Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (1 SEMESTRE)
ALUNO: SERGIO DA SILVA SIQUEIRA
R.A: 1810324
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
LIVRO DIDÁTICO: PORTUGUÊS LINGUAGENS 2015 – 6 ANO.
UNIDADE 1 – NO MUNDO DA FANTASIA
 CAPÍTULO I – ERA UMA VEZ
TÓPICO: A LÍNGUA EM FOCO – O CÓDIGO LINGUÍSTICO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho será analisado o tópico de um livro didático usado durante o Ensino Fundamental II (PEB II/ Últimos anos do Ensino Fundamental) para se fazer uma análise crítica da forma com que o tópico é abordado no livro, responderei as perguntas que seguem.
QUAL A RELEVÂNCIA DO TOPICO? 
O tópico é de extrema relevância, pois ele trabalha a interpretação do texto verbal e não verbal, que está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia. E é de grande relevância que o aluno aprenda a fazer interpretação textual, pois a comunicação se faz presente em todos os aspectos da vida humana, portanto, é de suma importância que se saiba interpretá-la para convivência em sociedade. 
A APRESENTAÇÃO É CLARA?
A apresentação é clara e bastante didática com grande uso de imagens e uma gama de perguntas que ajudam o aluno a trabalhar de maneira aprofundada cada tema proposto. 
ELA CHAMA A ATENÇÃO DO ALUNO?
Chama bastante a atenção do aluno, conforme citado, a representação gráfica em sua grande composição, aliada a uma didática com várias questões para fixação. 
QUE TIPO DE EXERCÍCIOS DIDÁTICOS SÃO EMPREGADOS?
Diversos exercícios com o foco na interpretação de texto, trabalhando a semântica dos tópicos e imagens apresentadas. 
RESENHA CRÍTICA
Esta análise trata do capítulo – Era uma vez, dentro da Unidade 1 – no mundo da fantasia, do livro didático Português – Linguagens, de 2015, destinado aos alunos do 6 ano do Ensino Fundamental II. Livro de autoria de William Robert Cereja e Thereza Chocar Magalhães, da editora Saraiva. 
O tópico trabalhado trata da leitura de linguagem verbal e não verbal, portanto, ele se inicia com o anúncio de um produto para que o aluno faça a análise que foi e do que não foi escrito, assim será feito um treinamento deste tipo de leitura, que está muito presenta no nosso cotidiano. 
Logo em seguida, são trabalhadas uma quantia de questões, que fazem com que o aluno pratique essa leitura e interpretação de texto, principalmente o não verbal. E estes exercícios atendem com tranquilidade a faixa etária trabalhada, com atividades que trazem uma leitura do cotidiano de modo geral.
Ainda assim, minha proposição de novos exercícios se faz presente nesse mesmo modelo, mas dessa vez com uma maior participação do próprio aluno , para que ele traga e responda a questões que tratem deste tema, mas de acordo com o que ele vê em seu dia a dia, para que ele possa começar a fazer essa análise por si só, também fora da sala de aula com uma proposta ainda melhor de fixação do assunto e aprendizagem de interdisciplinaridade presente nos assuntos propostos.
Finalizando esta análise, acredito que o livro tratou muito bem da questão, trabalhando a interpretação de texto em cima das imagens propostas, com uma boa quantidade de perguntas, com a ressalva de que se deve trabalhar ainda mais a conexão entre o aluno e seu cotidiano. Mas ainda assim, considero o livro uma boa ferramenta didática como base norteadora do que se deve trabalhar em sala de aula.
REFERÊNCIA:
- Livro Didático: PORTUGUÊS LINGUAGENS: 2015 - 6 ANO (Unidade 1 – No Mundo da Fantasia. Capítulo I: Era uma vez. TÓPICO: A LÍNGUA EM FOCO – O CÓDIGO LINGUÍSTICO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO).