Buscar

PAPER

Prévia do material em texto

4
A IMPORTÂNCIA DO RECURSOS HUMANOS PARA UMA ORGANIZAÇÃO
 Debora Luana de Deus Tonin ¹
 Germano Demathe Alencar²
 
RESUMO 
Este trabalho foi formulado baseado na junção de pesquisas informais com pesquisas bibliográficas, sendo possível relacionar a teoria com a prática e comprovar a verdadeira eficácia no investimento da área de gestão de pessoas, bem como ter dentro da organização profissionais qualificados e em constante atualização, independente da parte da empresa e do número de colaboradores que a mesma possui. É possível identificar através da análise de evolução que este setor sofreu, a importância de enaltecermos a parte humana acima da parte financeira, assim como a importância de implementar avaliações de desempenho, delegar funções de acordo com as habilidades de cada colaborador para que ambas as partes cresçam lado a lado.
Palavras-chave: Profissionais. Desempenho. Habilidades.
1. INTRODUÇÃO
O recursos humanos tem uma grande finalidade para uma organização, entende-se que o processo seletivo, admissão, demissão que neste caso podemos citar como exemplo o profissional responsável pela demissão irá realizar este procedimento de forma mais humanizada para o colaborador entender seu o ciclo na organização fechou, as atividades do RH seguem como folha de pagamento, férias, decimo terceiro, treinamentos e desenvolvimentos de atividades para estimular os colaboradores e entre outras funções, estás é umas das atividades de rotina do recursos humanos que vai nos auxiliar durante a jornada de trabalho. E todas as dúvidas que irá ocorrer durante a jornada de trabalho é o RH que vai lhe auxiliar e amparar para seu futuro na organização. 
O objetivo geral é apresentar a importância da qualidade dos recursos humanos na empresa. Informar como ocorre atividade dentro deste setor. Dentro do RH temos um setor chamado rotinas trabalhistas onde este setor é responsável só pelas atividades de folha de pagamento, auditórias, férias, décimos terceiros e entre outros. E temos só um setor responsável dentro do RH chamado DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional) este setor é responsável por entrevistas, ele e responsável pela qualidade de vida dos colaboradores onde a empresa gera oportunidade para o mesmo praticar ideias, sentimentos e respeitar e valorizar ao próximo. Podemos dizer que o DHO é um setor responsável por uma formação de profissionais completos, que sejam capazes de construir sua carreira profissional dento da organização e pratiquem uma qualidade de vida entre todos os colaboradores.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O recrutamento tem como maior objetivo atrair os candidatos para os cargos em aberto na empresa, existem várias formas e maneiras de recrutamento. As empresas geralmente variam o meio a ser utilizado pois depende muito do cargo a ser preenchido. Muitas empresas costumam preencher cargos mais elevados para os próprios funcionários, fazendo assim a seleção interna, mais nem sempre encontram esse profissional dentro da organização. Entre os motivos estão a falta de planejamento, a existência de pessoas não preparadas para novos desafios ou as vezes até preparadas, mas não disponível para uma promoção de cargo. Muitas empresas utilizam serviços especializado para efetuar o recrutamento de seus colaboradores assim as agencias filtram e encaminham para a empresa apenas o candidato com o perfil desejado.
O recursos humanos está presente em várias organizações, como nas grandes e pequenas empresas, é nele que todo o processo dentro da empresa começa. O processo de contratação de funcionário é o mais complexo que temos dentro do DHO, destacamos a lei que rege o processo de admissão do funcionário é regida pela CLT que é a Consolidação da Lei Trabalhista ela que vai determinar os direitos e deveres que a empresa e o empregado devem seguir. Dentro dessa contratação destaca-se as seguintes formas que a mesma pode contratar o seu futuro colaborador que são, o contrato de trabalho determinado que nele a empresa que informa qual o tempo que vai necessitar do seu trabalho, por exemplo o mesmo pode escolher contratar para o colaborador trabalhar dentro da organização apenas 60 dias (2 meses), 1 ano e assim sucessivamente. Temos o tipo de contrato determinado onde o qual é o mais comum dentro das empresas, onde seu término de trabalho será apenas sua demissão ou solicitação de desligamento do mesmo. 
