações de deficiência de vitamina A.
III – Dentros dos enterócitos, o retinol absorvido ou o retinol e retinal originados a partir dos carotenoide, ligam se a uma proteina citosódica denominada proteina de ligação celular do retinol (CRBP). Este complexo serve de substrato para reesterificação do retinol com os ácidos graxos de cadeia longa, por ação da lecitina retinol aciltranferase (LRAT).
IV – A proteina RBP (proteina ligadora de retinol) é a principal transportadora do retinol no organismo.
Assinale a alternativa correta:
a) todas as afirmativas estão incorretas.
b) todas as afirmativas estão corretas.
c) está correto apenas o que se afirma em II.
d) está correte apenas o que se afirma em I, II e III.
e) somente IV está correta.
7) Os carotenoide dividem-se em 2 grupos, os precursores de vitamina A (retinol) e os que não pode ser usados na síntese do retinol. Em frutas e vegetais as fontes de pró-vitamina A mais comuns são o beta-caroteno (figura abaixo), alfa-caroteno e a beta-criptoxantina. 
Sobre a determinação da atividade vitamínica de vitamina A na estrutura do carotenoide, é incorreto afirmar que:
a) Dos cercas de 600 carotenoides encontrados na natureza, menos de 10% são considerados fontes potencias de vitamina A.
b) O que determina a atividade de vitamina A na estrutura do carotenoide é a presença do anel beta-ionona.
c) O beta-caroteno possui 2 estruturas beta ionona, desse modo 100% convertido em Retinol.
d) O excesso do consumo de cenoura ou mamão poderia ocasionar uma doença grave chamada de hipercarotenodermia, caracterizada por deixar até mesmo a esclera do olho com cor alaranjada.
e) Uma molécula de beta caroteno pode formar 2 móleculas de retinol, após algumas reações no organismo humano. 
8) Leia as sentenças abaixo e as classifique nas colunas em V e F.
( ) Produtos de origem animal são fontes relativamente pobres de vitamina E.
( ) Figado é uma importante fonte de vitamina A.
( ) A vitamina K1, chamada de filoquinona, é encontrada em hortaliças e óleos vegetais, os quais representam a fonte predominante de vitamina. 
( ) Cereais, integrais são fontes de tiamina, sendo que essa vitamina apresenta ampla distribuição nos alimentos, porém em quantidades relativamente baixas. 
a) V, V, V, V.
b) F, V, F, V.
c) F, F, V, V.
d) V, V, V, F.
e) F, V, F, F.
9) Assinale a alternativa que apresenta corretamente a interferência com a vitamina apresentada.
a) álcool dificulta a bioconversão do B-caroteno em vitamina A.
b) Diruréticos podem ocasionar depleção de tiamina.
c) Deficiência de B6 (piridoxina), riboflavina (B2) e ferro podem retarda conversão de niacina.
d) B2 (riboflavina) auxila a conversão da vitamina B6 (piridoxina) e do folato em suas formas coenzimáticas ativas.
e) O consumo de lipídios da dieta pode reduzir a biodisponibilidade de vitamina
K. 
10) Analise as afirmações sobre vitaminoses ou doenças de carência, que são formas de estados mórbidos, ou seja, são doenças causadas pela carência de uma ou mais vitaminas no organismo:
I – O raquitismo é uma doença que surge pela falta de vitamina C.
II – O xeroftalmia, que pode levar à cegueira, é consequência de falta de vitamina A.
III – O beribéri é causado pela falta de uma vitamina do complexo B, a tiamina. 
Estão corretas as afirmações:
a) Apenas I e II.
b) I, II e III.
c) Apenas II.
d) II e III.
e) Apenas III.
