Buscar

DD098 - PRÁTICA DE MEDIAÇÃO TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso prático
DD098 - Prática de mediação: técnicas e estratégias
Caso prático
Gabriela é proprietária e diretora de uma prestigiada academia de dança, que tem recebido diversos reconhecimentos e premiações mundiais pelo alto nível de seus bailarinos. Anualmente se organiza uma viagem para levar a todos os bailarinos da companhia a uma convenção mundial de dança, realizada na Cidade de Nova Iorque, na qual se compete por bolsas para receber aulas com os coreógrafos mais reconhecidos no mundo. A viagem é opcional para os bailarinos da academia: quem deseja e pode pagá-la está em seu direito de comparecer. 
Luciano é um dos melhores bailarinos da academia. Sua entrega e dedicação o converteram no aluno com mais prêmios e bolsas obtidas na convenção anual de Nova Iorque e em outras convenções nas quais participou. Este ano, Luciano realizou o pagamento total do pacote para comparecer à convenção anual de Nova Iorque. 
Duas semanas antes da viagem, Luciano contraiu uma pneumonia severa, pela qual teve que se hospitalizar três dias e o doutor lhe recomendou dez dias extra de repouso absoluto, proibindo com que participasse da convenção pela delicadeza da doença. Por tal razão, não pôde comparecer à convenção. 
Gabriela se sentiu muito incômoda pela situação, já que seu melhor bailarino não pôde comparecer e assim não ganharam nenhum prêmio na convenção. Além disso, não lhe sobrou tempo de conseguir uma substituição, já que Luciano lhe avisou três dias antes da viagem, apesar deste saber sobre o fato desde duas semanas antes. 
Quando Luciano se recuperou, compareceu à academia para pedir a Gabriela o reembolso do dinheiro da viagem, já que no itinerário se estabelecia uma cláusula na qual indicava que, por caso fortuito ou de força maior e devidamente comprovado, a viagem poderia ser cancelada com possibilidade de reembolso. 
Gabriela não deseja fazer o reembolso do dinheiro já que considera que Luciano não avisou com a antecipação correspondente e que essa ação prejudicou à academia, já que as coreografas em conjunto foram afetadas por não poder encontrar um substituto e isso implicou com que não ganhassem nenhum prêmio deste ano, situação que prejudica ao prestígio que a academia tem de todos os anos ganhar muitos prêmios e manter a qualidade e o nível de seus bailarinos. 
Além disso, comentou que muitos de seus colegas se sentiram nervosos e ansiosos ao ver que Luciano não poderia comparecer, e que isso prejudicou completamente o desempenho dos estudantes, pelo que não considera justo que Luciano peça o reembolso do dinheiro. 
Por sua vez, Luciano se sentiu ofendido com Gabriela e a atitude de seus colegas da academia, já que dedicou tantos anos de trabalho e sacrifício e eles não foram capazes de compreender que não compareceu à convenção pois se adoentou, situação que ele não pode comprovar. Argumenta que não pôde avisar com a antecipação necessária já que estava hospitalizado e não se sentia bem de saúde. Fora isso, considera que é um abuso não ter reembolsad//o o dinheiro quando no itinerário oferecido pela convenção claramente é dito que o dinheiro é completamente reembolsável. 
Gabriela e Luciano decidem que, pelo bem da academia e de sua relação, o melhor é ir a um centro de mediação para resolver o problema, já que nenhum dos dois está na posição de contratar advogados, já que não querem que a situação se torne mais complexa do que já é. Gabriela deseja que Luciano continue na companhia e Luciano também deseja continuar dançando com eles.
Instruções para o desenvolvimento da atividade
Após estudar o caso descrito, responda as questões abaixo:
Identifique os aspectos essenciais que devem demandar no presente caso para poder resolver o conflito. 
 Ao analisar o caso prático, acredito que os aspectos essenciais que deve demandar no presente caso é o aspecto da vontade, entendida como a vontade de ambas as partes de encontrar uma solução para o conflito, a compreensão complexa do conflito, pois ambas as partes tem razão quando apresentam suas versões, a ampliação do ponto de vista, o qual devem escutar um ao outro, é necessário uma escuta assertiva para que cheguem a um entendimento, Compreensão mútua, é preciso compreender o outro e o compromisso o qual ambas as partes deveriam arcar.
Descreva as técnicas que como mediador você utilizaria para a transformação do conflito. 
 Ao meu ponto de vista, primeiramente as partes envolvidas no conflito devem se ouvir mutuamente, bem como devem estar aptas para compreender pontos de vista alheios. Com isso eu iria escutar as partes e colher as informações necessárias para identificar o tipo de conflito, faria perguntas relacionada para ambas as partes e com isso eu estaria conhecendo a história das deles, transmitindo e ganhando confiança. Colhendo essas informações eu estaria rastreando os obstaculos que bloqueiam os avanços da negociação, promoveria o diálogo entre eles para que se compreendessem, se colocando um no lugar do outro, com isso as partes negociariam da melhor forma possivel onde ambas as partes saíam ganhando, tornando assim uma negociação justa e satisfeita. Pois conforme o caso prático tanto Gabriela como Luciano pretendem que ele permaneça na equipe.
De que forma você resolveria como mediador o fato de que tanto Gabriela como Luciano fazem acusações contra o outro pela forma na qual manejaram a situação? 
 A questão das acusações de ambas as partes, promoveria o diálogo entre eles, para que um compreendesse a situação do outro, se colocassem no lugar do outro, e que não fizessem juízo prematuro, pois se permanecessem com as acusações não chegariam a uma solução, não pensar da forma que só um esteja correto. Sendo assim facilitaria a negociação e ambas as partes saíram satisfeita.
Quais são seus deveres como mediador de acordo à ética da mediação no presente caso? 
 Eu como mediador tenho o dever de dar as pessoas que entrem em contato com ele todas as informações, deve assegurar-se de que tem um mínimo de conhecimento da carta e do código da mediação, tenho o dever de conservar um estado de espirito e um comportamento independentes, de maneira a salvaguardar, sob todas as formas, a independência inerente a sua função. Tenho o dever de estar livre de todo laço real que possa ser interpretado como uma trava á independência e à neutralidade.
Devo respeitar em qualquer circunstância a autonomia das partes , sua liberdade de juízo e decisão.
REFERÊNCIAS: 
https://panal.funiber.org/Login
URY, William. Chegando à Paz - Resolvendo Conflitos em Casa, no Trabalho e no Dia-a-dia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
V BRAGA NETO, Adolfo.Aspectos atuais sobre a mediação e outros métodos extra e judiciais de resolução de conflitos.Adolfo Braga Neto, Lília Maia de Morais Sales(Org.). Rio de Janeiro: GZ Ed., 2012.EZZULA, Juan Carlos. Mediação: Guia para Usuários e Profissionais. Florianópolis: Editora Gráfica Dominguez & Dominguez Ltda, 2001. 
VEZZULA, Juan Carlos. Teoria e Prática da Mediação. Curitiba: Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, 1998. 
1
3

Outros materiais