O contrato de trabalho temporário onde o mesmo não existe vínculo entre a empresa que irá solicitar o seu serviço onde o mesmo não pode exceder o prazo de 180 dias e pode ser prorrogado por até 90 dias sendo consecutivos ou não. E por fim temos o contrato de menor aprendiz onde o mesmo contrato deve ser de, no máximo por 2 anos e é somente válido para estudantes de 14 a 24 anos de idade. Para seguir com a contratação o RH verifica se o mesmo se o mesmo possui o número de PIS, o PIS garante que o funcionário da expectativa empresa onde o mesmo tem direito de seguro-desemprego, licença maternidade e abono salarial. Ao fazer uma contratação deve solicitar alguns documentos necessários para o futuro colaborador, como foto 3x4, CPF, RG, comprovante de residência, carteira de identidade, atestado médico admissional (onde o mesmo é solicitado e efetuado antes do início de suas atividades.
As etapas para um processo de admissão é o recrutamento e seleção, após o recrutamento após o funcionário ser admitido inicia os processos de regulamentação para a legalização do funcionário onde é solicitado a entrega de materiais e verificação de documentos onde o mesmo deve-se informar caso tenha dependentes, frequência escolar do filho, caso necessite de vale transporte é neste momento que o mesmo deve informar, após entregar todos estes papeis é iniciado o registro de admissão é nessa etapa que inicia a formalização de admissão do funcionário e o registro do mesmo. O registro deve-se estar formalizado em fichas ou sistemas eletrônicos para ter a comprovação do funcionário. Após este processo ser finalizado inicia o processo de integração interna onde muitas empresas fazem, o mesmo informa como são as regras da empresa e os direitos e deveres do colaborador. 
As empresas são constituídas por pessoas, mas estas nem sempre são adequadamente valorizadas e motivadas pelas organizações, muitas das vezes são submetidos a uma cultura organizacional estreita, que se baseiam ainda na teoria da burocracia. Depois de anos mantendo este pensamento obsoleto, com o desenvolvimento do setor de Recursos Humanos nas empresas, as pessoas não são mais vistas como máquinas, tendo seu trabalho reconhecido e valorizado, sendo aliados ao desenvolvimento das organizações.
O capital somente será bem aplicado quando for inteligente, bem investido e administrado. Para tanto, administrar pessoas vem antes, durante e depois da administração do capital ou da administração de qualquer outro recurso empresarial, como máquinas, equipamentos, instalações, clientes etc. As empresas bem-sucedidas deram-se conta disso e voltaram-se para seus funcionários como os elementos alavanca dores de resultados dentro da organização. (CHIAVENATO,2000, p2).
É importante compreendermos que administrar o setor de recursos humanos envolve muitas dificuldades, pois é nesse setor que lidamos com recursos intermediários, tendo a função de assessoria, planejamento, prestação de serviços especializados e controles. A administração deste setor tem que ser diferente do que administrar qualquer outro setor organizacional, pois aqui tratamos com pessoas. E cada pessoa tem a sua complexidade, diversificação. A função do RH é fazer com que o trabalho seja produtivo e haja o aproveitamento das oportunidades com a utilização das habilidades disponíveis de cada um, além de melhorar o processo de trabalho. Quando a função de RH é delineada, torna-se possível elaborar práticas e políticas para que os objetivos sejam alcançados. Essas condições permitem o alcance dosobjetivos que varia de acordo a cada organização.
O sucesso de cada organização está especialmente atrelado aos colaboradores destas instituições, estes que são a grande fonte de geração da produtividade, qualidade em realizar as atividades propostas. Para que isso aconteça, gestão de pessoas e gestão da qualidade precisam estar ligados em conjunto, realizando o monitoramento do desempenho de cada pessoa, bem como buscar promover o bem-estar de cada um. O papel de cada gestor, seja na área de gestão de pessoas, gestão da qualidade, segurança no trabalho, deve ser não somente focar em contratar profissionais com experiências e habilidosos, mas deve sim, se atentar em buscar e criar ambientes satisfatórios, motivadores que possam influenciar de maneira positiva cada um destes indivíduos. Destacamos aqui algumas atitudes nas empresas que podem contribuir para um bom ambiente de trabalho, bonificações recompensas para cada trabalhador, desenvolvimento no plano de carreira buscar conhecer através de pesquisas o que cada um necessita dentro e fora das organizações, política de remuneração adequada e benefícios para contribuir na saúde e bem-estar.
