Buscar

Prévia do material em texto

Processo Penal II – A2 
Pergunta 1
A respeito das exceções disciplinadas pelo Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.
Respostas:	 
· Para que a parte recuse o juiz, é necessário que ela própria assine a petição ou que seu procurador possua poderes especiais para tanto.
Pergunta 2 
À luz da jurisprudência dos tribunais superiores e da legislação a respeito dos sujeitos do processo penal, é correto afirmar que
Resposta:	 
 A nomeação judicial de núcleo de prática jurídica para patrocinar a defesa de réu dispensa procuração outorgada por ele.
		
Pergunta 3
	
 	À luz do Código de Processo Penal, assinale a alternativa que contemple a exceção cuja arguição precederá a qualquer outra.			
	
Resposta:	
	 
· Suspeição.
	
Pergunta 4
No que se refere à comunicação dos atos processuais, assinale a alternativa correta.
Resposta:	
	 
· A ausência de citação é causa de nulidade absoluta no processo, mas a inobservância das formalidades da citação gera nulidade relativa do ato.
	
Pergunta 5
Assinale a alternativa correta:
Resposta:	
	 
· Caso não sejam encontrados os bens adquiridos com o produto do crime, ou localizando-se estes no exterior, podem ser sequestrados bens ou valores lícitos equivalentes pertencentes ao investigado ou acusado. 
Pergunta 6
Sobre citação no processo penal, é CORRETO afirmar:
Respostas:	
	 
· O processo penal poderá prosseguir, mesmo que o acusado não tenha sido pessoalmente citado.
Pergunta 7
Sobre a restituição das coisas apreendidas e medidas assecuratórias, é correto afirmar que
Respostas:	
	 
· das rendas dos bens móveis arrestados poderão ser fornecidos recursos arbitrados pelo juiz para manutenção do indiciado e de sua família.
Pergunta 8
NÃO ocorre suspeição nos casos em que o juiz
Respostas:	
	 
· for amigo íntimo ou inimigo capital do defensor do acusado.
	
Pergunta 9
Em relação à figura do assistente da acusação, prevista nos artigos 268 e seguintes do Código de Processo Penal, é correto afirmar:
Respostas:	
	 
· Ao assistente será permitido, entre outras ações, propor meios de prova, requerer perguntas às testemunhas, participar dos debates orais, interpor recurso de apelação quando o Ministério Público não o fizer no prazo legal, bem como arrazoar os recursos interpostos pelo Ministério Público.
Pergunta 10
Quanto à citação, é correto afirmar:
Respostas:	 
· No procedimento sumaríssimo para apuração das crimes de menor potencial ofensivo, verificada a necessidade de realização de citação editalícia, ocorre o deslocamento da competência dos juizados especiais criminais em favor do juízo comum.
	
· Pergunta 1
Tião comete um crime de roubo com emprego de arma de fogo na comarca de Macapá, subtraindo um veículo e pertences da vítima. Consumado o roubo, que tem pena cominada de 04 a 10 anos de reclusão, Tião é preso em flagrante na comarca de Mazagão, quando entregava toda a res furtiva para seus amigos José e Manoel, que também são presos em flagrante, estes últimos por crime de receptação (pena de 01 a 04 anos de reclusão). A competência para processamento e julgamento da ação penal contra Tião, José e Manoel determinar-se-á por qual critério de competência previsto no CPP? Explique e apresente a respectiva comarca.
Resposta:
 
· conexão e será da comarca de Macapá, onde ocorreu o crime cuja pena mais grave é cominada.
Pergunta 2
Cite as providências tomadas pelo juiz ao receber o auto de prisão em flagrante.
Resposta Correta:	 
· Art. 310. Após receber o auto de prisão em flagrante, no prazo máximo de até 24 (vinte e quatro)horas após a realização da prisão, o juiz deverá promover audiência de custódia com a presença doacusado, seu advogado constituído ou membro da Defensoria Pública e o membro do MinistérioPúblico, e, nessa audiência, o juiz deverá, fundamentadamente: (Redação dada pela Lei nº 13.964,de 2019)
 I - relaxar a prisão ilegal; ou (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).
 II - converter a prisão em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art.312 deste Código, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas daprisão; ou (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).
 III - conceder liberdade provisória, com ou sem fiança.
· Pergunta 3
O que se entende por fumus comissi delicti e periculum in mora na prisão preventiva?
Resposta Correta:	
 
Periculum in mora (periculum libertatis) por periculum libertatis, o efetivo risco que o agente em liberdade pode criar à garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado. (artigo - Necessidade da prisão
Fumus boni iuris (fumus comissi delicti = Fumaça do delito cometido) Entende-se por fumus commissi delicti a comprovação da existência de crime e de indícios suficientes de sua autoria e materialidade
· Pergunta 4
Cite quais são os critérios de competência absoluta e relativa previstos no Código de Processo Penal.
Resposta Correta:
	 
-COMPETÊNCIA ABSOLUTA: Hipótese de fixação de competência que não admite PRORROGAÇÃO- São os critérios em:RAZÃO DA PESSOA (ART. 69, inciso VII)RAZÃO DA MATÉRIA (ART. 69, inciso III)
-COMPETÊNCIA RELATIVA: Hipótese de fixação de competência que admite a PRORROGAÇÃO, caso não alegada no prazo legal- Critério:COMPETÊNCIA TERRITORIAL (ART. 69, inciso I) e ART. 69, inciso I
· Pergunta 5
· Pergunta 6

Mais conteúdos dessa disciplina