Buscar

PORTFOLIO BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

Prévia do material em texto

Portfolio de Bioquímica e Farmacologia
Tutor: Professor João Marcelo Alves de Oliveira
Aluno: Abraão Inácio
RA: 8040300
Turma: DGEFB1702VITB4S
Unidade: Vitória/ES
1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado
O PH ou potencial de hidrogênio iônico, é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).
 O valor de pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração em íons H+, assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, o 0 como acidez máxima, e o 14 como alcalinidade máxima. 
A homeostase do ácido-básico é a parte da homeostase humana que diz respeito ao equilíbrio adequado entre ácidos e bases, em outras palavras, o ph. Fortes mecanismos de manutenção existem por conta da sensibilidade do corpo ao seu nível de ph. Fora da faixa aceitável de ph, as proteínas são desnaturadas e digeridas, as enzimas perdem sua capacidade de funcionar, e a morte pode ocorrer. Dessa forma a hiperacidez é a causa de muitas doenças. 
O ph do sangue humano está relacionado a saúde e deve estar entre 7.35 e 7.45 (contém de 90% a 95% de água). Variações no ph do sangue reduzem a capacidade do sistema imunológico ocasionando danos a saúde como o desenvolvimento de diabetes, osteoporose, câncer, e a reprodução de vírus, bactérias e fungos que vivem em ambientes ácidos, com ph abaixo de 7. 
Efetuando bons hábitos alimentares como a ingestão de alimentos alcalinos e um consumo menor de alimentos ácidos contribuem para a preservação do ph. Os nutrólogos aconselham que a alimentação consista de 60% de comestíveis formadores de alcalinidade e 40% de pratos produtores de ácidos. Para restauração da saúde a dieta deve consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos. Como exemplo de alimentos formadores de acidose temos carnes, ovos, laticínios, alimentos processados (farinha branca e açúcar) e bebidas como refrigerante e café. Como modelo de alimentos geradores de alcalinidade temos as frutas (maçã, melão, melancia etc), legumes frescos, brócolis, coco, bardana, figo, feijão, ervilha, lentilha, ervas, temperos, sementes e nozes. 
Como já foi citado acima (anteriormente a ilustração) os phs encontrados no organismo humano são Neutro: ph 7 (um exemplo seria a água), Básico ou Alcalinos: superior a 7 e Ácidos: inferior a 7. Em diversas regiões do corpo o ph é encontrado como na Boca: ph levemente ácido 6,4 a 7,0. Estômago: ph ácido 0,9 a 2. Intestino: ph básico 8,0 a 8,5. 
A manutenção do ph no organismo humano ocorre através da regulação Respiratória, Controle Renal e Solução Tampão. 
Através de Controle Renal, em um processo mais longo, onde ocorre a excreção de ácido na forma de amônia. 
Por meio de Solução Tampão onde o bicarbonato (sal do ácido carbônico que é um dos tampões mais importantes do sangue) está em equilíbrio com o dióxido de carbono. Dependendo da quantidade de substâncias ácidas ou básicas os compostos químicos se alternam na preservação do ph. 
Por meio da Respiração onde os centros de controle respiratório no cérebro e os pulmões contribuem na conservação do ph: o dióxido de carbono chega ao pulmão através do sangue. O cérebro regula a quantidade de dióxido de carbono que será expirado através da velocidade e profundidade da respiração. Quando a respiração aumenta o dióxido de carbono diminui, tornando o sangue mais básico. Quando a respiração diminui a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido.
SITES PESQUISADOS
http://www.ncbauru.com.br/projetos/nutridicas/a-influencia-do-ph-do-corpo-na-saude-fisica-mental-e-emocional. Acessado em 17 de Setembro de 2018. 
REFERÊNCIAS
CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto A legre: A rtmed, 2000