Devemos considerar o fato de que para a empresa atingir seus objetivos ela depende do bom desempenho do seu trabalhador, acreditando nisso LACOMBE (2011, p.18) “as organizações já se deram conta da importância das pessoas e da forma como são administradas, diferentemente do que ocorria no passado, quando o foco recaia apenas na tecnologia do produto ou do processo”. Considerando isso o setor de RH tem que investir na qualidade pessoal do funcionário, para que juntos consigam atingir o padrão de qualidade desejado pela empresa. Se voltarmos no tempo, podemos ver que a preocupação com a qualidade sempre existiu, tanto por parte dos fornecedores de produtos e serviços quanto dos clientes que utilizam. Atualmente com o mercado tão complexo e competitivo associamos a um maior desenvolvimento de pessoas e de suas relações, a simples garantia de qualidade não é mais o suficiente para as organizações alcançarem o sucesso. Percebe-se que a busca na qualidade da empresa vai muito além de um bom produto, serviço ou satisfação do cliente. 
Isso significa trabalhar dentro de determinados padrões e normas, incluindo a maneira como a empresa e dirigida. Exigindo cada vez mais a participação de seus colaboradores e prevendo benefícios que sua atuação pode ou não trazer para a sociedade. Podemos dizer que a qualidade requer o envolvimento direto do colaborador enquanto indivíduo pois quem de fato constrói a qualidade são as pessoas a começar pelo trabalhador.
Assim, é essencial que as empresas reconheçam que para sobreviver precisam investir constantemente em treinamentos e desenvolvimentos de seus recursos humanos. É preciso que cada colaborador da empresa saiba que faz parte de uma grande organização e que cada um supervisor ou colega de trabalho pode lhe ajudar sempre que necessário. É nesse ponto que o setor de recursos humanos é crucial pois é ele que dá todo o suporte para o colaborador, é o Rh que tem o contato mais próximo com os colaboradores é nele que o colaborador vai quando tem alguma dificuldade ou dúvida. Por isso é tão importante a qualidade do serviço prestado pelo RH.
Além de tudo o que mencionamos acima, destacamos aqui para os dias de hoje, a importância no passado das buscas por melhorias na qualidade do trabalho. A partir de 1.915, obtivemos significantes melhoras nos ambientes de trabalho para uma maior qualidade de vida, através disso, hoje conquistamos e temos setores do departamento de Recursos Humanos de um modo geral que buscam inovar, que estão com seus olhares atentos para cada indivíduo dentro das empresas, buscando também contribuir com a saúde física e mental de cada um, além de proporcionar atendimentos clínicos, tais como: atendimento médico, ginásticas laborais, atendimentos psicológicos e nutricionais. Para os dias atuais, sem dúvida, obtivemos grande êxito nessas buscas por qualidade de vida de cada trabalhador, dentro e fora das organizações. “Segundo Chiavenato (2014), ao longo do tempo, de muitos anos de estudo até os dias atuais, foram necessárias muitas mudanças, tanto comportamentais como estratégicas, além de vários experimentos, tais como: a divisão do trabalho, inovação a cada experiência de aperfeiçoamento nas tarefas, além da diminuição e otimização do trabalho.”
3. METODOLOGIA
O presente estudo está apresentado de forma de pesquisa descritiva, ou seja, buscamos as informações nele apresentadas através de pesquisas feitas em livros, bibliotecas virtuais, artigos e revistas web. Dessa maneira podemos observar que as informações aqui presentes foram abordadas da melhor maneira possível facilitando a compreensão de todo conteúdo de forma bem simples e objetiva. 
Após a leitura do material disponível, foi feita algumas anotações onde extraímos as informações para o desenvolvimento do trabalho, mantendo a coerência sobre o tema abordado. Procuramos nos aprofundar ao máximo, para que pudéssemos entender de forma mais ampla o sobre nosso tema.
