Logo Passei Direto
Buscar

Química

Colégio Objetivo
O entendimento sobre a acidez/basicidade das substâncias é de grande importância, tanto em trabalhos científicos, quanto no cotidiano. Em piscinas, a medição do pH da água é muito comum e, muitas vezes, é fundamental a correção com a adição de produtos químicos adequados. Sobre o experimento realizado, a substância que apresentou a menor concentração de H+ foi:
A) álcool etílico; Explicação: O álcool etílico apresentou um pH igual a 7, portanto, [H+]=[OH-].
B) a soda cáustica (NaOH); Explicação: A soda cáustica apresentou um pH igual a 14, portanto, [H+]<[OH-].
C) ácido de bateria. Explicação: O ácido apresentou um pH igual a 1, portanto, [H+]>[OH-].
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para determinar qual substância apresentou a menor concentração de íons H+, precisamos analisar os pH de cada uma das opções: A) Álcool etílico - pH igual a 7, que é neutro. Isso significa que [H+] = [OH-]. B) Soda cáustica (NaOH) - pH igual a 14, que é altamente básico. Isso indica que [H+] < [OH-], ou seja, a concentração de H+ é muito baixa. C) Ácido de bateria - pH igual a 1, que é altamente ácido. Isso significa que [H+] > [OH-], ou seja, a concentração de H+ é alta. Dessa forma, a substância que apresentou a menor concentração de H+ é a soda cáustica (NaOH), pois seu pH é 14, indicando uma concentração de íons H+ muito baixa. Portanto, a resposta correta é: B) a soda cáustica (NaOH).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A substância que apresentou a menor concentração de H+ foi a soda cáustica (NaOH). Isso ocorre porque a soda cáustica apresentou um pH igual a 14, o que indica que a concentração de OH- é maior do que a concentração de H+.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Nosso estômago é capaz de produzir ácido clorídrico. O valor do pH no interior do estômago deriva, principalmente, do ácido clorídrico presente. Sendo o ácido clorídrico um ácido forte, a sua ionização é total em meio aquoso e a concentração de H+ em quantidade de matéria, nesse meio, será a mesma do ácido de origem. Assim, uma solução aquosa de ácido clorídrico, em concentração 0,01 mol L-1 terá pH igual a:
A) 2; Explicação: pH = - log [H+] = - log [0,01] = 2.
B) 3; Explicação: Esse não é um valor de pH possível para uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01 mol L-1.
C) 1. Explicação: Não é possível uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01 mol L-1 ter um pH igual a 1.

O pH é uma medida do equilíbrio entre as hidroxilas (OH-) com os íons de hidrogênio (H+). As quantidades dos íons H+ e OH- no meio são baseadas no equilíbrio iônico da água. A água pura se ioniza conforme a seguinte equação: Baseado no texto e na equação acima, marque a alternativa correta.
A) Quando [H+] > [OH-], o pH será maior que 7; Explicação: Quando a concentração do íon H+ for maior do que a concentração do íon OH-, o pH será menor que 7.
B) Quando [H+] < [OH-], o pH será maior que 7; Explicação: Quando a concentração de H+ for menor do que a concentração de OH-, o pH será maior que 7, indicando que o meio básico.
C) Quando [H+] = [OH-], o pH será menor que 7. Explicação: Quando [H+] = [OH-], o pH será igual a 7, indicando uma solução neutra.

O vinagre, que contém em torno de 7% de ácido acético em solução aquosa, é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos, principalmente no preparo de saladas e maioneses. Com base no texto acima e no experimento realizado, marque a opção que indica corretamente as concentrações dos íons H+ e OH- no vinagre.
A) [H+] = 1.10-2 mol/L e [OH-] = 1.10-12 mol/L; Explicação: Como o vinagre é um ácido, a concentração de íons H+ será maior do que a concentração de íons OH-. Além disso, [H+].[OH-] = 1.10-14 mol/L, portanto, 1.10-2 mol/L.1.10-12 mol/L = 1.10-14 mol/L.
B) [H+] = [OH-] = 1.10-7 mol/L; Explicação: Essa não é uma alternativa possível, pois o vinagre não é neutro, logo, as concentrações de íons H+ e íons OH- não são iguais.
C) [H+] = 1.10-12 mol/L e [OH-] = 1.10-2 mol/L. Explicação: A concentração de íons H+ precisa ser maior do que a concentração de íons OH-, visto que o vinagre é um ácido.

Mais conteúdos dessa disciplina