Buscar

Tipos de Alimentos e Análise de Amostras em Indústrias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Diferencie os alimentos genuínos, alterados, contaminados, adulterados e falsificados. Cite exemplos
R. ALIMENTOS GENUINOS: “toda a substância ou mistura de substância, que ingerida pelo homem fornece ao organismo os elementos normais à formação, manutenção e desenvolvimento”. Outra definição seria aquela que diz que alimento “é toda a substância ou energia que, introduzida no organismo, o nutre. Devendo ser direta ou indiretamente não tóxica”.
ALIMENTOS ALTERADOS: são os alimentos que por causas naturais, de natureza física, química ou biológica, derivada do tratamento tecnológico não adequado, sofrem deteriorações em suas características organolépticas, em sua composição intrínseca ou em seu valor nutritivo. Como exemplo de alimentos alterados temos o odor característico da carne início do estágio de decomposição, o borbulhar do mel (fermentação), ou latas de conservas estufadas (enchimento excessivo ou desenvolvimento de microrganismos)
ALIMENTOS CONTAMINADOS: são aqueles alimentos que contém agentes vivos (vírus, bactérias, parasitas, etc.) ou substâncias químicas minerais ou orgânicas (defensivos, metais pesados, etc.) estranhas à sua composição normal, que pode ser ou não tóxica, e ainda, componentes naturais tóxicos (sais como nitratos, etc.), sempre que se encontrem em proporções maiores que as permitidas.
ALIMENTOS ADULTERADOS: São aqueles que tem sido privado, parcial ou totalmente, de seus elementos úteis ou característicos, porque foram ou não substituídos por outros inertes ou estranhos. Também a adição de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações, deficiências de qualidade da matéria-prima ou defeitos na elaboração, que venham a constituir adulteração do alimento. A adulteração pode ser por acréscimo de substâncias estranhas ao alimento (por exemplo água no leite ou vísceras em conservas de carnes, amido no doce de leite, melado no mel), por retirada de princípios ativos ou partes do alimento (retirada da nata do leite ou cafeína do café) ou por ambas as simultaneamente.
ALIMENTOS FALSIFICADOS: São aqueles alimentos que tem aparência e as características gerais de um produto legítimo e se denominam como este, sem sê-lo ou que não procedem de seus verdadeiros fabricantes, ou seja, são alimentos fabricados clandestinamente e comercializados como genuínos (legítimos). Pode acontecer que o alimento falsificado esteja em melhores condições de qualidade que o legítimo, mas por ser fabricado em locais não autorizados ou por não proceder de seus verdadeiros fabricantes, é considerado falsificado e, portanto, não apto ao consumo.
2. Para você, qual a importância da rotulagem em um alimento?
R. A rotulagem é importante pois nos fornece em riquezas de detalhes o que está presente em determinado alimento, começando pelo que tem mais. Como por exemplo: Carboidratos, valor energético e assim por diante. Fornecendo assim uma maior segurança na hora do consumo do produto.
3. Qual a importância dos órgãos governamentais na análise de alimentos?
R. Os Órgãos Governamentais usam para o registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição.
Basicamente, tudo isso irá refletir unicamente em um único público, os consumidores. Desta forma, quando um alimento em conjunto com seu processo de beneficiamento é monitorado com análises constantes, podemos garantir que a venda deste alimento não irá influenciar negativamente na saúde do consumidor, uma vez que, foi fiscalizado na sua forma in natura, industrializada e de comércio; confirmando seu enquadramento junto as especificações legais, presença de adulterantes, aditivos prejudiciais à saúde, esterilização adequada e contaminação.
4. Uma pessoa deseja ingerir um alimento que apresenta valores de carboidratos, lipídios e proteínas de, respectivamente, 8, 5 e 4 kcal/g. Qual valor calórico a pessoa ingeriu nesse alimento?
R. 70.000 calorias 
5. Dê o significado de amostragem e comente sobre suas etapas em uma indústria de alimentos.
R. O conjunto de operações necessárias à triagem da amostra. 
Coleta da amostra bruta: A amostra bruta deve ser uma réplica, em ponto reduzido, do universo considerado, no que diz respeito tanto a composição como a distribuição do tamanho da partícula. 
Preparação da amostra de laboratório: A amostra bruta frequentemente é grande demais para ser transportada para o laboratório e por isso precisa ser reduzida. 
Preparação da amostra para análise: Extração ou tratamento químico 
6. Descreva como é feita a redução das amostras brutas para análise em laboratório de alimentos secos, líquidos, semissólidos, úmidos, pastosos e frutas. 
R. Alimentos secos: Podem ser feita a trituração de forma manual ou com ajuda de equipamentos.
Líquidos: Misturar bem o líquido no recipiente por agitação, por inversão e por repetida troca de recipientes. 
Semissólidos: Ralar as amostras e reduzir por quarteamento. Exemplos: queijo e chocolate.
Úmidos: Amostra deve ser picada ou moída e misturada. A estocagem deve ser sob refrigeração. 
Pastosos: As amostras devem ser picadas em liquidificador, misturadas e as alíquotas retiradas para análise.
Frutas: As frutas grandes devem ser cortadas ao meio no sentido longitudinal e transversal, de modo a reparti-las em quatro partes. Duas partes opostas devem ser descartadas, e as outras duas devem ser juntadas e homogeneizadas em liquidificador. As frutas pequenas podem ser simplesmente homogeneizadas inteiras no liquidificador.
7. As amostras são divididas em três partes que irão cumprir funções diferentes. Quais são elas?
R. Amostra bruta, amostra reduzida e amostras de laboratório. 
8. Quais as informações obrigatórias presente em um rótulo de alimento?
R. Lista de ingredientes que compõem o produto
Origem do produto
Lote e prazo de validade
Conteúdo líquido
Informação nutricional obrigatória
Informações nutricionais complementares
Alergênicos
Lactose
9. Uma análise de composição centesimal é usada para expressar o valor nutritivo global dos alimentos. Sobre esta solução, marque a opção CORRETA:
(A) A figura centesimal compreende como determinações de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos. 
(B) A composição centesimal compreende como determinações de umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos e minerais. 
(C) A composição centesimal compreende como determinações de umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos e vitaminas. 
(D) A composição centesimal compreende como determinações de umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. 
(E) A composição centesimal compreende como determinações de umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos, pigmentos e minerais. 
10. Defina análise bromatologica.
A análise bromatológica tem como principal objetivo a obtenção da composição química dos alimentos, ou seja, a determinação das frações nutritivas de um alimento. Estas frações são compostas essenciais para a manutenção da vida e são classificadas em água, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Outros materiais