Por fim, as informações contidas no estudo foram coletadas de forma que acrescente a visão do leitor sobre o tema abordado, mostrando que o setor de RH sofreu e ainda sofre constantes transformações pois ele precisa se adaptar aos novos tempos. Onde a qualidade dos serviços prestados e oferecidos tem que ter mais humanização, fazendo com que os colaboradores se sintam parte da empresa não apenas como um número, mas oferecendo a ele qualidade de vida e de ambiente de trabalho.
Fonte:http://nej-ufba.blogspot.com.br/2012/08/mais-que-apenas-recursos-humanos.html
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
O mundo está em constante mudanças e devido a essas mudanças que as empresas estão percebendo a importância do setor de RH, pois o mesmo que trata das diversas atividades relacionadas a todos os demais funcionários de organização. O Recursos humanos está relacionado diretamente ao desenvolvimento de competência das pessoas, qualidades e conhecimentos. A organização pode possibilitar o desenvolvimento de cada um desses ponto, no qual o funcionário adquire técnicas e recursos para desempenhar um trabalho mais notável, impecável para se desenvolver juntamente com a empresa.
Diante do apresentado, fica notório que a gestão de pessoas está diretamente ligada ao capital intelectual da empresa, pois é ele que incentiva, estimula, direciona e motiva os colaboradores a entender quais são os seus objetivos profissionais. Motivando-os com bonificações, remunerações, destaques mensais, e os promovendo os para cargos mais elevados. É preciso avaliar o desempenho e recompensar o colaborador que se destaca. Por isso o RH estabelece novas oportunidades para que os colaboradores se engajem e se motivem para querer alcançar cargos mais elevados desenvolvendo programas motivacionais, analisando cada colaborador, verificando os mesmos, que no final, juntando todos formam uma grande equipe para fazer com que a empresa funcione na mais perfeita harmonia, onde cada um tem suas responsabilidades estabelecidas, mas o trabalho de todos juntos faz a empresa crescer. Portanto para que uma empresa tenha sua produtividade em destaque, precisamos ter gestores competentes e responsáveis, capazes de ver muito além de números em seus colaboradores, eles precisam ver que se tratam de pessoas.
 
5. CONCLUSÃO
Este trabalho teve como objetivo demonstrar a aplicação de atividades que o Recursos Humanos tem dentro de uma organização e a importância de tomadas de decisões que este setor tem dentro da empresa, verificamos onde o mesmo é responsável pela intermediação do funcionário entre admissão, demissão, folha de pagamento e entre outras atividades de extrema importância. Destaca-se que nos últimos anos a gestão de RH vem se atualizando e modernizando, onde o mesmo visa promover o crescimento organizacional por meio de profissionais talentosos, integrados e motivados para atingir grandes objetivos junto à organização. Sabe-se que agestão de Recursos Humanos deve ser alinhada corretamente e seguir todos os passos para ser um setor de sucesso. 
Podemos destacar com o processo de seletivo procura pessoas eficientes, onde setor de recursos humanos pode seguir com mais segurança no processo seletivo e de gestão, pois é de extrema importância que a medida que a empresa vai crescendo ela tende-se de adaptar com as mudanças que vem acontecendo gradativamente ao passar dos anos, trazendo novos colaboradores e novas ideias de crescimento para a organização. 
Este artigo (paper) tem como seu principal objetivo geral, informar ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção, pois estas técnicas vêm ganhando um grande espaço nos dias de hoje com um grande diferencial no resultado constante da empresa e que no fim é o colaborador. Conclui-se que as pesquisas foram extremamente essenciais no decorrer do trabalho, onde foram sanadas todas as dúvidas. Finalizamos que processo do setor de recursos humanos é muito importante para o sucesso de uma organização, onde o recrutador utiliza a melhor forma para escolher um candidato para a vaga disponível, seja para um recrutamento interno ou externo.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed.São Paulo: Manole ,2014.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações / Idalberto Chiavenato – 9.ed. – 7ª reimpressão. Rio de Janeiro :Elsevier, 2009
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Principios e tendências. 2.ed. São Paulo: Saraiva,2011
RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio; Fundamentos e Teoria Organizacional, UNIASSELVI, 2016.
SILVA, Neise Freitas da; COELHO, Cláudio. Recursos humanos: administração e qualidade. Rio de janeiro: Ed. Senac Nacional, 1999.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Continue navegando