11) A vitamina E tem como caracteristica mais importante sua capacidade antioxidante. A ingestão dietética recomendada RDA desta vitamina para gestante é:
a) 800g
b) 100g
c) 15mg
d) 0,05g
e) 1g
12) Em relação à biodisponibilidade de nutrientes, assinale a alternativa correta.
a) O termo SLAMANGHI consiste nos nutrientes que podem ser afetados pelos anti-nutrientes. 
b) A definição biodisponibilidade está relacionada somente com o teor de um determinado nutriente que é absorvido pelo organismo.
c) O termo SLAMANGHI, identifica, a partir de suas letras, os possíveis fatores que influenciam na biodisponibidade de nutrientes, dentre eles, destacam-se as ligações moleculares dos nutrientes, o estado nutricional do indivíduo, a matriz onde o nutriente é incorporado, assim como fatores genéticos.
d) As ligações moleculares dos nutrientes e o estado nutricional do indivíduo não influenciam na biodisponibilidade dos nutrientes de um determinado alimento. 
e) A biodisponibilidade de nutrientes depende somente do estado de saúde do indivíduo. Em pessoas sadias e biodiponibilidade de todos os nutrientes em 100%.
13) A compreensão daquilo que significa “energia” e da forma como o organismo a pode adquirir, converter, armazenar e utilizar, é a chave para compreender o funcionamento orgânico tanto dos desportos de redimento, como nas atividades de recreação e lazer. O estudo da bioenergética permite enteder como a capacidade para realizar trabalho (exercício) está dependente da converção sucessiva, de uma em outra forma de energias. 
Sabe-se que atletas apresentam necessidade aumentadas de tiamina. Explique, em termos de metabolismo o que ocorrerá como consequência da falta dessa vitamina.
A tiamina participa do metabolismo de CHO, LIP e PTN, é responsavél pela transcetolase transformando piruvato em acetil-CoA, qual entrara no ciclo de Krebs, quando ocorre a deficiência, parte do piruvato livre dara origem ao lactato. 
Os atetlas possuem demanda aumentada de energia por isso eles precisam da quantidade maior de tiamina. 
14) Os cereais são as fontes mais importantes de tiamina, concentrada principalmente no germe dos grãos de cerais, cobrindo aproximadamente 40% das necessidades de tiamina em seres humanos. Fontes excelentes de tiamina: a levedura e a carne suína magra. No entranto, a timina pode sofrer uma série de interações que podem alterar sua biodisponibilidade. 
Relate as principais interações relacionadas a este nutriente (citar 4), além de explicar a ação de cada uma em relação a tiamina.
A tiamina sofre interferência em sua biodisponibilidade é perdida na água e no calor, quando há ingestão de álcool, com o consumo de tiaminases encontradas em peixes cru e tiaminases formadas por bactérias intestinais. 
15) A quantidade e tipo de fibra presente nos alimentos ou em uma refeição pode influenciar significativamente a vitaminaA. Qual o mecanismo pela qual as fibras, como por exemplo, a pectina, interferem negativamente no metabolismo da vitamina A?
A pectina é uma fibra solúvel que reduz a absorção de lipideos na dieta e no intestino. As vitaminas lipossolúveis como a vitamina A, dependem da ingestão de lipideos para que elas possam ser absorvidas pois dependem das micelas, formadas a partir de sais biliares e das lipases pancreática que são liberadas com a ingestão de gorduras, com liberação de colestoquinase as fibras solúveis inibem absorção de lipideos no intestino. 
16) A compreensão daquilo que significa “energia” e da forma como o organismo a pode adquirir, converter, armazenar e utilizar, é a chave para compreender o funcionamento orgânico tanto dos desportos de redimento, como nas atividades de recreação e lazer. O estudo da bioenergética permite enteder como a capacidade para realizar trabalho (exercício) está dependente da conversçao sucessiva, de uma em outra forma de energias.
Como você justificaria, em termos bioquímicos, as funções da riboflavina e da niacina na produção de energia?
A riboflavina, forma ativa FMN e FAD, são essenciais para geração de ATP, por meio da fosforilação oxidação e é transportadora de eletrons. 
Niacina, na forma ativa NADH, NADPH, também são transportadoras de eletrons. 
As 2 vitaminas são carregadoras de eletrons e levam para cadeia de transporte de életrons onde há formação de ATP.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando