Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO TRABALHISTA A1 
Os princípios de uma determinada disciplina são utilizados como base para seus institutos e para sua evolução. No Direito, os princípios são como um núcleo inicial, a partir do qual, toda a estrutura científica vai tomar forma Assim, podemos dizer que os princípios do Direito, em especial, os princípios do Direito do Trabalho, que visam sempre a proteção do trabalhador, são alicerces científicos que possuem determinadas funções. Neste sentido, o estudante deverá indicar quais são as funções dos princípios do direito, explicando, objetivamente, cada uma delas.
Os princípios são normas de grande destaque para o ordenamento jurídico, estas regulamentam não só a aplicação das normas nos casos objetivos como são norteadoras para a criação das normas jurídicas, o princípio tem a finalidade de limitar o propósito subjetivo do aplicador do direito.
Sendo assim os princípios são: 
· Princípio Protetor: Tem o propósito de conferir ao funcionário uma superioridade jurídica em efeito de sua inferioridade econômica, está possui três subprincípios, princípio do in dubio pro operario possui ação intrínseca de proteger a parte mais frágil no trabalho, princípio da aplicação da norma mais favorável informa que havendo conflito entre duas ou mais normas vigentes e da mesma situação deve-se escolher a mais vantajosa ao trabalho e o princípio da manutenção da condição mais benéfica determina caso haja alguma alteração no contrato que torne menos favorável o funcionário, tal alteração não irá produzir efeitos.
· Princípio da inalterabilidade contratual lesiva: este é originado do Direito Civil sendo inspirado no princípio geral deste ramo do direito, o mesmo sofreu grandes adequações.
· Princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas: refere-se a impossibilidade em regra da renúncia dos direitos do trabalhador no direito do trabalho, ato que o colaborador abriria mão dos direitos que lhe são assegurados.
· Princípio da primazia da realidade: aborda que o que vale é o que acontece, não realmente o que está escrito.

Mais conteúdos dessa disciplina