Buscar

Aldeídos e cetonas estão entre os produtos mais amplamente encontrados. Na natureza, muitas substâncias necessárias para os organismos vivos são al...

Aldeídos e cetonas estão entre os produtos mais amplamente encontrados. Na natureza, muitas substâncias necessárias para os organismos vivos são aldeídos e cetonas, como é o caso de algumas coenzimas importantes para diversas reações metabólicas e alguns hormônios esteroides como a hidrocortisona que ajudam no metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos. A bioquímica é uma parte da química responsáveis por estudar esses compostos e suas reações. Inclusive, é muito comum usar testes para diferenciar aldoses e cetoses, diferentes tipos de açúcares. Esse teste é denominado Teste de Tollens. A diferenciação se dá:

Teste de Tollens é um teste que permite o fácil reconhecimento do grupo funcional aldeído em substâncias.
O reagente de Tollens é uma mistura de nitrato de prata aquoso com amônia aquosa, que contém o íon diaminprata (I) - [Ag(NH3)2]+1.
Mesmo sendo um agente oxidante fraco, esse íon oxida os aldeídos a ânions carboxilatos.
Conforme a reação acontece, a prata é reduzida de +1 à prata metálica (nox = 0).
Quando o reagente de Tollens reage com uma pequena quantidade de aldeído, forma um precipitado de prata metálica, como um espelho no fundo do tubo de ensaio.
a)Onde o aldeído é convertido em álcool, e isso pode ser observado por meio da formação de um precipitado de cobre reduzido de cor vermelha.
b)Pela reação de oxidação entre o aldeído e o óxido de cobre (II) formando o óxido de cobre (III), um precipitado de cor vermelha.
c)Onde o aldeído é oxidado em ácido carboxílico, e isso pode ser observado por meio da formação de um precipitado de cobre reduzido de cor vermelha.
d)Pela reação de redução do aldeído em álcool através do uso do reagente de Tollens, onde ocorre a formação de um precipitado espelhado de prata.
e)Pela reação de oxidação a aldeído íon carboxilato provocada pelo íon diaminprata (I) presente no reagente de Tollens, ocorrendo a formação de um precipitado espelhado de prata.

Essa pergunta também está no material:

AP5 Organica 3
6 pág.

Química Orgânica III Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Pela reação de redução do aldeído em álcool através do uso do reagente de Tollens, onde ocorre a formação de um precipitado espelhado de prata. O teste de Tollens é usado para diferenciar aldeídos de cetonas, e não para diferenciar aldoses de cetoses. O reagente de Tollens é uma mistura de nitrato de prata aquoso com amônia aquosa, que contém o íon diaminprata (I) - [Ag(NH3)2]+1. Quando o reagente de Tollens reage com uma pequena quantidade de aldeído, forma um precipitado espelhado de prata, indicando a presença de aldeído.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image